sábado, 29 de outubro de 2011

TAM inagurará voo São Paulo - Cidade do Méixco amanhã

A TAM Linhas Aéreas iniciará seu voo diário entre São Paulo e a Cidade do México neste domingo (30). A operação será realizada por uma aeronave A330, configurada em três classes de serviço: Primeira, Executiva e Econômica.

Com essa nova rota, que já registra mais de 75% de ocupação nos primeiros dias de operação, a maior companhia aérea do Brasil expande seu alcance na América Latina. Atualmente, a TAM voa para 18 destinos internacionais, sendo dez deles na América do Sul, três nos Estados Unidos e cinco na Europa.


Para celebrar o voo inaugural, a TAM preparou surpresas para os passageiros que decolarem do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: todos receberão um welcome drink e uma manta típica em substituição ao cobertor tradicional.
 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aeroporto de Goiânia ganha nova sala de embarque

O Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO) iniciou as operações na nova sala de embarque, denominado Módulo Operacional. Inauguradas no dia do aniversário da capital goiana, as novas instalações possuem 1,2 mil m² e capacidade para atender 600 passageiros por hora. Mais um canal de inspeção foi instalado, o que proporcionou ganho operacional para o aeroporto. Passageiros com destino a São Paulo foram os primeiros a utilizar a nova área, por volta de 4h30.

Ao todo, R$ 2,4 milhões foram investidos na melhoria, que oferece aos passageiros todo o conforto e segurança exigidos nas operações de embarque. Quem embarca pela nova sala encontra a mesma estrutura oferecida dos espaços de embarque tradicionais, como revistaria e lanchonetes, além de itens básicos de segurança e conforto como equipamentos de raios-x e detecção de metais, Sistema Informativo de Voos, câmeras de vigilância, controle de acessos, assim como sistema de alerta de incêndio, ar condicionado, portões automáticos e isolamento térmico e acústico.

Durante a solenidade de entrega nesta manhã, o diretor de Engenharia, Jaime Parreira - representando o presidente da empresa, Gustavo do Vale - o superintendente da Regional Centro-Oeste, André Luis Marques de Barros, e o superintendente do aeroporto, Ricardo Signorini, inspecionaram as operações da nova sala de embarque. O evento contou ainda com a participação do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia que, num gesto simbólico, cortou a fita inaugural.

Segundo Jaime Parreira, o Módulo instalado em Goiânia, assim como o de outros terminais, melhorou a qualidade das operações no aeroporto. “O Aeroporto de Goiânia hoje tem melhor operacionalidade. Com o Módulo, os passageiros terão mais conforto ao embarcar, pois a nova sala tem área quatro vezes maior que a antiga, que agora será utilizada para ampliar o saguão”, disse.

O Aeroporto de Goiânia também recebeu neste mês 30 novos balcões de check-in, todos adequados às normas de acessibilidade; e está com a licitação para ampliar o estacionamento de veículos em andamento. O planejamento da empresa é de que a nova área para veículos, com o dobro da capacidade atual, seja concluída em 2012. "Estamos concentrando nossos esforços para que o Aeroporto de Goiânia receba estas adequações e faça frente ao crescimento da demanda Com qualidade dos serviços", assegurou André de Barros.

INFRAERO publicou edital licitação pelo Regime Diferenciado de Contratações


A Infraero publicou no Diário Oficial da União o aviso de abertura da primeira licitação pelo Regime Diferenciado de Contratações. O objeto do edital é a contratação de empresa para realizar os estudos preliminares e projetos básico e executivo da obra de ampliação e recuperação do estacionamento do Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto.

O novo edital está de acordo com o Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011, cujo objetivo é aprimorar os processos de contratação de serviços e obras da União. Com o RDC, as licitações devem ganhar uma nova dinâmica, rapidez e agilidade, sem descuidar das observações legais necessárias às contratações feitas pelas empresas públicas. “Trata-se de um avanço que vai acelerar a realização dos investimentos previstos em todas as áreas da Infraero”, avalia o diretor de Administração da Infraero, José Eirado.

Pelo decreto, o RDC será aplicado exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, à Copa das Confederações e da Copa do Mundo; bem como às obras de infraestrutura e à contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados distantes até 350 quilômetros das cidades sedes das competições referidas. “Essa mudança representa um marco importante, pois com o RDC teremos maior agilidade nos processos de contratação” afirma o superintendente de Licitações e Contratos da Infraero, José Antônio Pessoa Neto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Guarulhos terá tempo limite para entregar bagagens

O Comitê de Facilitação de Voos, órgão dentro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que inclui a Infraero e a Aeronáutica decidiu estabelecer um limite de espera para a entrega da bagagem dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A partir do próximo ano, as malas terão de chegar em até 12 minutos nos voos domésticos e em 18 minutos nos internacionais.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a meta prevê sanções às empresas que descumprirem o prazo e vale da parada do avião à chegada da bagagem na esteira. A atribuição pelo serviço é dividida entre as empresas (do avião até a esteira) e a administração do aeroporto (na esteira).

Hoje, um passageiro chega a aguardar mais de uma hora pelas malas em Cumbica. Mas, em média, a demora é de 20 minutos em voos domésticos e de 30 nos internacionais, segundo a Infraero. A meta atende aos indicadores de qualidade que passarão a ser exigidos pela Secretaria de Aviação Civil e está dentro do que preconiza a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). A estatal pretende implantar a nova regra já no início do ano. 

Quem exceder o prazo terá certa tolerância. Em voos domésticos, o tolerável é a espera de até 15 minutos; nos internacionais, de 24 minutos. As empresas que descumprirem o prazo ou o extrapolarem com frequência receberão sanções, disse a Infraero ao comitê.

À primeira vista, a iniciativa parece muito boa. Resta saber se haverá de fato fiscalização do tempo de espera e se as empresas serão realmente punidas. Além disso, é preciso ficar atento para que o lobby das empresas não adie ou suspenda esta medida antes de ser implantada e cobrar que sejam estipulados limites em todos os aeroportos brasileiros, beneficiando os passageiros.

sábado, 22 de outubro de 2011

No Aeroportos Brasil o Dia do Aviador é todo dia

Para comemorar o Dia do Aviador, começamos desde já as homenagens, trazendo para os leitores um resumo da tragetória de vida do Pai da aviação mundial - Santos Dumont. A comemoração deste dia tem como duração 24h, sendo encerrada amanhã a noite.. Confiram!

Dia 23 de outubro é Dia da Aviação ou Dia do Aviador, pois neste mesmo dia, no ano de 1906, um jovem sonhador mostrou ao mundo que o homem poderia voar em uma máquina mais pesada que o ar. Por todos os cantos do Brasil, se indagados sobre quem inventou o avião, certamente todos responderão: Santos Dumont. Entretanto, no resto do mundo não há uma unanimidade quanto à questão; muitos atribuem aos irmãos Wright, se não a invenção, pelo menos a autoria do primeiro vôo.

A controvérsia sobre quem foi o pai da aviação é tão antiga quanto inútil. Afinal, foi uma época de tantas descobertas tecnológicas que convergiram para aquele determinado momento, quando o homem finalmente descobriu como voar utilizando unicamente os recursos do próprio aparelho. Registros históricos sobre as realizações de Santos Dumont mostram que havia uma livre troca de idéias entre os pioneiros da aviação, com exceção dos americanos irmãos Wright, que faziam suas experiências em segredo com o intuito de patentear e vender os direitos, ao seu país ou a qualquer governo estrangeiro disposto a pagar uma boa quantia em dinheiro.

A idéia de criar máquinas voadoras sempre exerceu verdadeiro fascínio sobre os inventores de todos os tempos, a exemplo de Leonardo da Vinci que arquitetou uma máquina voadora em pleno século XV. O nosso herói encontrou inspiração ainda criança nas páginas mágicas dos livros de Júlio Verne. Aos 19 anos ganhou sua emancipação e boa parte de sua herança para estudar engenharia na França. Lá projetou, construiu, testou e demonstrou publicamente seus modelos de aviões e balões, motivando outros inventores a seguirem os caminhos descobertos por ele.

A nós, brasileiros, não resta dúvida que a aviação a motor começou na Europa, sobretudo na França, com a essencial contribuição de Santos Dumont. Sua contribuição foi fundamental por duas razões: primeiro porque ele resolveu uma questão essencial do vôo, que era tirar o avião do chão, coisa que os irmãos Wright não conseguiram. Segundo porque ele executou isso publicamente, reconhecido por uma comissão internacional. Resumindo, os Wright podem até ter voado antes, mas Santos Dumont contribuiu muito mais para o desenvolvimento da ciência tecnológica e das técnicas de vôo. Se o título de "pai do avião" é exagero, a de "pai da aviação" é mais que justa. É justíssima!

A obstinação do jovem Dumont pelo desejo de voar, seus ideais e sonhos em contraste com sua reclusão, sem falar na profunda depressão, nos seus últimos anos de vida mostram o desencanto e a desilusão de um inventor ao constatar o bárbaro destino da sua maior criação, transformada em instrumento de morte e guerra.

Ele imaginava que, no futuro, os aviões seriam como carros populares, acessíveis a todos. Em seus escritos “O que eu vi o que nós veremos” ele fala de suas frustrações ao perceber que suas opiniões, quanto ao rumo que deveria tomar a aviação no Brasil, para o governo da época eram menos valiosas que para os americanos. Em vários países, os aviadores precursores, mesmo sem voar, eram utilizados pelo governo para a organização e construção da aeronáutica, o que não acontecia no Brasil.

Em dezembro de 1928, Santos Dumont presenciou a morte de vários amigos que pretendiam prestar-lhe uma homenagem a bordo de um hidroavião batizado com o seu nome. O avião caiu no mar, após uma manobra desastrada, não deixando sobreviventes. Após participar das buscas pelos corpos, ele recolheu-se em profunda depressão.

Seus pedidos para que não houvesse guerra entre brasileiros também não foram levados em consideração na Revolução Paulista em 1932, onde também foram utilizados aviões. Em 23 de julho deste mesmo ano, Dumont põe fim à própria vida.

Alguns dizem que seu suicídio foi motivado por uma desilusão amorosa. Mas, creio eu, que a visão distorcida de tudo o que sonhou, ver amigos queridos morrerem tão tragicamente, ver seu maior invento ser usado para metralhar civis e bombardear cidades no seu próprio país foi demais para o coração de um sonhador. Talvez, não por acaso, a sua certidão de óbito dava como “causa mortis" um suposto "colapso cardíaco", afinal não ficava bem o herói nacional ter cometido suicídio.

              Marlene Bastos                                                                                  W.S.F.
                  Autoria                                                                          Presidente Aeroportos Brasil

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Frota da Webjet será renovada em 2012

O diretor comercial e de Marketing da Webjet, Fábio Mader, anuncia na Feira da Abav a renovação da frota da companhia. Segundo ele, as nove novas aeronaves começarão a chegar no primeiro trimestre de 2012. "Serão todos Boeing 737-800, configurados para 189 passageiros", informa.

A frota atual da Webjet, observa o diretor, é de 24 Boeings 737-300, que acomodam até 148 passageiros. "Continuaremos com 24 aeronaves, mas todas serão trocadas nos próximos dois ou três anos. Teremos aeronaves mais modernas e aumentaremos a oferta", ressalta. Mader comenta ainda que os três voos implantados recentemente para Florianópolis estão obtendo bom aproveitamento. São ligações para a capital catarinense a partir de Porto Alegre, Confins (BH) e Galeão (RJ). Já o melhor aproveitamento da Webjet, revela, é na rota Rio-Recife, que conta com dois vôos diretos e um voo com escala.

O diretor informa ainda que o índice de aproveitamento da companhia aérea em 2011 vai ficar em 73,9%. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TAM confirma aquisição de 32 A320


A Tam finalizou acordo para aquisição de 32 aeronaves Airbus A320 ecoeficientes, compreendendo 22 A320neo e dez aeronaves da família A320. O pedido segue um Memorando de Entendimento assinado em fevereiro passado. A escolha do motor será anunciada pela companhia em data posterior.

“Aeronaves eficientes em combustível são essenciais para nosso programa de conservação de combustível e para a nossa contribuição na redução de emissões de CO2 da indústria", disse José Zaidan Maluf, vice-presidente de Contratos e Suprimentos da Tam Linhas Aéreas. “Como parte de nossos contínuos esforços para melhorar nossa eficiência operacional, os novos A320 nos permitirão manter uma frota jovem, reduzir custos e melhorar ainda mais nossa performance ambiental”.

“Estamos muito orgulhosos que nosso cliente de longa data e uma das maiores operadoras da família A320 estará entre os primeiros clientes a se beneficiar da capacidade aumentada do A320neo, incluindo uma redução de 15 por cento na emissão e queima de combustível”, disse John Leahy, Diretor Chefe de Operações, Clientes. “Com mais de 1,2 mil compromissos em menos de um ano, o A320neo provou ser um fenômeno para o segmento de curta e média distância, e ele não é bom apenas para os negócios, mas também para o ambiente.

A Tam já encomendou mais de 200 aeronaves Airbus, incluindo 27 A350-900, e opera cerca de 150 aeronaves Airbus para 43 destinos no Brasil e 18 destinos pela Europa, Estados Unidos e América do Sul.
 

Greve afeta principal terminal de cargas do país

A greve de 48 horas dos funcionários da INFRAERO m três aeroportos do país contra os planos do governo federal de privatizar os terminais afeta na manhã desta quinta-feira (20) o transporte de cargas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Hoje, há apenas sete funcionários trabalhando no terminal de cargas de Viracopos que, normalmente, conta com 85 trabalhadores por turno, de acordo com o sindicato. A movimentação neste terminal é de 800 toneladas por dia, segundo a Infraero. Conforme infiormações do sindicato dos trabalhadores, o transporte de 690 toneladas deverá ficar paralisado. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, 23 aeronaves estavam paradas em Viracopos por volta das 7h sem ter carga embarcada ou retirada.

Enquanto a situação era complicada no terminal de cargas, para os passageiros não havia reflexos. Tanto o embarque quanto o desembarque ocorriam sem problemas. Os voos partiam dentro dos horários previstos, com atrasos e cancelamentos dentro do previsto.

A paralisação começou à 0h desta quinta-feira (20) nos aerportos de Guarulhos, de Campinas e de Brasília.
Nas primeiras horas desta manhã, os passageiros embarcavam sem problemas em Guarulhos, Campinas e Brasília.  A Infraero confirmou que o plano de contingência consegue, no começo da operação, evitar transtornos para passageiros. Em Guarulhos, das 45 partidas previstas da 0h até 7h, foram registrados dois atrasos e quatro cancelamentos. Também na capital federal e em Campinas, os primeiros voos cumpriram o horário previsto.

O diretor de administração da Infraero, José Eirado, disse, na quarta-feira (20), que a greve dos funcionários da estatal não deveria comprometer a operação dos três aeroportos.

A Infraero tem 2.781 funcionários nos três aeroportos, que realizam tarefas como posicionamento de finger (estrutura que liga o terminal de passageiros aos aviões e é usado para embarque e desembarque), auxílio no posicionamento das aeronaves nos pátios e operação dos sistemas de informação aos passageiros (painéis e sistema de som). A previsão, segundo Eirado, é que 20% deles participem da greve.

Fonte: G1

terça-feira, 18 de outubro de 2011

GOL mantém liderança de mercado em setembro

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou as estatísticas do tráfego aéreo das companhias aéreas brasileiras referentes ao mês de setembro de 2011. No setor doméstico, a demanda mostrou crescimento inferior ao do aumento da oferta de assentos no mercado com 9,1% contra 15,0%.

No acumulado do ano no entanto, a procura por voos domésticos ainda é superior ao incremento da oferta com 18,5% contra 13,8%. Já no segmento internacional, o aumento da demanda por voos foi superior ao aumento da capacidade uma vez que a procura por voos aumentou 6,6% ao passo que as companhias aéreas aumentaram sua oferta em apenas pouco mais de 4,3%. Desde janeiro, a demanda por voos internacionais nas empresas aéreas brasileiras aumentou em 13,8%.

No mercado doméstico, a GOL/Varig manteve a liderança em setembro com uma participação de 38,9%, seguida de perto pelo Grupo TAM, com 38,2%. As demais empresas responderam por 22,9% do mercado contra 18,3% no mesmo período do ano anterior. Tal crescimento representa um respeitável incremento da ordem de 25%. 

O mês de setembro mostrou um desenvolvimento aquém do esperado. O índice de aproveitamento da indústria apresentou queda de 3,8 pontos percentuais quando comparado à setembro de 2010. A TAM, segunda maior companhia aérea do país em número de passageiros transportados no mercado doméstico, mostrou inclusive uma ligeira queda no número absoluto de passageiros transportados. Depois das duas líderes, GOL e TAM, vêm Azul, Webjet, Avianca e TRIP, com um market share de 9,1%, 5,6%, 3,8% e 3,6%, respectivamente.

No mercado de vôos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM responde por 88,6% do mercado, contra 10% da GOL/Varig e 1,5% da Avianca.

Passaredo encerrará o ano com 26 destinos


A Passaredo Linhas Aéreas voará para mais quatro destinos até o fim deste ano. Belém, Carajás e Santarém, no Pará, e Cascavel, no Paraná, são os novos destinos. Com isso, a companhia aérea atenderá 26 destinos brasileiros. “Acreditamos muito no desenvolvimento no Estado do Pará e temos certeza de que as novas rotas irão oferecer mais conforto e agilidade aos passageiros”, afirma o presidente da aérea, José Luiz Felício Filho.

As passagens para os três destinos paraenses já estão a venda. As operações para essas cidades começam em novembro. Já para a cidade do Paraná, as operações terão início em dezembro.

Os voos serão realizados pelos jatos regionais ERJ 145, que tem capacidade para 50 passageiros. “Efetivamente oferecemos oportunidade de voos diretos e diários sempre buscando oferecer ao cliente as melhores opções de horários”, explica o presidente. 

TAM com melhor taxa de ocupação internacional

A TAM Linhas Aéreas alcançou taxa de ocupação de 85,3% em setembro em seus voos internacionais, a segunda melhor de sua história e recorde da companhia para o mês. O crescimento de 8,2% da demanda (RPK), combinado com o aumento de 6,9% da oferta (ASK), permitiu chegar à essa marca. Os dados foram divulgados na segunda-feira (17) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No segmento internacional operado por empresas aéreas brasileiras, a TAM segue na liderança, com participação de 88,6% do mercado no mês passado.

Apesar de ser um mês de baixa temporada, marcado pela alta volatilidade da taxa de câmbio, setembro teve registro de forte procura pelos voos internacionais da TAM. Já o preço médio pago por passageiro, em dólares, por cada quilômetro voado (yield) apresentou redução na comparação com o mês anterior. Apesar disso, o yield internacional acumula forte aumento no trimestre. Combinado com altas taxas de ocupação, ele permitirá maximizar a receita unitária (RASK) da TAM.

No acumulado de 2011, a TAM registra crescimento de 15,2% na demanda internacional, acompanhado de crescimento de 11,6% da oferta. Combinados, eles resultam em uma taxa de ocupação de 81,9%, 2,6 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. Além disso, a companhia registra de janeiro a setembro um market share acumulado de 87,9%, o maior do segmento internacional em 2011.

No mercado doméstico, a taxa de ocupação do Grupo TAM foi de 64,4% em setembro, resultado da combinação entre uma ligeira redução da demanda, de 0,7%, e o aumento da oferta, de 8,7%. Com participação de 38,2% do mercado no mês passado, a companhia registrou a segunda colocação no segmento. 
 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

GOL ja vende passagens para novo voo Campina Grande

A GOL Linhas Aéreas já iniciou suas vendas para o novo voo em Campina Grande. O voo 1754 decola de Belo Horizonte para o interior da Paraíba, fazendo escala em Salvador. A GOL vem reestruturando sua malha aérea e com isso mudará todas as rotas no Aeroporto João Suassuna (PB).

Atualmente o aparelho recebe dois voos diários um no trecho Rio de Janeiro/Recife/Campina Grande e outro no trecho Brasília/Campina Grande/Recife O voo oriundo de Brasília deve sai de operação em primeiro de novembro, dando origem ao voo 1754. Ainda no mês de novembro o voo oriundo do Rio de Janeiro, será excluído para a entrada do voo Guarulhos/Salvador/Campina Grande (voo noturno).

O novo voo decola de Belo Horizonte às 11:02h segue para Salvador, decolando da Bahia ás 13:20h com chegada prevista em Campina Grande às 13:35h. Já na volta o voo decola do interior paraibano às 14:05, chegando em Salvador às 16:20h e em Belo Horizonte às 18:37h. Confira os preços iniciais deste voo:

Salvador - Campina Grande  R$ 129,90
Belo Horizonte - Campina Grande  R$ 484,90
Campina Grande - Belo Horizonte  R$ 484,90
Campina Grande - Salvador  R$ 129,90

* Os voos estão dentro do horário de verão, que incluem os estados da região sul, sudeste, centro-oeste, distrito federal e o estado da Bahia.

Voos no aeroporto Santos Dumont enfrentam mau tempo


O mau tempo no Rio de Janeiro causou o cancelamento de 63 voos e o atraso de outros 82 até as 13h50 desta segunda-feira (17) no Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade. Segundo informações da Infraero, das 77 chegadas programadas, foram registrados 39 cancelamentos e 44 atrasos. Já das 86 partidas, 24 foram canceladas e 38 estão atrasadas.

Após ficar fechado por mais de 4 horas, o Santos Dumont foi reaberto para pousos por volta das 10h50. No início desta tarde, o aeroporto continua a operar apenas com instrumentos para pousos e decolagens, ainda segundo a Infraero.

No Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), os pousos e as decolagens também são feitos com o auxílio de instrumentos. A Infraero informou em seu site, por volta das 13h50, que dos 97 voos programados 45 estão atrasados e um foi cancelado.

 Fonte: G1
 

domingo, 16 de outubro de 2011

ANAC orienta passageiros a ligar para companhias

Com o início do horário de verão, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está orientando os passageiros a confirmar os horários de decolagem dos voos com as empresas aéreas. Segundo a agência, eles devem procurar as companhias antes de se dirigir ao aeroporto para evitar transtornos.

A partir da meia-noite de domingo (16), entra em vigor o horário de verão. Os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, da Bahia e o Distrito Federal terão seu horário adiantado em uma hora até 26 de fevereiro de 2012.


Segundo a Anac, as empresas aéreas também foram orientadas a entrar em contato com os passageiros e mantê-los informados sobre quaisquer alterações nos horários programados.
 

sábado, 15 de outubro de 2011

Embarcar de João Pessoa para outras capitais do nordeste torna-se um problema para passageiros

A cidade de João Pessoa (PB) contava com poucos voos para outras capitais nordestinas. Os passageiros reclamavam das pouquíssimas frenquencias existentes para locomoção dentro da região. Os voos ligavam a capital paraibana apenas a Natal, Recife e Salvador. Por exemplo para sair de João Pessoa para Aracaju eram necessárias várias conexões e longo tempo de viagem. Um voo que poderia ser feito em uma hora, passa a ser de oito, dez horas.

Com os problemas enfrentados pela Noar Linhas Aéreas a cidade perdeu quatro voos diarios, sendo dois voos para Natal e dois para Recife. A TAM Linhas Aéreas nos últimos meses também cancelou a unica ligação direta de João Pessoa com o nordeste, retirando de operação os dois voos para Recife. A GOL é a única companhia aérea operante na cidade que ainda possui um voo para a região, operante no trecho João Pessoa/Salvador.

Atualmente as companhias operantes no Aeroporto Internacional de João Pessoa são a  AVIANCA, AZUL, GOL e TAM totalizando quinze voos; destes só uma ligação para o nordeste. João Pessoa é a única das capitais nordestinas que só possui um voo dentro da própria região. Ai surge o maior problema enfrentado pelos passageiros que embarcam no aparelho: as difíceis formas de locomoção entre cidades nordestinas. 

A aviação regional é um problema que teve origem a muito tempo, e que o Estado deveria incentivar. A região Nordeste enfrenta esse gargalo pela própria falta de interesses das companhias aéreas, que buscam apenas lucratividade. O congresso sempre coloca em discução o incetivo a aviação regional, principalmente nordestina, mas essa questão nunca sai do planalto. 

Qualquer passageiro hoje que embarque em João Pessoa pelas empresas TAM e AVIANCA e tenham como destino final a alguma cidade nordestina terão que passar no mínimo por Brasília, enfrentando conexões, e longo tempo de voo; já embarcando pela AZUL terão que seguir até Campinas para trocar de aeronave e voltar para o nordeste. 

Apesar das melhoras feitas por todas essas companhias aéreas, oferencendo aos passageiros voos diretos de grandes centros (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) para a capital paraibana, os passageiros "perderam" o direito de voos no interior nordestino, além de tender para uma pequena baixa na movimentação de passageiros, já que muitos seguem para capital vizinha tentando solucionar o problema enfrentado. 

O Aeroporto Internacional de João Pessoa deve bater recordes na movimentação de passageiros, tornando-se um dos maiores indices de aumento do país. Acredito que voos para cidades como Fortaleza, Recife e Salvador seriam estratégicamente oportunas para todas as companhias aéreas, uma vez que é encontrado fluxo de passageiros da capital paraibana para essas cidades. Esperamos melhoras ainda mais significativas na malha aérea paraibana, com novos voos, destinos e horários.

                                                                                                                         W.S.F
                                                                                                        Presidente Aeroportos Brasil

Aeroporto de Fortaleza receberá obras de recapeamento

O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins recebe a partir do próximo domingo a primeira etapa das obras de recapeamento da Pista de Pouso e Decolagem. O serviço será executado numa área central, de 350 metros de comprimento, entre 5 e 11 horas da manhã, horário em que a pista ficará interditada. Após esse período, os pousos e decolagens ocorrerão normalmente.

Ao todo, R$ 8,6 milhões serão investidos no recapeamento, que será feito nos 2,5 mil metros de extensão da Pista. O trabalho será divido em quatro fases. A primeira, que começa neste fim de semana, será realizada até final de novembro. Já as outras três serão executadas entre o primeiro e segundo semestre de 2012.

"As obras são necessárias para que o Aeroporto de Fortaleza siga garantindo os melhores níveis de conforto e segurança operacional da Pista para aeronaves e passageiros, proporcionando também uma melhoria na infraestrutura que atenderá a Copa de 2014”, afirmou o superintendente do aeroporto, Wellington Santos.

Todo o planejamento para a execução da obra na Pista do Aeroporto Pinto Martins foi elaborado em parceria com a Agência Nacional de Aviação (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e companhias aéreas. O objetivo do trabalho conjunto foi o de garantir a segurança das operações, além de minimizar os impactos nos voos em função da obra.

Para orientar o passageiro, a Infraero reforçou os contingentes de empregados no saguão, bem como das equipes de inspeção no embarque. A recomendação é que, em caso de dúvidas, os viajantes com passagem marcada para os dias e horários de execução das obras entrem em contato com suas companhias aéreas para obter informações e orientações sobre os seus voos.

Em outra linha de ação, o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) do Aeroporto de Fortaleza vai monitorar os trabalhos para garantir agilidade e fluidez no atendimento de passageiros e na operação das aeronaves.
 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aeroporto de João Pesssoa prestes a atingir um milhão paxs


O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, deve atingir a marca de 1 milhão de passageiros em novembro, segundo estimativa da superintendência da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Dados divulgados na quinta-feira (13) pela empresa, sobre a movimentação registrada em setembro, confirmam essa tendência. No mês passado, 93.934 pessoas cruzaram os portões de embarque e desembarque do aeroporto, um aumento de 20,56% em relação ao mesmo período do ano passado. No ano, o número de passageiros já chegou a 854.398, contra 928.661 registrados em 2010.


De acordo com os dados informados pelas companhias aéreas à Infraero, em 2009 passaram pelo Castro Pinto 598.339 passageiros. Esse número pulou para 928,661 passageiros, um crescimento de 55,11%. “Fica evidente para a gente que chegaremos a 1 milhão de passageiros embarcados e desembarcados em novembro, já que estamos apresentando aumentos constantes”, afirmou o superintendente da Infraero no aeroporto, Alexandre Oliveira.


O aumento da movimentação no aeroporto já provoca uma série de mudanças de estrutura. A empresa Normatec Construções Ltda ganhou a licitação para as obras de ampliação da área de check’in (atendimento aos passageiros). O setor ganhará 10 novos balcões, que funcionarão no setor onde atualmente estão instalados os caixas eletrônicos de instituições bancárias. Segundo Alexandre Oliveira, a ideia é separar o atendimento da Gol e da TAM, as duas maiores companhias aéreas que operam no aeroporto.


As obras têm um custo de R$ 599.458,65 e ainda não foram iniciadas por conta da greve dos bancários, motivo alegado pela empresa, que precisa apresentar um seguro de risco de engenharia. “Só falta assinar esse documento para as obras serem iniciadas”, ressaltou o superintendente, admitindo que já há um pequeno atraso. A conclusão está prevista para janeiro de 2012.


A Infraero também já está finalizando o edital de licitação para obras de ampliação da área de estacionamento. O edital deverá ser lançado até dezembro. Enquanto isso, segundo Alexandre Oliveira, a estatal decidiu aumentar em 150 vagas - por conta própria - a área para estacionamento. “Já havia essa área não pavimentada. Decidimos pelo serviço para atender de imediato a demanda de veículos”, disse.

Webjet linhas aéreas com ponto de venda no metrô


A Webjet inaugura um ponto de venda na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (17). Pela primeira vez, uma empresa aérea terá um quiosque em um terminal ferroviário. “A Webjet acredita no potencial de mais de 10 milhões de consumidores que utilizam os trens urbanos mensalmente, e que nunca andaram de avião”, diz a empresa por meio de um comunicado.

Para marcar a estreia, a companhia venderá bilhetes em condições facilitadas, e o cliente que for ao quiosque poderá pagar as passagens em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito. Além do parcelamento, a taxa de conveniência deixará de ser cobrada no local – uma economia de cerca de R$ 30.

Quem passar pela Central também poderá concorrer a um dos bilhetes aéreos que serão sorteados durante todo o dia da inauguração. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aeroportos conquistam aprovação de 81,1% em pesquisa

O Ministério do Turismo e a Embratur divulgaram nesta segunda-feira (10/10) o Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil. Na pesquisa, que destaca o grau de satisfação do turista estrangeiro com serviços e infraestrutura, os aeroportos obtiveram índice de aprovação de 81,1%, conquistando quarta melhor colocação entre os sete itens de Infraestrutura e Serviços.
 
 “A estrutura aérea é muito importante para o turismo, e o Governo Federal está acompanhando os investimentos nos aeroportos com o máximo de atenção. Com as melhorias previstas, os aeroportos estarão prontos para atender a demanda projetada para a Copa de 2014”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
 
Até 2014, a Infraero vai investir R$ 6,1 bilhões em obras de melhorias e modernização nos 13 aeroportos relacionados à Copa. Já foram concluídas as obras de instalação dos Módulos Operacionais dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP), além da ampliação dos conectores do Aeroporto de Recife. Atualmente, estão em andamento as obras do Sistema de Pátios e Pistas, Terminal Remoto (Fase 1) e terraplanagem do terceiro Terminal de Passageiros de Guarulhos; ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Confins (MG); reforma do Terminal de Passageiros de Brasília; instalação do Módulo Operacional de Porto Alegre (RS); reforma e conclusão dos Terminais do Galeão, entre outras melhorias.
 
O estudo do MTur também destacou, entre outros assuntos, que 31,5% dos entrevistados deram nota máxima a itens de infraestrutura e serviços turísticos do Brasil – um recorde histórico no âmbito da pesquisa. Segundo o estudo, a internet é a principal fonte de informações sobre turismo para 30,9% dos viajantes pesquisados, sendo que o boca-a-boca continua sendo importante: 28,4% afirmaram consultar a opinião de parentes e amigos na hora de escolher o próximo destino.
 
Lazer é o principal motivo de viagem para 46,1% dos entrevistados, enquanto 23,3% estão relacionados a negócios, eventos e convenções.

Gol habilita entretenimento móvel durante voos


A GOL disponibiliza para os clientes que utilizam tablets Galaxy Tab, Motorola Xoom e Blackberry Playbook, além de smartphones equipados com o sistema Android 2.2 e flash 10.1 (ou superiores), um serviço de entretenimento bordo individual.

O serviço disponibiliza conteúdos variados, com notícias e artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de músicas para gostos diversos. O acesso é realizado durante o voo e o conteúdo é atualizado automaticamente a cada pouso.

São dez aeroportos que fazem parte do serviço: Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Santos Dumont e Tom Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.

O sistema está implantado em 36 aeronaves. A companhia oferece o produto em cerca de 250 voos diários, com maior disponibilidade nos voos entre o Rio e São Paulo. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AZUL pede autorização para voar Londrina (PR)


A Azul pediu autorização à Anac para incluir um novo destino: a cidade de Londrina, no norte do Paraná. Caso aprovada, a companhia passará a ter mais voos diretos entre a cidade paranaense e Campinas (SP). A aérea já mantêm voos no Estado do Paraná nas cidades de Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.

O pedido foi feito para operar três frequências de segunda a sexta-feira e duas aos fins de semana. O início dos voos está previsto para 1º de fevereiro de 2012, com os jatos Embraer 190 e 195.

sábado, 8 de outubro de 2011

Infraero realiza simulado de emergência em Florianópolis


O Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz realizou o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A atividade tem como objetivo avaliar a prontidão dos profissionais envolvidos nos procedimentos de socorro e testar todos os recursos disponibilizados para situações de acidente aéreo.

O Exeac simulou um acidente com uma aeronave com 20 passageiros e tripulantes a bordo que, ao aproximar do aeroporto, colidiu com uma ave, forçando o comandante a fazer um pouso de emergência. Após o pouso, a atividade colocou à prova os 90 alunos que participaram do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). O treinamento durou uma semana e capacitou esses participantes para atuar no combate a incêndios e auxiliar na prestação de primeiros socorros.

 "O exercício cumpriu plenamente o propósito a que se destina, que é avaliar a eficácia do Plano de Emergência do aeroporto", disse o superintendente do Aeroporto  de Florianópolis, Antônio Filipe Barcellos.

Além de capacitar esses integrantes da comunidade aeroportuária, o Exeac coloca em prática e avalia as ações de segurança planejadas para o caso de uma emergência real, cumprindo assim as normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero.

O exercício deste ano contou com a participação de dois helicópteros de salvamento, um da Polícia Militar e outro dos Bombeiros, ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Polícia Rodoviária Federal. A ação chamou ainda a atenção de oficiais da Escola Aprendizes Marinheiro, da Capitania dos Portos e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que prestigiaram o evento na capital catarinense.

AZUL recebe primeiro ATR 72-600

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu a primeira aeronave modelo ATR 72-600 para a América Latina. A cerimônia aconteceu na fábrica da ATR, em Toulouse, na França, com as presenças do presidente da aérea, Pedro Janot , e do presidente da fabricante, Felippo Bagnato. Batizada de Azul Tango Romeo, o avião dá início a série de 30 aeronaves encomendadas pela Azul até 2015 e deve entrar em operação em novembro. A expectativa é que até o final do ano, mais dois ATR72-600 sejam incorporados à malha. A companhia tem ainda mais 10 opções de compra do novo modelo.

Com a introdução desses turboélices, a Azul é a segunda aérea no mundo a receber a mais moderna aeronave do modelo e continuará expandindo suas operações regionais, que hoje são servidas por uma frota de oito ATRs 72-200. Esses aviões serão gradativamente devolvidos à fabricante na medida em que os ATR72-600 chegarem. Em conjunto com uma frota de 33 jatos da família Embraer 190/195, a Azul está presente em mais de 40 destinos no Brasil em menos de três anos de operações e já detém quase 10% participação do mercado doméstico de aviação.

O Brasil se tornou nos últimos anos favorável para a expansão dos turboélices da ATR, cujas aeronaves são perfeitas para utilização em rotas de curtas distâncias, uma vez que suas operações conferem um baixo custo de manutenção - cerca de 45% a menos do que as demais aeronaves em operação no País. Além disso, seu baixo consumo de combustível gera até 50% menos CO2 que outros aviões regionais, o que contribuiu para a escolha do modelo pela Azul.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

GOL com melhores ofertas para voar em fevereiro

Dando continuidade às mega promoções da GOL, ela agora está com passagens com preços muito baixos para viagens em fevereiro de 2012. Dezenas de trechos podem ser encontrados por R$79 e centenas de outros trechos estão com preços promocionais realmente baixos.

Se você pretende viajar em fevereiro do próximo ano, talvez essa seja a melhor oportunidade para comprar passagens para esse período.

Nós listamos 500 trechos saindo de mais de 30 cidades mas há passagens promocionais em vários outros trechos.Você pode comprar as passagens clicando em um dos links abaixo e selecionar a data de sua preferência. Confira:

Manaus – São Paulo R$338 (ida+volta)
Manaus – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Manaus – Belo Horizonte
R$458 (ida+volta)
Manaus – Salvador
R$458 (ida+volta)
Manaus – Recife
R$458 (ida+volta)
Manaus – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
Manaus – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Manaus – Belém
R$259 (ida+volta)
Manaus – Porto Velho
R$158 (ida+volta)
Manaus – Boa Vista
R$200 (ida+volta)
Manaus – Macapá
R$338 (ida+volta)
Manaus – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Manaus – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Manaus – Florianópolis
R$458 (ida+volta)
Manaus – Goiânia
R$458 (ida+volta)
Manaus – Vitória
R$458 (ida+volta)
Manaus – Santarem
R$158 (ida+volta)

Belém – São Paulo R$458 (ida+volta)
Belém – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
Belém – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Belém – Brasília
R$338 (ida+volta)
Belém – Salvador
R$359 (ida+volta)
Belém – Recife
R$458 (ida+volta)
Belém – Fortaleza
R$210 (ida+volta)
Belém – Teresina
R$338 (ida+volta)
Belém – São Luis
R$157 (ida+volta)
Belém – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
Belém – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
Belém – Manaus
R$223 (ida+volta)
Belém – Macapá
R$158 (ida+volta)
Belém – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Belém – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Belém – Florianópolis
R$458 (ida+volta)
Belém – Goiânia
R$458 (ida+volta)
Belém – Vitória
R$458 (ida+volta)
Belém – Santarem
R$352 (ida+volta)

Recife – São Paulo R$338 (ida+volta)
Recife – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
Recife – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Recife – Brasília
R$338 (ida+volta)
Recife – Salvador
R$158 (ida+volta)
Recife – Manaus
R$458 (ida+volta)
Recife – Aracaju
R$218 (ida+volta)
Recife – Maceió
R$338 (ida+volta)
Recife – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
Recife – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
Recife – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Recife – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Recife – Florianópolis
R$458 (ida+volta)
Recife – Belém
R$458 (ida+volta)
Recife – Goiânia
R$338 (ida+volta)
Recife – Vitória
R$458 (ida+volta)
Recife – São Luis
R$338 (ida+volta)
Recife – Teresina
R$338 (ida+volta)

Fortaleza – São Paulo R$458 (ida+volta)
Fortaleza – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Fortaleza – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Fortaleza – Brasília
R$299 (ida+volta)
Fortaleza – Salvador
R$158 (ida+volta)
Fortaleza – São Luis
R$158 (ida+volta)
Fortaleza – Natal
R$158 (ida+volta)
Fortaleza – Belém
R$210 (ida+volta)
Fortaleza – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Fortaleza – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Fortaleza – Florianópolis
R$458 (ida+volta)
Fortaleza – Goiânia
R$458 (ida+volta)
Fortaleza – Vitória
R$458 (ida+volta)

Salvador – São Paulo R$331 (ida+volta)
Salvador – Rio de Janeiro
R$158 (ida+volta)
Salvador – Belo Horizonte
R$139 (ida+volta)
Salvador – Vitória
R$158 (ida+volta)
Salvador – Brasília
R$299 (ida+volta)
Salvador – Fortaleza
R$158 (ida+volta)
Salvador – Recife
R$158 (ida+volta)
Salvador – Manaus
R$458 (ida+volta)
Salvador – Teresina
R$338 (ida+volta)
Salvador – São Luis
R$458 (ida+volta)
Salvador – Natal
R$158 (ida+volta)
Salvador – Maceió
R$158 (ida+volta)
Salvador – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
Salvador – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
Salvador – Belém
R$458 (ida+volta)
Salvador – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Salvador – Curitiba
R$338 (ida+volta)
Salvador – Florianópolis
R$458 (ida+volta)
Salvador – Goiânia
R$338 (ida+volta)
Salvador – Ilhéus
R$158 (ida+volta)
Salvador – Porto Seguro
R$158 (ida+volta)

Natal – São Paulo R$338 (ida+volta)
Natal – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
Natal – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Natal – Brasília
R$458 (ida+volta)
Natal – Salvador
R$158 (ida+volta)
Natal – Teresina
R$158 (ida+volta)
Natal – Fortaleza
R$158 (ida+volta)
Natal – Belém
R$338 (ida+volta)
Natal – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Natal – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Natal – Vitória
R$458 (ida+volta)
Natal – Goiânia
R$458 (ida+volta)
Natal – Manaus
R$458 (ida+volta)

João Pessoa – São Paulo R$338 (ida+volta)
João Pessoa – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
João Pessoa – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
João Pessoa – Brasília
R$338 (ida+volta)
João Pessoa – Salvador
R$158 (ida+volta)
João Pessoa – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Belém
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Curitiba
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Vitória
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Goiânia
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Manaus
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
João Pessoa – Foz do Iguaçu
R$458 (ida+volta)

Aracaju – São Paulo R$338 (ida+volta)
Aracaju – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
Aracaju – Belo Horizonte
R$310 (ida+volta)
Aracaju – Brasília
R$338 (ida+volta)
Aracaju – Belém
R$458 (ida+volta)
Aracaju – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Aracaju – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Aracaju – Vitória
R$338 (ida+volta)
Aracaju – Goiânia
R$338 (ida+volta)
Aracaju – Manaus
R$458 (ida+volta)
Aracaju – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
Aracaju – Salvador
R$119 (ida+volta)
Aracaju – Recife
R$218 (ida+volta)

Maceió – São Paulo R$338 (ida+volta)
Maceió – Rio de Janeiro
R$310 (ida+volta)
Maceió – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Maceió – Brasília
R$158 (ida+volta)
Maceió – Salvador
R$167 (ida+volta)
Maceió – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Maceió – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Maceió – Vitória
R$458 (ida+volta)
Maceió – Goiânia
R$338 (ida+volta)
Maceió – Cuiabá
R$458 (ida+volta)

São Luis – São Paulo R$338 (ida+volta)
São Luis – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
São Luis – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
São Luis – Brasília
R$338 (ida+volta)
São Luis – Fortaleza
R$158 (ida+volta)
São Luis – Teresina
R$114 (ida+volta)
São Luis – Belém
R$136 (ida+volta)
São Luis – Curitiba
R$458 (ida+volta)
São Luis – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
São Luis – Vitória
R$458 (ida+volta)
São Luis – Goiânia
R$458 (ida+volta)
São Luis – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
São Luis – Salvador
R$458 (ida+volta)
São Luis – Recife
R$338 (ida+volta)

Teresina – São Paulo
R$338 (ida+volta)
Teresina – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
Teresina – Belo Horizonte
R$458 (ida+volta)
Teresina – Brasília
R$338 (ida+volta)
Teresina – Manaus
R$458 (ida+volta)
Teresina – São Luis
R$114 (ida+volta)
Teresina – Belém
R$338 (ida+volta)
Teresina – Curitiba
R$458 (ida+volta)
Teresina – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Teresina – Vitória
R$458 (ida+volta)
Teresina – Salvador
R$338 (ida+volta)
Teresina – Fortaleza
R$130 (ida+volta)
Teresina – Foz do Iguaçu
R$458 (ida+volta)

Vitória – São Paulo R$158 (ida+volta)
Vitória – Belo Horizonte
R$179 (ida+volta)
Vitória – Brasília
R$158 (ida+volta)
Vitória – Salvador
R$158 (ida+volta)
Vitória – Recife
R$458 (ida+volta)
Vitória – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Vitória – Teresina
R$458 (ida+volta)
Vitória – São Luis
R$458 (ida+volta)
Vitória – Aracaju
R$338 (ida+volta)
Vitória – Porto Alegre
R$338 (ida+volta)
Vitória – Curitiba
R$218 (ida+volta)
Vitória – Florianópolis
R$218 (ida+volta)
Vitória – Manaus
R$458 (ida+volta)

São Paulo – Rio de Janeiro R$199 (ida+volta)
São Paulo – Belo Horizonte
R$161 (ida+volta)
São Paulo – Brasília
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Vitória
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Salvador
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Recife
R$338 (ida+volta)
São Paulo – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
São Paulo – Campo Grande
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Cuiabá
R$218 (ida+volta)
São Paulo – Belém
R$458 (ida+volta)
São Paulo – Porto Velho
R$458 (ida+volta)
São Paulo – Porto Alegre
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Curitiba
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Florianópolis
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Joinville
R$189 (ida+volta)
São Paulo – Londrina
R$141 (ida+volta)
São Paulo – Uberlândia
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Foz do Iguaçu
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Ilhéus
R$338 (ida+volta)
São Paulo – Porto Seguro
R$210 (ida+volta
São Paulo – Caxias do Sul
R$158 (ida+volta)
São Paulo – Chapecó
R$338 (ida+volta)

Campinas – Rio de Janeiro R$199 (ida+volta)
Campinas – Belo Horizonte
R$221 (ida+volta)
Campinas – Brasília
R$158 (ida+volta)
Campinas – Vitória
R$158 (ida+volta)
Campinas – Salvador
R$218 (ida+volta)
Campinas – Recife
R$338 (ida+volta)
Campinas – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Campinas – Campo Grande
R$218 (ida+volta)
Campinas – Manaus
R$338 (ida+volta)
Campinas – Belém
R$458 (ida+volta)
Campinas – Porto Alegre
R$158 (ida+volta)
Campinas – Curitiba
R$158 (ida+volta)
Campinas – Londrina
R$158 (ida+volta)
Campinas – Uberlândia
R$338 (ida+volta)
Campinas – Foz do Iguaçu
R$218 (ida+volta)
Campinas – Caxias do Sul
R$218 (ida+volta)

Rio de Janeiro – São Paulo R$199 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Belo Horizonte
R$177 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Brasília
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Salvador
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Recife
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Aracaju
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Belém
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Manaus
R$458 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Porto Alegre
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Curitiba
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Florianópolis
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Foz do Iguaçu
R$218 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Joinville
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Londrina
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Ilhéus
R$158 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Porto Seguro
R$338 (ida+volta
Rio de Janeiro – Caxias do Sul
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Chapecó
R$338 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Uberlândia
R$158 (ida+volta)

Brasília – Rio de Janeiro R$158 (ida+volta)
Brasília – Belo Horizonte
R$158 (ida+volta)
Brasília – São Paulo
R$158 (ida+volta)
Brasília – Salvador
R$218 (ida+volta)
Brasília – Recife
R$338 (ida+volta)
Brasília – Fortaleza
R$158 (ida+volta)
Brasília – Teresina
R$338 (ida+volta)
Brasília – São Luis
R$338 (ida+volta)
Brasília – Campo Grande
R$218 (ida+volta)
Brasília – Cuiabá
R$158 (ida+volta)
Brasília – Belém
R$338 (ida+volta)
Brasília – Curitiba
R$218 (ida+volta)
Brasília – Florianópolis
R$338 (ida+volta)
Brasília – Joinville
R$338 (ida+volta)
Brasília – Londrina
R$158 (ida+volta)
Brasília – Porto Seguro
R$338 (ida+volta
Brasília – Caxias do Sul
R$338 (ida+volta)
Brasília – Chapecó
R$458 (ida+volta)
Brasília – Uberlândia
R$218 (ida+volta)


Goiânia – Rio de Janeiro R$158 (ida+volta)
Goiânia – Belo Horizonte
R$158 (ida+volta)
Goiânia – São Paulo
R$158 (ida+volta)
Goiânia – Salvador
R$338 (ida+volta)
Goiânia – São Luis
R$458 (ida+volta)
Goiânia – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Goiânia – Cuiabá
R$196 (ida+volta)
Goiânia – Belém
R$458 (ida+volta)
Goiânia – Curitiba
R$338 (ida+volta)
Goiânia – Florianópolis
R$338 (ida+volta)
Goiânia – Recife
R$338 (ida+volta)
Goiânia – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Goiânia – Natal
R$458 (ida+volta)
Goiânia – João Pessoa
R$458 (ida+volta)
Goiânia – Foz do Iguaçu
R$338 (ida+volta)
Goiânia – Porto Alegre
R$338 (ida+volta)
Goiânia – Vitória
R$399 (ida+volta)

Palmas – Rio de Janeiro R$338 (ida+volta)
Palmas – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Palmas – São Paulo
R$338 (ida+volta)
Palmas – Vitória
R$458 (ida+volta)
Palmas – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
Palmas – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Palmas – Belém
R$458 (ida+volta)
Palmas – Curitiba
R$338 (ida+volta)
Palmas – Recife
R$458 (ida+volta)
Palmas – Foz do Iguaçu
R$458 (ida+volta)
Palmas – Porto Alegre
R$458 (ida+volta)
Palmas – Brasília
R$158 (ida+volta)

Campo Grande – Rio de Janeiro R$470 (ida+volta)
Campo Grande – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Campo Grande – São Paulo
R$158 (ida+volta)
Campo Grande – Vitória
R$338 (ida+volta)
Campo Grande – Teresina
R$458 (ida+volta)
Campo Grande – Brasília
R$218 (ida+volta)
Campo Grande – Cuiabá
R$159 (ida+volta)
Campo Grande – Belém
R$458 (ida+volta)
Campo Grande – Porto Velho
R$338 (ida+volta)
Campo Grande – Porto Alegre
R$338 (ida+volta)
Campo Grande – Curitiba
R$158 (ida+volta)
Campo Grande – Florianópolis
R$338 (ida+volta)
Campo Grande – Joinville
R$338 (ida+volta)

Cuiabá – Manaus R$338 (ida+volta)
Cuiabá – Rio de Janeiro
R$338 (ida+volta)
Cuiabá – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Cuiabá – São Paulo
R$218 (ida+volta)
Cuiabá – Brasília
R$158 (ida+volta)
Cuiabá – Campo Grande
R$119 (ida+volta)
Cuiabá – Belém
R$458 (ida+volta)
Cuiabá – Porto Velho
R$158 (ida+volta)
Cuiabá – Porto Alegre
R$338 (ida+volta)
Cuiabá – Curitiba
R$338 (ida+volta)
Cuiabá – Florianópolis
R$338 (ida+volta)
Cuiabá – Joinville
R$338 (ida+volta)

Porto Alegre – Rio de Janeiro R$180 (ida+volta)
Porto Alegre – Belo Horizonte
R$143 (ida+volta)
Porto Alegre – Brasília
R$197 (ida+volta)
Porto Alegre – Vitória
R$338 (ida+volta)
Porto Alegre – Salvador
R$458 (ida+volta)
Porto Alegre – Recife
R$458 (ida+volta)
Porto Alegre – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Porto Alegre – Teresina
R$458 (ida+volta)
Porto Alegre – Aracaju
R$458 (ida+volta)
Porto Alegre – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Porto Alegre – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Porto Alegre – Belém
R$458 (ida+volta)
Porto Alegre – São Paulo
R$158 (ida+volta)
Porto Alegre – Curitiba
R$119 (ida+volta)
Porto Alegre – Londrina
R$218 (ida+volta)

Caxias do Sul – Rio de Janeiro R$338 (ida+volta)
Caxias do Sul – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Caxias do Sul – Brasília
R$338 (ida+volta)
Caxias do Sul – Vitória
R$338 (ida+volta)
Caxias do Sul – Salvador
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – Recife
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – Teresina
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Caxias do Sul – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – Belém
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – Manaus
R$458 (ida+volta)
Caxias do Sul – São Paulo
R$158 (ida+volta)
Caxias do Sul – Curitiba
R$191 (ida+volta)

Chapecó – Rio de Janeiro R$338 (ida+volta)
Chapecó – Belo Horizonte
R$338 (ida+volta)
Chapecó – Brasília
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Vitória
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Salvador
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Recife
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Campo Grande
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Belém
R$458 (ida+volta)
Chapecó – Manaus
R$458 (ida+volta)
Chapecó – São Paulo
R$338 (ida+volta)
Chapecó – Florianópolis
R$338 (ida+volta)

Curitiba – Rio de Janeiro R$125 (ida+volta)
Curitiba – Belo Horizonte
R$150 (ida+volta)
Curitiba – Brasília
R$218 (ida+volta)
Curitiba – Vitória
R$218 (ida+volta)
Curitiba – Salvador
R$338 (ida+volta)
Curitiba – Recife
R$458 (ida+volta)
Curitiba – Campo Grande
R$158 (ida+volta)
Curitiba – Porto Alegre
R$119 (ida+volta)
Curitiba – São Paulo
R$80 (ida+volta)
Curitiba – Florianópolis
R$179 (ida+volta)
Curitiba – Londrina
R$158 (ida+volta)
Curitiba – Maringá
R$179 (ida+volta)


Navegantes – Rio de Janeiro R$158 (ida+volta)
Navegantes – São Paulo
R$158 (ida+volta)
Navegantes – Belo Horizonte
R$158 (ida+volta)
Navegantes – Brasília
R$338 (ida+volta)
Navegantes – Vitória
R$218 (ida+volta)
Navegantes – Salvador
R$458 (ida+volta)
Navegantes – Fortaleza
R$458 (ida+volta)
Navegantes – Natal
R$458 (ida+volta)
Navegantes – Recife
R$458 (ida+volta)
Navegantes – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Navegantes – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Navegantes – Maringá
R$218 (ida+volta)
Navegantes – Foz do Iguaçu
R$218 (ida+volta)
Navegantes – Goiânia
R$338 (ida+volta)

Londrina – São Paulo R$130 (ida+volta)
Londrina – Rio de Janeiro
R$158 (ida+volta)
Londrina – Belo Horizonte
R$218 (ida+volta)
Londrina – Brasília
R$158 (ida+volta)
Londrina – Salvador
R$458 (ida+volta)
Londrina – Recife
R$458 (ida+volta)
Londrina – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Londrina – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Londrina – Porto Alegre
R$218 (ida+volta)
Londrina – Curitiba
R$158 (ida+volta)

Joinville – São Paulo R$137 (ida+volta)
Joinville – Rio de Janeiro
R$158 (ida+volta)
Joinville – Belo Horizonte
R$158 (ida+volta)
Joinville – Brasília
R$338 (ida+volta)
Joinville – Salvador
R$458 (ida+volta)
Joinville – Recife
R$458 (ida+volta)
Joinville – Cuiabá
R$338 (ida+volta)
Joinville – Porto Alegre
R$218 (ida+volta)

Maringá – São Paulo R$129 (ida+volta)
Maringá – Rio de Janeiro
R$218 (ida+volta)
Maringá – Belo Horizonte
R$218 (ida+volta)
Maringá – Brasília
R$338 (ida+volta)
Maringá – Cuiabá
R$458 (ida+volta)
Maringá – Curitiba
R$149 (ida+volta)


Uberlândia – São Paulo R$139 (ida+volta)
Uberlândia – Rio de Janeiro
R$125 (ida+volta)
Uberlândia – Belo Horizonte
R$159 (ida+volta)
Uberlândia – Brasília
R$218 (ida+volta)
Uberlândia – Salvador
R$439 (ida+volta)
Uberlândia – Campo Grande
R$338 (ida+volta)
Uberlândia – Porto Alegre
R$338 (ida+volta)

Porto Velho – Manaus R$158 (ida+volta)
Porto Velho – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Porto Velho – Salvador
R$458 (ida+volta)
Porto Velho – São Paulo
R$458 (ida+volta)
Porto Velho – Brasília
R$338 (ida+volta)

Rio Branco – Manaus R$218 (ida+volta)
Rio Branco – São Paulo
R$458 (ida+volta)
Rio Branco – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Rio Branco – Belo Horizonte
R$458 (ida+volta)
Rio Branco – Brasília
R$458 (ida+volta)

Boa Vista – Manaus R$158 (ida+volta)
Boa Vista – São Paulo
R$458 (ida+volta)
Boa Vista – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Boa Vista – Salvador
R$458 (ida+volta)
Boa Vista – Brasília
R$458 (ida+volta)

Macapá – belém R$158 (ida+volta)
Macapá – Manaus
R$338 (ida+volta)
Macapá – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Macapá – Belo Horizonte
R$458 (ida+volta)
Macapá – Brasília
R$458 (ida+volta)

Petrolina – São Paulo R$458 (ida+volta)
Petrolina – Rio de Janeiro
R$458 (ida+volta)
Petrolina – Recife
R$158 (ida+volta)
Petrolina – Salvador
R$278 (ida+volta)



Onde colocamos São Paulo pode ser aeroporto de Congonhas, Guarulhos ou Campinas e onde colocamos Rio de Janeiro pode ser Santos Dumont ou Galeão. Fonte: Melhores Destinos