sábado, 31 de março de 2012

AZUL prevê novos destinos e aeronaves


A Azul prevê novas dez aeronaves até o final do ano. A afirmação foi dada pelo supervisor da companhia aérea, Vaucir Teixeira, durante sua apresentação em uma das palestras realizadas pela empresa no 21º Encontro Ancoradouro. Atualmente, a frota da Azul é formada por 50 aeronaves, que atendem 50 cidades.

Além disso, o executivo destacou que até o final do ano toda a frota da Azul deverá contar com 36 canais de TV ao vivo e a inclusão de Porto Velho, como novo destino da empresa. A companhia ligará capital de Rondônia a Manaus e Cuiabá, com voos diretos, oferecendo ainda conexões para 35 destinos a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas. De Cuiabá é possível fazer conexões para Campo Grande e Curitiba.

Aeroportos cercados

Já está mais que na hora das autoridades assumirem seriamente a solução de conflitos urbanos que envolvem boa parte dos aeroportos, aeródromos e aeroclubes do Brasil. Ocorre que um aeródromo é implantado em um local apropriado para operações de pouso e decolagens de aeronaves, em uma área plana, afastado, longe da cidade. Com isso, chegam as vias de acesso, energia elétrica, abastecimento de água, saneamento, telecomunicações, etc, enfim, toda a infraestrutura.

Com o tempo começa a ocupação das áreas vizinhas, aproveitando-se da infraestrutura montada para outro fim, e as autoridades nada dizem, fazem que não é com elas, se omitem. A demanda cresce para perto do aeródromo e as mesmas autoridades nada fazem para impedir construções, criando, por exemplo um plano diretor para proibir construções no entorno da área do aeródromo.

A “invasão” continua, agora com as raposas imobiliárias, que prometem o que não podem cumprir e constroem  onde não se poderia, ignorando leis federais, tais como as chamadas planos de zona de mata de proteção e palno de zoneamento de ruidos de aeroportos, apoiados no beneplácito das autoridades, espremendo o aeródromo de forma inadequada e conflitante com a atividade aeronáutica.

Com isso, o aeródromo, equipado, homologado e fundamental para a economia da cidade e para a educação aeronáutica da comunidade, em que pese estar ali implantado há anos ou décadas, como a maioria deles, é inviabilizado por quem chega muito depois, por quem realmente invadiu a área.
As autoridades e interessados de plantão, normalmente políticos de caráter duvidoso e especuladores imobiliários não conhecem leis e, se conhecem, usam de má fé em suas negociatas.

O Aeroclube da Paraíba é um exemplo do que é relatado acima. Teve seu entorno invadido por edifícios cada vez mais altos. O Aeroclube da Paraíba teve sua pista destruída em 2011, por um ato terrorista comandado pelo prefeito de João Pessoa, com a desculpa esfarrapada de construir um parque ecológico dentro da área mais valorizada da cidade, deixando 47 aeronaves em solo, gerando prejuízos enormes para seus proprietários. Ninguém é inocente e todos sabem que isso foi uma iniciativa para tentar desocupar o terreno para lá construir condomínios de alto padrão.

O curioso é que aconteceu no entorno do Aeroclube da Paraíba, começa a atingir o nosso aeroporto “internacional”, antes considerado imune ao desenvolvimento da cidade em seu entorno. Já há várias construções junto à cerca do aeroporto, constituídas por residências que já estão habitadas, todas de forma irregular e a prefeitura local aparentemente está se omitindo.

Outro absurdo é a construção de um núcleo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB na rota da cabeceira 16 do aeroporto, a mais utilizada para pousos e decolagens. Não se sabe quem permitiu ou está permitindo essas aberrações, porém pode-se imaginar quais serão as consequências futuras. Serão idênticas ao que está acontecendo com o Aeroclube da Paraíba e com diversos aeroportos espalhados pelo Brasil.

Os moradores que construíram suas casas e apartamentos em áreas vizinhas ou anexas ao aeroporto, e os que os seguirão, vão começar a reclamar do barulho e do “perigo” da movimentação das aeronaves em seus quintais e telhados e vão exigir a mudança do aeroporto para outro lugar.

Os universitários, funcionários e professores igualmente vão reclamar dos aviões passando sobre suas cabeças fazendo barulho e também do perigo da atividade aeronáutica. Farão greve exigindo mudanças, tais como a mudança da rota das aeronaves por seus cabeções e até a mudança do aeroporto para outro lugar. Com as autoridades omissas, o conflito habitantes versus aeroportos continuarão em um ciclo interminável.

ANAC autoriza o dobro de voos em Congonhas

O número de voos no aeroporto de Congonhas pode dobrar aos sábados à noite e aumentar em até 91% o movimento aos domingos pela manhã, conforme autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A informação é da reportagem de Ricardo Gallo publicada na edição deste sábado da Folha. 

A ampliação se dará porque a Anac vai oferecer às companhias aéreas horários livres em Congonhas; só há períodos ociosos aos finais de semana.

A decisão não agradou moradores da região, que se queixam dos barulhos dos aviões. Eles querem a redução do horário de funcionamento do aeroporto e pedem isso na Justiça. A agência, no entanto, afirma que a redistribuição dos horários é prevista em lei e ocorre de tempos em tempos.
 

sexta-feira, 30 de março de 2012

GOL reduz 10% da malha para conter custos

A Gol deve começar a redução de sua malha aérea, como uma das ações anunciadas ontem na apresentação dos resultados da empresa no ano passado – quando registrou resultado financeiro líquido negativo em R$ 751 milhões, uma queda de 9,4% em relação a 2010. Segundo a empresa, o objetivo é diminuir entre 8% e 10% das operações a partir deste mês. O enxugamento da oferta inclui voos da Gol e da Webjet que, juntas, operam cerca de 1.150 voos diários.

A empresa já anunciou alguns cancelamentos, por períodos, que, segundo informações da assessoria de imprensa, ainda não fazem parte da redução
de malha anunciada. Entre 16 de abril e 1º de maio, por exemplo, deixam de ser operados voos como o G31432, entre o Aeroporto de Guarulhos e Campo Grande, diário, o G31435, também diário, entre Salvador e Ilhéus, e o G31437, entre Curitiba e o Aeroporto de Guarulhos, diário. Da Webjet foram cancelados voos como o WH5807, entre Brasília e Guarulhos, diário, e o WH5836, também diário, entra Salvador e Recife.

“A companhia está consciente de que vive um cenário de novos patamares de custo de combustível e taxa de câmbio. Adequar a base de custo a essa realidade continua sendo um objetivo crucial, pois isso dará flexibilidade para um crescimento disciplinado e sustentável para os próximos anos”, diz o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr. “Manter a vantagem de custo possibilitará à Gol oferecer melhores tarifas e expandir com disciplina a demanda em novos mercados no futuro. Em 2011, a Gol tomou medidas que reduzirão em cerca de R$ 500 milhões sua base de custos em 2012 e mitigarão a pressão do custos de combustível e dos recentes aumentos das tarifas aeroportuárias”, completou.

A companhia abriu na última sexta-feira, dia 23, um programa de demissão voluntária (PDV), válido até amanhã, dia 29. A empresa conta hoje com 1,8 mil pilotos e 3,6 mil funcionários. Na apresentação dos resultados
do ano passado, a empresa anunciou a adequação da força de trabalho da tripulação técnica e operacional como uma das ações para reverter os resultados negativos. Sobre a informação de que a Gol teria recebido homologação da Anac para reduzir de quatro para três o número de comissários a bordo do Boeing 737-700, a companhia aérea negou o fato, por meio da assessoria de imprensa. 

terça-feira, 27 de março de 2012

Aeroporto de João Pessoa ganhará novo voo


A companhia aérea TAM solicitou a Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil) autorização para iniciar novo voo para João Pessoa. Na realidade o voo é uma alteração, uma vez que esse voo já existe, só que possui como destino final o Aeroporto de Petrolina, com escala no Aeroporto Internacional de Recife.

A TAM atualmente opera sete voos diários na capital paraibana, todos direto. A partir desse voo a empresa voltará a ligar João Pessoa a Recife e chegará a sua terceira frequencia diária entre a Paraíba e o Rio de Janeiro. O voo será operado por um A320, o trecho Rio de Janeiro/Recife/João Pessoa será noturno, já o trecho de volta João Pessoa/Recife/Rio de Janeiro será operado pela manhã. O novo voo chega a Paraíba dia 23 de abril.

Depois que a TAM retirou seus dois voos diários no trecho Paraíba/Pernambuco, nenhuma companhia aérea se interessou em operar um trecho que sempre teve demanda, embora a Azul e Avianca terem demostrato algum interesse na época em assumir a rota, agora a lider do mercado retoma a ligação.

Só esperamos que a TAM "não troque seis por meia dúzia" e retire o voo direto noturno no trecho Rio de Janeiro/João Pessoa. Confira os horários:

3158 | Rio de Janeiro 19:58h > Recife 23:20h > João Pessoa 23:55h
3159 | João Pessoa 05:35h > 06:13h Recife > Rio de Janeiro 09:57h

sábado, 17 de março de 2012

Avianca Linhas Aéreas com novo voo em Natal


A Avianca Linhas Aéreas solicitou a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), autorização para iniciar sua segunda operação diária em Natal - RN. A companhia que completará um ano de operações no Aeroporto Augusto Severo começa a fortalecer sua presença no nordeste. A meta da empresa para esse ano é ampliar sua oferta de assentos nos destinos atendidos e pretende iniciar suas operações em Maceió.

Atualmente a Avianca possui um voo diário no trecho Guarulhos/Recife/Natal, esse que é operado no período da noite. O novo voo tem como origem/destino Brasília, e será operado pelas novas aeronaves da empresa - airbus A319 a partir de 15 de junho. Confra o horários do novo voo:

6308 | Brasília 11:38h  > Natal 14:37h
6309 | Natal 15:10h > Brasília 18:11h