quinta-feira, 31 de maio de 2012

Parabens aos Comissarios de Bordo

Começar o dia com bom humor. Esse é o primeiro e mais importante item do cotidiano de um comissário de voo, profissão almejada por muitos jovens e que é celebrada no 31 de maio,  em referência à criação da IFAA - Associação Internacional dos Comissários de Voo -, com origem no Concov - Congresso Internacional dos Comissários de Voo -, realizado no Rio de Janeiro em 31 de maio de 1973.

A profissão, que nasceu na década de 30, cresceu visivelmente ao longo dos anos e hoje tem um mercado de trabalho bastante disputado, já que na grande maioria são pessoas apaixonadas pelo o que fazem.

Segundo Salmeron Cardoso, diretor do CEAB –Centro Educacional de Aviação do Brasil- o trabalho de um comissário de voo vai além do que muitos imaginam. “Esta é uma profissão diferente, que exige todo um preparo por parte dos comissários para encarar situações de perigo e crises, requerendo grande dinamismo e estratégia”, afirma.

 
O comissário deve estar sempre apresentável, ou seja, é preciso cuidar do visual e se sentir bem para fazer os passageiros se sentirem também à vontade ao serem recebidos, obtendo, desta forma, a atenção necessária.

Assim que inicia suas atividades, o que nem sempre acontece pela manhã, já que cada profissional possui uma escala específica de trabalho, o comissário participa de um briefing com os outros tripulantes da aeronave com o intuito de comentar sobre situações de emergência, necessidades do voo.

Após a reunião é hora de checar a aeronave, desde os assentos, passando por todas as normas de segurança.
Chegou a vez de receber as pessoas. Esse é o momento no qual os comissários de voo podem visualizar o perfil de cada passageiro. “O profissional deve ter o feeling para identificar a necessidade de cada pessoa, já que a permanência delas na aeronave varia de minutos até horas”, lembra Salmeron Cardoso.

Antes da decolagem, é preciso verificar se cada passageiro está bem adaptado e confortável com o voo, afinal é possível encontrar vários perfis de clientes, desde os mais receosos até os estressados. Antes de qualquer função o comissário é um profissional que cuida da segurança dos passageiros. “O momento do embarque é muito importante, pois é preciso que tudo esteja em ordem para que o voo seja tranquilo”, avalia o diretor do CEAB.

Chegado o momento de levantar voo, é  hora do famoso speech (discurso) de embarque, que orienta os passageiros sobre os procedimentos de segurança que devem ser feitos em situações de emergência. “O speech deve ser feito no início, durante e no final da viagem, cada um contendo informações específicas de cada momento”, relata Salmeron.

Como não há equipe fixa de comissários, o momento posterior a decolagem serve para reunir os tripulantes na galley, local destinado exclusivamente a eles, onde podem se conhecer. Mais do que servir o lanche, é necessário checar se a viagem está sendo confortável e se os passageiros precisam de algo em especial. “O cliente deve sentir que o comissário está sempre pronto para lhe ajudar, nunca esquecendo da segurança de voo”,  afirma Salmeron.

Viagem chegando ao fim é hora de fazer um novo speech, desta vez com os procedimentos para o pouso. “É também é hora de se despedir dos passageiros e, claro, estar pronto para o próximo embarque”, finaliza o diretor do CEAB.
 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comissão aprova medidas para evitar passaros perto de aeroportos

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira (30) as modificações do Senado ao Projeto de Lei 4464/04, do deputado Deley (PSC-RJ), que regulamenta a Área de Segurança Aeroportuária (ASA), na qual deverão ser respeitadas normas para evitar acidentes aéreos causados por colisões com pássaros.

A ASA, área de segurança que está prevista na Resolução 4/95 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é uma área circular que pode abranger um ou mais municípios, definida em 20 km a partir do centro da pista de pouso e decolagem, onde o uso e a ocupação do solo ficam sujeitos a restrições especiais, para impedir a atração de aves.


Uma das novidades do projeto é a previsão de penalidades para quem infringir essas normas (advertência, multa simples, multa diária e cessação de atividade). Segundo o texto, o infrator também ficará sujeito a medidas administrativas como suspensão de atividade, interdição de área ou estabelecimento e embargo de obras.

São exemplos de atividades com potencial de atração de aves, que são proibidas nas ASAs, os matadouros, os curtumes e determinadas culturas agrícolas.Segundo o projeto, deverão ter fim, imediato ou gradual, todas as atividades atrativas de aves nas proximidades dos aeroportos, observada a legislação ambiental quanto à exigência de recuperação da área degradada.
 

O texto aprovado pelo senadores inclui a criação de um Plano de Manejo da Fauna em Aeródromos, como forma de resolver o conflito quanto à competência de fiscalização do ordenamento do solo urbano e à proteção da fauna. Pela Constituição, órgãos municipais e estaduais devem ter esse papel. O texto original do projeto, no entanto, deixava a ASA sob responsabilidade federal.

O relator da proposta, deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) , afirmou que o projeto foi melhorado no Senado. "O substitutivo encaminhado pelo Senado mantém a base da proposta aprovada na Câmara, mas acrescenta ou modifica tópicos em relação aos quais não havia perfeita concordância quando da discussão inicial do projeto nesta Casa. Com o passar do tempo – a proposição é de 2004 – e a sucessão de experiências no combate ao perigo aviário, muitos consensos foram sendo firmados e, de certo modo, o texto do Senado Federal os expressa muito bem", disse ele.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gol é destaque na facilitação de troca de milhas


A Gol Linhas Aéreas, pelo segundo ano consecutivo do estudo da consultoria Idea Works, foi destaque entre as aéreas que apresentam facilidade de troca de milhas por assentos em voos de 23 aérease todo o mundo.

Na pesquisa, que foi publicada no diário norte-americano The Wall Street Journal, a companhia ficou em terceiro lugar, oferecendo disponibilidade de assentos para mais de 97% dos pedidos registrados.

“Esse estudo mais uma vez comprova nosso comprometimento com os clientes e destaca o Smiles como um programa de relacionamento posicionado como o melhor do Brasil e terceiro lugar no ranking mundial”, afirma o vice-presidente de Finanças e Estratégias da companhia, Leonardo Pereira.

Nordeste na busca de voos internacionais


A Embratur recebeu oito propostas para o Programa de Apoio a Promoção Internacional de Voos Fretados, que teve a inscrição encerrada na quinta-feira passada (dia 24). Segundo o instituto, a maioria das propostas foram enviadas por Estados da região Nordeste. Os participantes são: Sergipe, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e Acre.

O programa vai disponibilizar, ao todo, R$ 8 milhões para auxiliar as secretarias de Turismo a divulgar voos internacionais para os Estados. E prevê também aporte para auxílio à captação de novos voos internacionais. O valor total das propostas envidas pelos Estados é de R$ 10.278.071,50.

“Esse programa vai estimular o incremento da malha aérea do País, visando a diversificação das portas de entrada do turista estrangeiro”, disse presidente da Embratur, Flávio Dino. “Os destinos brasileiros sem acesso direto ou com baixa concentração de vôos, que possuam aeroportos internacionais com capacidade operacional ociosa, também serão itens avaliados”, completou Dino.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

TAP agora com voo diario no trecho Belo Horizonte - Lisboa

Nesta terça-feira (29) a rota entre Belo Horizonte e Lisboa terá voo diário. A decisão é fruto da grande procura que este destino tem registrado, em quatro anos já foram transportados 411 mil passageiros com uma ocupação média de 72%.

Para Mario Carvalho, diretor geral da TAP para a América Latina, “Minas Gerais é reconhecida como um destino atraente e com opções. Mostra a diversificação brasileira que deixa de ser só praia e sol. A história do Brasil também é um ponto importante de atração principalmente para Portugal com suas ligações viscerais”.

É importante ressaltar que nesse período de quatro anos da freqüência Belo Horizonte e Lisboa já foram transportadas 2000 toneladas de cargas com destino a União Européia. “Com os voos diários entre Belo Horizonte e Lisboa a TAP reafirma seu compromisso de sempre investir nos seus produtos e trazer mais possibilidades ao trade turístico, sem contar a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da região e o transporte de cargas que engloba frutas, cilindros e motores de caminhões, pedras brutas e acabadas entre outras”, completa Carvalho.

Os voos partem de Belo Horizonte às16 h45 e chegam à Lisboa às 6h, horário local. No retorno, decola de Lisboa às 9h35 e pousa na capital mineira às 15h15. Esta linha é operada nos modernos aviões A330 da companhia.

De acordo com o site Turismo em Foco, a companhia mantém-se presente em 10 cidades brasileiras com mais de 70 freqüências semanais para Lisboa. E com a abertura das rotas no próximo mês de junho para Berlim, Turim e Bucareste reforçará significativamente a sua oferta para 51 destinos europeus e se consolidará como a companhia aérea que mais voa do Brasil para a Europa.

Azul Linhas Aéreas compra a TRIP

 
A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, anunciaram oficialmente nesta segunda-feira (28) que assinaram um acordo de associação.

Ainda segundo o G1; juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias.O fundador da Azul, David Neeleman, será o presidente da nova holding Azul Trip SA, formada pela união das operações das duas empresas.

"Estamos muito felizes, muito animados, para anunciar nossa nova associação, nossa fusão. Tenho grande admiração pela Trip, nossas culturas são muito semelhantes. Tinha um sonho de que um dia este dia podoia acontecer", afirmou Neeleman.

Aeroporto de João Pessoa "não" ganhará novo terminal

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), se reúne hoje com o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Antônio Gustavo Matos do Vale. O assunto principal será a construção de um novo terminal de passageiros, que tem sido um desejo manifestado pelo Governo junto à presidente Dilma Rousseff.

A reportagem (Turismo em Foco) apurou que a Infraero não teria a intenção de atender ao pedido do governador, mas há grande possibilidade de o Aeroporto Presidente Castro Pinto passar por uma ampliação, com a construção de uma estrutura removível, que tem sido instalada em diversos aeroportos brasileiros, como os de Brasília (DF), Vitória (ES), Teresina (PI) e Florianópolis (SC).

O deputado federal Damião Feliciano já teria feito uma consulta sobre a possibilidade dessa ampliação e, segundo a reportagem apurou, essa seria uma solução a curto prazo para a Infraero atender o pedido de Ricardo Coutinho. Para a construção de um terminal de passageiros, seriam necessários, além de elaboração de um projeto, viabilidade operacional e a inclusão dos recursos no Orçamento da União. Esse processo levaria, pelo menos, dois anos.

O superintendente da Infraero no Aeroporto Castro Pinto, Alexandre Oliveira, afirmou que tecnicamente o Governo paraibano não teria argumento para conseguir um novo terminal. De acordo com a nova metodologia utilizada pela Infraero desde 2010, para saber quantos passageiros o aeroporto pode atender, o Castro Pinto teria que ter um movimento de 2,3 milhões de passageiros/ano. Em 2011, cruzaram os portões do aeroporto 1,1 milhão.

Atualmente, o Castro Pinto tem 15 voos - 30 pousos e decolagens - por dia. Pelos dados da movimentação de passageiros nos quatro primeiros meses do ano, com crescimento de pouco mais de 7%, o movimento de passageiros não deverá superar os 1,5 milhão até o final do ano. Segundo Alexandre Oliveira, o movimento será maior do que em 2011, mas ainda há muita concentração de voos em um mesmo horário e 15 horas de ociosidade.

Azul e Trip anunciarão fusão

Segundo o site da revista Exame, Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas anunciarão sua fusão amanhã.

Os acionistas da Azul, segundo a Exame, terão 80% da companhia resultante da fusão e os da Trip, 20%. O nome Trip deixaria de existir. Somadas, Azul e Trip têm 14% de share do mercado da aviação doméstica. Isso colocaria um fim também na negociação que a Tam tinha para comprar cerca de 30% da Trip. 

A Tam e a Gol lideraram o mercado doméstico em abril com participação de 39,9% e de 34,8%, respectivamente. Apesar do crescimento registrado pelas duas empresas no mês passado, na comparação com o primeiro quadrimestre de 2012, quando a Tam ficou com 39,5% e a Gol com 34,4%, a soma da participação de mercado duas empresas em abril deste ano ficou em 74,7%, resultado 7,8% menor que o mesmo mês de 2011.

Em contrapartida, as aéreas menores voltaram a crescer no mês passado, passando de 19% em abril de 2011 para 25,3% no mês passado. Com a fusão entre Azul e Trip, que será anunciada oficialmente ainda hoje pelas empresas, as duas aéreas somam juntas 14,1% de share e se tornam a terceira maior companhia brasileira.

Vale ressaltar que a Avianca e a Trip registraram o maior crescimento em abril, quando comparadas com o mesmo mês de 2011. A participação da Avianca aumentou de 2,6% para 5% e a da Trip saltou de 2,7% para 4,3%. 

Avianca e Azul registram maiores taxas de ocupação


De acordo com os dados divulgados hoje pela Anac, a Avianca e Azul repetiram os bons índices obtidos em março e voltaram a registram as maiores taxas de ocupação entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%. A Avianca alcançou 80% de ocupação e a Azul 77,6%.

O mesmo índice nos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi de 81% em abril de 2012, contra 80,9% de abril de 2011. O melhor aproveitamento em abril passado foi alcançado pela Tam, com 83,3%. No mesmo período a Gol alcançou 64,6%.

Os dados comparativos da Anac são elaborados com base nas operações regulares e não regulares de empresas brasileiras concessionárias dos serviços de transporte aéreo público de passageiros.

sábado, 26 de maio de 2012

Panico em voo da TAM oriundo de Brasília

Um avião da TAM sofreu uma pane entre o final da noite da última quinta-feira (24) e a madrugada de sexta-feira (25), quando voltava de Brasília, com destino a João Pessoa. Segundo relatos de passageiros, logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, via-se uma grande quantidade de fumaça a bordo, fato seguido por um forte odor de queimado. Por esse motivo, o avião retornou à Capital nacional, sendo os passageiros transferidos para outra aeronave, para que a viagem fosse concluída.

Por causa do incidente, o voo, que chegaria à 1h de ontem, o avião só  pousou em João Pessoa por volta das 4h. Um dos passageiros que estava no voo é o presidente do Partido Verde na Paraíba, Sargento Dênis, que voltava de reuniões do partido e de uma “vigília”, para apreciação do Código Florestal pela presidenta Dilma Rousseff.

“Estava com o Pastor Edvan, colega de partido. Mas, aparentemente não foi nada grave. Parece que uma daquelas lâmpadas que ficam em cima das poltronas se queimou, por isso que foi provocada a fumaça”, disse. Ainda assim, lembra Dênis, o momento foi de pânico para alguns passageiros.

“Vi que tinha muita gente apavorada orando nas suas poltronas. Pelo menos o bom é isso. Por mais que algumas pessoas se sintam autoridades e se digam ateias, por exemplo, todo mundo se apega a alguma coisa na hora do medo. A tripulação se portou até bem, mas era inevitável aquela situação”, destacou.

Um passageiro que não quis se identificar, porém, afirmou que, em um primeiro momento, o corpo de comissários de bordo tentou acalmar os passageiros, afirmando não se tratava de nada que pusesse em risco a vida das pessoas, mas, após questionamentos e conversas no interior da cabine do piloto, foi comunicada a decisão do retorno a Brasília.

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da TAM para comentar o assunto, mas não obteve o sucesso até o fechamento desta matéria.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Movimentação de passageiros nos aeroportos nordestinos em alta

O movimento de passageiros nos aeroportos do Nordeste - regional que compreende 13 equipamentos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) - registrou queda de 11,4% nos desembarques e embarques internacionais e aumento de 3,25% no setor nacional, no primeiro quadrimestre deste ano em relação a 2011. A informação é da Infraero.

Dos aeroportos instalados nas nove capitais nordestinas, o Aeroporto Santa Maria, de Aracaju (SE), foi o que apresentou maior crescimento no período, de 24,5%, seguido do Aeroporto Marechal Cunha Machado, de São Luís (MA), 16,37%, e do Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, que registrou crescimento de 6,95%.

O aeroporto de Fortaleza (CE), Pinto Martins, teve aumento da movimentação de passageiros de 4,44%; enquanto que o Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina (PI), teve alta de 1,22%. Já o Aeroporto dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife (PE), apresentou alta de 0,67% nos embarques e desembarques no período.

Três aeroportos registraram queda na movimentação de passageiros no primeiro quadrimestre: o Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, de Salvador (BA), com queda de 7,16%; o Aeroporto Augusto Severo, em Natal (RN), com redução de 4,91%; e o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), com queda de 0,82%.

Os dados da Infraero reforçam o crescimento do movimento de passageiros nos aeroportos instalados no interior do Nordeste. No primeiro quadrimestre, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE) (foto), apresentou crescimento de 72,65%, seguido do Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), com alta de 38,57%, e o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande (PB), que registrou crescimento de 9,53% no primeiro.

INFRAERO inicia ampliação do aeroporto de Fortaleza

Executivos da Infraero devem assinar, a ordem de serviço para início das obras de reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martis. E, segundo o governo do Ceará, também será feita uma adequação do sistema viário e ampliação do pátio de manobras.

A reforma deve ser iniciada no próximo mês, e a primeira fase da obra finalizada em dezembro de 2013. A segunda etapa estará pronta em dezembro de 2016.

Serão investidos R$ 337 milhões pela Infraero. Com as obras, o Terminal de Passageiros terá a área ampliada dos atuais 38.500 m² para 133.829 m², além de aumentar a capacidade operacional anual de 6,2 milhões de passageiros para 14,2 milhões.

AmericanAirlines aumentará frequencias no Brasil


O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) publicou ontem autorização de dez novas frequências entre o Brasil e os EUA para a American Airlines. Inicialmente a American queria 17 novas concessões para aumentar serviços dos hubs de Miami e Nova York (JFK) para cidades no Brasil. A empresa propunha aumentar o serviço atual entre JFK e São Paulo(GRU), assim como entre Miami e Rio de Janeiro. A aérea também queria converter o voo diário entre Miami e Recife–Salvador em voos diretos cinco vezes por semana, entre Miami e Recife e entre Miami e Salvador.

O governo americano concedeu dez frequências combinadas para a AA, para que a empresa as utilize para sete voos adicionais entre Nova York e São Paulo (a partir de 1º de outubro de 2012) e mais três voos semanais para serem usados, a partir de 15 de novembro de 2012, entre Miami e Recife ou Miami e Salvador.

Em concessões já aprovadas anteriormente, a American aumentará o número total de voos semanais entre Dallas-Fort Worth (DFW, no Texas) e São Paulo de sete vezes por semana para 12 vezes por semana, com inicio em 14 de junho. Também, em 14 de junho, voos de Miami para Brasília (BSB) e Belo Horizonte (CNF) aumentarão de cinco e três vezes por semana, respectivamente, para voos diários.

Além dos serviços adicionais entre DFW e São Paulo, a American iniciará um novo serviço que conecta o hub de Miami a Manaus, com início em junho.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ameaça de bomba desvia voo

Uma mulher que dizia ter uma bomba implantada cirurgicamente no corpo provocou um incidente  que fez um voo da U.S. Airways com 179 passageiros se desviar da rota nos Estados Unidos (USA). O incidente ocorreu no voo 787, que seguia de Paris para Charlotte, na Carolina do Norte e fez um pouso de emergência no aeroporto de Maine. A mulher, uma cidadã francesa nascida em Camarões, na África, inicialmente entregou um bilhete para um membro da tripulação.

Segundo a emissora ABC, passageiros conseguiram deter a mulher, enquanto ela foi examinada por médicos que estavam a bordo. Os médicos não encontraram nenhum cicatriz ou evidência de processo cirúrgico recente. Autoridades disseram à emissora que aparentemente a passageira sofria de problemas mentais.

Passageiros relataram que a mulher levantou da poltrona e se dirigiu ao banheiro do avião, com a mão sobre a barriga e perguntando se havia algum médico a bordo. Pouco depois, o piloto teria avisado que o voo seria desviado por estar com baixo nível de combustível.

Mesmo sem evidências de que a mulher levasse qualquer tipo de bomba, o incidente foi suficiente para espalhar o pânico entre os passageiros, que não sabiam ao certo o que estava ocorrendo. Após o desvio e a detenção da mulher, eles puderam retomar o voo ao destino original, três horas e meia depois do horário previsto.

Autoridades estão investigando o que levou a mulher a instalar o terror durante o voo, já que ela não levava nenhum explosivo.

Foto: AP

Paraíba tentará negociar novo terminal de passageiros


O presidente da INFRAERO, Antonio Gustavo Matos do Vale, estará em João Pessoa no dia 28 de maio para uma reuniao com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. A pauta do encontro vai girar em torno da construção de um novo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto - João Pessoa.

O encontro entre Antonio Vale e Ricardo Coutinho foi pedido diretamente pela Presidente Dilma Rousseff, quando da ida de uma comitiva brasileira à India. Na oportunidade, o governador pediu à presidente a construcao do novo terminal na Paraíba, assim como a ampliação do Porto de Cabedelo. O encontro tambem foi articulado pelo deputado federal Damião Feliciano.

O Aeroporto paraibano tem capacidade para receber 2,3 milhoes de passageiros por ano. No ano passado, 1,14.085 passageiros cruzaram os portoes de embarque e desembarque. No primeiro quadrimestre deste ano, já passaram pelo aeroporto 407.823 passageiros. Em abril, o movimento de passageiros teve um pequeno crescimento de 2,88% em relção ao mesmo período do ano passado, mas no acumulo dos quatro primeiros meses continuamos em crescimento acelerado na movimentação de passageiros.

Fonte Turismo em foco

Aeroporto de João Pessoa simula emergencia aérea

O Aeroporto Internaciona Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, foi cenário para o encerramento do Curso de Voluntários de Emergência. Cerca de 90 pessoas participaram da simulação de um acidente aeronáutico que teve como objetivo habilitar a população aeroportuária (pessoas que trabalham no aeroporto) para o resgate de vítimas.

Segundo o superintendente da Infraero de João Pessoa, Alexandre Oliveira, o aeroporto está preparado para situações sinistras, porque 70% dos funcionários já foram treinados. Mesmo assim, ele destacou que as chances de sobrevivência nesse tipo de ocorrência são poucas.

Para a realização do encerramento do curso, onde foi feita uma simulação de um acidente de avião de pequeno porte, contendo 20 passageiros, estavam presentes o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte Infraero

Qantas será dividida em duas empresas após prejuizos

A australiana Quantas sera dividida em duas empresas aéreas: a Qantas International e a Qantas Domestic. A medida faz parte do planejamento para aumentar a eficiência e competitividade da empresa aérea, iniciado no ano passado, e está acompanhada de mudanças na estrutura administrativa, além da confirmação de cerca de 500 demissões. Segundo comunicado da empresa, a mudança vale para a partir de 1º de julho, quando as duas empresas aéreas assarão a ter conselho diretivo separados e funções operacionais e comerciais próprias.

O processo de transição, dirigido pelo atual CEO da Qantas, Alan Joyce, deve levar cerca de dois meses, a partir dos quais inclusive os resultados financeiros das companhias aéreas serão apresentados separadamente. “Nos últimos 18 meses temos trabalhado para aumentar a competitividade da Qantas. Contamos com as duas companhias aéreas mais rentáveis do mercado australiano”, disse o CEO, em comunicado, referindo-se às operações domésticas da QantasLink e sua subsidiária low cos, a Jetstar. Para o CEO, dividir a companhia é um caminho para devolver a sustentabilidade à Quantas International. “Cada negócio enfrenta situações distintas. Enquanto a divisão doméstica é forte, a Quantas International gera perdas e não devolve os resultados dos investimentos”, explica.

Quem dirigirá a Qantas International será o atual CEO do programa de milhagens da empresa, Simon Hickey, enquanto o responsável pelas Operações da Qantas Lyell Strambi, assumirá a Qantas Domestic. As demissões ocorrerão dentro do planejamento apresentado pela aérea no início do ano, após a constatação da queda de 82,5% na lucratividade no primeiro semestre fiscal de 2011 (julho-dezembro de 2011).

Foto da web

quarta-feira, 9 de maio de 2012

TAM ligará Fortaleza à João Pessoa


A TAM Linhas Aéreas solicitou autorização a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) para realizar voos temporarios (07 e 11 de junho) ligando Fortaleza à João Pessoa. O principal motivo desta ligação é as festas Juninas realizadas na Paraíba - uma das maiores festas juninas do mundo.

O maior São João do mundo é realizado na cidade de Campina Grande a 125km da capital paraibana. O Aeroporto Internacional de João Pessoa é a principal porta de entrada de turistas no nordeste. O voo será realizado por airbus A320 no periodo da madrugada. Confira os horarios dos voos:

9458 | Fortaleza 05:25h  > João Pessoa 06:25h
9459 | João Pessoa 03:50h > Fortaleza 04:50h

Falta de infraestrutura é o problema da aviação civil

Um dos grandes gargalos do setor de aviação civil no país é a falta de investimentos, especialmente em infraestrutura, disse hoje o diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil, Ricardo Chaves Rocha.

“A ideia é atacar em todos os sentidos: na expansão de aeroportos, melhoria de gestão de infraestrutura e no uso do Fundo Nacional de Aviação Civil, que hoje conta com recursos significativos e que devem aumentar no ano que vem, quando tivermos os recursos oriundos do valor de outorga das concessões”, disse Rocha ao participar de audiência pública no Senado.

Outro ponto que deve ajudar na melhoria da infraestrutura, segundo ele, é a revisão do marco regulatório do setor. O Código Brasileiro de Aeronáutica é de 1986, anterior à Constituição atual. “Uma questão a ser tratada é a possibilidade de novas empresas oferecerem novos serviços. Isso aumenta a competição, traz melhorias e benefícios. Precisamos tratar também do aumento da competitividade e da redução no preço do combustível de aviação, que representa um custo enorme para o setor”, completou.

Para o superintendente de Regulação Econômica da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Ricardo Bisinotto Catanat, a universalização do acesso a viagens aéreas tem causado a rápida saturação da infraestrutura aeroportuária. “Há um crescimento exponencial no número de passageiros transportados", comentou.

Segundo ele, a Anac tem trabalhado em questões como a defesa dos direitos do passageiro e a melhoria de serviços nos aeroportos, como acessiblidade. Ainda este ano, uma consulta pública deverá ser feita para ouvir opiniões de usuários quanto ao tratamento a ser dado a bagagens extraviadas e violadas. “A Anac tem sido chamada a atuar como órgão integrante do sistema de proteção de defesa do consumidor”, concluiu.

GOL vende passagens no trecho Fortaleza - Campina Grande


Com o intuito de atender a alta demanda de passageiros que vão para Campina Grande, na Paraíba, durante o São João (junho), a GOL Linhas Aéreas já disponibilizou no seu sistema alguns voos extras com saídas de Fortaleza durante os festejos juninos.

De 13 a 15 de junho, a empresa irá operar o G3 9099, com saída de Fortaleza às 2h05 e chegada em Campina Grande às 3h05. No sentindo inverso, o voo decola da cidade paraibana às 4h e pouso na capital cearense às 5h. Os voos extras, que serão operados também de 17 a 24 de junho, já estão disponíveis para comercialização no sistema da GOL. 

9099 | Fortaleza 02:05h > Campina Grande 03:05h
9098 | Campina Grande 04:00h > Fortaleza 05:00h