quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Crescimento urbano causa problemas no aeroporto de Campina Grande

A construção de cinco prédios em Campina Grande está causando uma grande polêmica entre a prefeitura e a Anac - Agência Nacional de Aviação Civil. De acordo com a Anac, os prédios estariam dentro do limite de segurança para a rota de pousos e decolagens de aviões no Aeroporto João Suassuna, no bairro da Prata, e tiveram as obras paralisadas. Diante disso, a prefeitura já admite mudar o aeroporto do local, para não haver interrupção das operações aéreas e o crescimento urbano da cidade.

Com base em uma resolução que regulamente a aviação civil no Brasil, a distância dos prédios para uma pista de decolagem deve ser de 40 quilômetros, formando um raio de segurança. O prefeito Romero Rodrigues citou os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e dos Guararapes, em Recife, para exemplificar que vários prédios estariam dentro desse limite, com o funcionamento dos equipamentos ocorrendo normalmente. O prefeito argumentou ainda, que o Comando Aéreo Regional (Comar) no Nordeste, sediado em Recife, seria o órgão competente para definir ou não sobre a paralisação das obras dos prédios. 

Já o procurador geral do município, José Mariz, disse que enviou documentação ao Comar solicitando uma reunião para que a prefeitura saiba de fato qual o itinerário dos voos que pousam e decolam em Campina Grande. A intenção, segundo afirma, é que este raio de segurança seja ajustado. O procurador também admitiu a possibilidade de tirar o aeroporto do local. O Comar, no entanto, informou que ainda não recebeu este documento e aguarda o contato oficial da prefeitura.Redação com CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário