quarta-feira, 31 de agosto de 2011

American Airlines inicia vendas entre Manaus e Miami


Autorizado recentemente pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos, o voo Manaus-Miami da American Airlines já está disponível para venda. Serão quatro frequências semanais: às sextas, aos sábados, aos domingos e às segundas. A operação começa no dia 16 de junho de 2012.

"O novo serviço que propomos oferecerá aos nossos clientes ainda mais opções de viagem para o Brasil, que possui a maior economia da América Latina”, explica o diretor de Vendas e Marketing da American Airlines no Brasil, Dilson Verçosa Júnior. “A American está comprometida a investir seus recursos para atender essa importante parte do mundo”, completou.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ociosidade diminui no Aeroporto de João Pessoa


O período de ociosidade no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, teve uma redução de seis horas em relação ao ano passado, de acordo com dados da superintendência da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), passando de 17 horas para atuais 11 horas.

O aeroporto conta com 15 voos diários, explorados por quatro companhias aéreas - TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul e Avianca. Desses voos, apenas três da Gol Linhas Aéreas possuem escalas. Os outros fazem rotas diretas para São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Salvador (Deputado Eduardo Magalhães) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

Dos horários oferecidos pelas companhias aéreas, no Castro Pinto, no entanto, apenas um sai no horário da manhã, da TAM/Pantanal, às 7h45. Os outros voos saem a partir das 14h até às 22h, depois das 1h45 até às 4h45. “Estamos tentando atrair novos voos para o horário da manhã”, afirmou Sérgio Baltore, gerente de Operações da Infraero no Castro Pinto.   

TAM oferece novos voos para Maceió e Vitória

 
A TAM oferecerá, a partir de 1º de setembro, dois novos voos diários para Vitória desde Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). As novas frequências serão operadas por aeronave Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros.

A partir de 5 de setembro, a companhia também terá um novo voo entre o aeroporto Santos Dumont (SP) e a capital capixaba. A frequência, disponível de segunda a sábado, será operada com aeronave Airbus A319, com 144 assentos, e volta programada para o aeroporto do Galeão.

Na mesma data, Maceió ganha novas opções de horários para conexões internacionais. O novo voo entre a capital alagoana e o Rio de Janeiro será operado por aeronave Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros e terá frequência diária. 

ANAC determina ampliação de atendimentos das aéreas

A ANAC publicou ontem a Resolução nº 196, que regulamenta o atendimento prestado pelas companhias aos passageiros que utilizam o transporte aéreo regular. 

A determinação faz com que as companhias aéreas disponham de canais de atendimento presencial, centrais de atendimento por telefone e internet para o recebimento e processamento de queixas e reclamações.

Os guichês de atendimento deverão ser implantados em áreas distintas dos balcões de check-in e das lojas destinadas a vendas de passagens, nos aeroportos em que a empresa movimente mais de 500 mil passageiros por ano.

As regras são válidas em todo o território nacional para empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo regular de passageiros que operam no País. As companhias têm 60 dias para adequar-se à medida.

TAM rever plano de frota


A Tam Linhas Aéreas revisou o plano da frota que terá a partir de 2012. A empresa não optará pela ampliação de aeronaves além do já previsto, trocará aeronaves em algumas rotas e com isso diminuirá voos internacionais do Rio de Janeiro. O objetivo é aumentar a rentabilidade da companhia e otimizar as operações em momentos de incertezas mundiais e de crescimento doméstico menor que o previsto. A companhia encerrará o próximo ano com 159 aeronaves, e não mais com as 163 previstas no plano de frota anterior.

A previsão de crescimento para 2012 é menor do que o previsto para este ano – entre 15% e 18%, conforme o guidance para 2011. “Confiamos no crescimento do Brasil e do mercado de aviação no próximo ano, mas entendemos que um ajuste em nosso plano de frota é necessário para assegurar a rentabilidade do negócio, num contexto de maior racionalidade do mercado”, afirma Líbano Barroso, presidente da Tam Linhas Aéreas.

Além da revisão da frota e da troca de algumas aeronaves em determinadas rotas, a Tam intensificará suas ações de controle de custos e aumento de receitas. Entre as medidas adotadas, a sua frota narrow body (aeronaves com apenas um corredor de circulação) não será aumentada em quatro unidades no próximo ano, como originalmente previsto.

Em 2012, a Tam receberá 13 novos aviões da família Airbus A320 e devolverá 13 atualmente em operação. A empresa não optará pela renovação de quatro leasings de aeronaves, modificando o plano original de receber 13 equipamentos novos e devolver nove.

“Em nossa conferência com analistas, após o anúncio dos resultados do segundo trimestre, no início de agosto, comentamos que tínhamos flexibilidade para reduzir a frota de aviões em 2012, caso fosse necessário”, lembra Líbano Barroso. “Mesmo com essa revisão, vamos renovar 10% da frota doméstica, mantendo a baixa idade média das aeronaves. Além do benefício claro de qualidade de serviço para nossos clientes, que contam com uma das frotas mais jovens do mundo, isso contribuirá para diminuir custos de manutenção e o consumo de combustível”, argumenta.

domingo, 28 de agosto de 2011

Site da Gol Linhas Aéreas Inteligentes de cara nova


A GOL Linhas aéreas inteligentes no seu décimo aniversário traz para seus clientes, além das melhores ofertas, um novo site. A empresa acaba de modernizar seu canal online, que apesar de manter as mesmas configurações traz um toque de sufiticação.

O objetivo da empresa com o novo site, é apresentar a seus clientes um canal ainda mais fácil. A empresa está disponibilizando no site formas mais rápidas e simples de realizar determinadas tarefas. É possível por exemplo comprar sua passagem clicando em "Passagens", em qualquer área do site; clientes GOL e Smilles encontram ofertas em um só lugar; em "Seu voo", é o espaço do passageiro, onde ele pode consultar, alterar ou cancelar seu voo. Em "Viagem seu dúvida" e "Atendimento" você encontra respostas para suas dúvidas; além disso agora ficou mais fácil acessar o site da Gollog e Smilles. 

Você também pode acompanhar a GOL nas redes sociais como twitter, facebook, orkut, youtube e blog. O site também disponibiliza para os estrangeiros vários idiomas. No canal web da empresa você também pode agilizar seu check-in, o que facilitará na hora do seu embarque. Confira.

sábado, 27 de agosto de 2011

Furacão fecha aeroporto de New York

Companhias aéreas do mundo inteiro cancelaram ou adiaram neste sábado (27) os vôos com destino à costa leste dos Estados Unidos devido à aproximação do furacão Irene. O fenômeno também levou as autoridades americanas a decidirem pelo fechamento dos aeroportos de Nova York a partir das 22h deste sábado (23h de Brasília).

A decisão afetou os aeroportos de La Guardia, John F. Kennedy International e Newark, revelou à AFP o porta-voz da autoridade aeroportuária de Nova York e Nova Jersey. Até a tarde deste sábado, esses aeroportos tinham cancelado voos de chegada, mas alguns aviões conseguiram decolar neste sábado, apesar dos cancelamentos em massa. Além disso, a circulação dos trens foi interrompida em toda a região leste dos Estados Unidos, assim como os transportes públicos de Nova York.


A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou o cancelamento de todos os voos com destino e procedentes de Nova York para sábado e domingo, assim como o cancelamento de todas as conexões com Boston e Filadélfia para o domingo, segundo o site da empresa.

A Air France também cancelou todos os voos para e procedentes de Nova York para o fim de semana, enquanto o restante das conexões com outras cidades da costa leste podem sofrer atrasos. Além disso, a companhia francesa informou que não aceitará "crianças de 5 a 14 anos" viajem sozinhas nos voos atingidos por essas medidas.

A britânica British Airways explicou em seu site que "começou a cancelar voos provenientes ou com destino a cidades americanas" e recomendou a seus passageiros consultar o estado de seus voos antes de viajar.

A companhia Ibéria cancelou todos os voos provistos para sábado e domingo (28) para Nova York. A chilena LAN atrasou duas conexões entre Nova York e Santiago e cancelou dois voos que cobriam a rota entre Nova York e Guayaquil (Equador).

G1

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ultraleve cai no Aeroclube de João Pessoa

Um ultraleve caiu no fim da tarde desta sexta-feira (26) na pista do Aeroclube de João Pessoa, na Paraíba. Às 17h, o Samu e os bombeiros foram ao local para socorrer uma vítima.

Segundo informações do comandante do Aeroclube, Carlos Guedes, apenas o piloto, João Carlos Medeiros, 54 anos, se encontrava dentro do aeronave. Ele sofreu ferimentos leves na cabeça e foi encaminhado consciente para o Hospital da Unimed, na capital, onde recebe os primeiros socorros.

Ainda de acordo com o comandante, o piloto é muito experiente e teria perdido o controle da aeronave ao ser surpreendido por uma rajada de vento na hora do pouso. Os destroços do avião ainda não foram retirados da pista.

G1PB

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ANAC julga recurso sobre decisão do voo GOL 1907

A Junta Recursal da Anac julgou hoje o recurso apresentado pela Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do voo 1907 sobre a decisão do processo administrativo aberto contra o piloto Joseph Lepore, comandante do jato de prefixo N800XL, e a empresa Excel Air Services, envolvidos no acidente com a aeronave da Gol, em 29 de setembro de 2006.

Ficou mantido, em segunda instância, as sanções administrativas já aplicadas aos autuados, nas quais, multa de R$ 3,5 mil para o piloto Joseph Lepore e de R$ 7 mil para a empresa Excel Air Services, essas já pagas em primeira instância.

A medida administrativa da agência teve como base na constatação que as características de voo de entrega da aeronave Legacy o submetiam à regra de operação em espaço aéreo de separação reduzida (RSVSM), situação que exigiria que os autuados portassem carta de autorização (Letter of Authorization – LOA) da autoridade aeronáutica norte-americana (Federal Aviation Administration - FAA), documento esse de que não dispunham. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Começou a ser desmontado as aeronaves da VASP


O processo de desmonte dos nove aviões-sucata da Vasp parados há seis anos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde ocupam um espaço de 170 mil m2. A ação é resultado do Programa Espaço Livre, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de remover todas as sucatas que ocupam espaços em aeroportos e prejudicam as operações do transporte aéreo brasileiro. No prazo de 20 dias, será concluído o desmonte dos aviões da Vasp em Congonhas e, em cerca de 60 dias, haverá o primeiro leilão.

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, assistiu ao desmonte da primeira aeronave, em solenidade que reuniu também representantes das instituições parceiras do Programa Espaço Livre, como a Secretaria Especial da Aviação Civil da Presidência da República, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e Ministério Público de São Paulo (MPSP). A corregedora considerou o fato simbólico e afirmou que  representa uma vitória contra a burocracia.
 

Promoções: GOL tem a melhor tarifa para você

Dando continuidade às mega promoções desse segundo semestre, a GOL está vendendo passagens aéreas promocionais a preços excelentes em mais de 400 trechos para viagens em setembro e novembro.

Os preços são os mesmos dessas últimas promoções que as GOL fez nas últimas semanas, quase todos os trechos custam R$75, R$105, R$155 ou R$215. É mais uma ótima oportunidade para quem perdeu as últimas promoções. Pesquise e aproveite!

Algumas dicas: geralmente às terças, quartas e quintas é mais fácil encontrar as passagens promocionais; para encontrar a tarifa promocional é preciso pesquisar ida e volta; os preços das passagens não são os mesmos para viajar em qualquer dia. Se você não encontrar o valor que informamos, basta tentar em outras datas; se você entrar no site da GOL não verá nenhuma informação sobre essa promoção, mas basta pesquisar as passagens que irá encontrar. 

Essas dicas você só encontra no Aeroportos Brasil e no Melhores Destinos. Para comprar as passagens, você pode clicar em um dos links abaixo e selecionar a data da sua preferência.

Manaus – São Paulo R$310 (ida+volta)
Manaus – Rio de Janeiro
R$430 (ida+volta)
Manaus – Belo Horizonte
R$430 (ida+volta)
Manaus – Salvador
R$430 (ida+volta)

Belém – Cuiabá R$430 (ida+volta)
Belém – Manaus R$150 (ida+volta)
Belém – Boa Vista R$310 (ida+volta)
Belém – Macapá R$150 (ida+volta)
Belém – Porto Alegre R$430 (ida+volta)
Belém – Curitiba R$430 (ida+volta)
Belém – Florianópolis R$430 (ida+volta)

Recife – São Paulo R$310 (ida+volta)
Recife – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
Recife – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Recife – Brasília R$310 (ida+volta)
Recife – Salvador R$150 (ida+volta)
Recife – Manaus R$430 (ida+volta)
Recife – Aracaju R$210 (ida+volta)

Fortaleza – São Paulo R$310 (ida+volta)
Fortaleza – Rio de Janeiro R$430 (ida+volta)
Fortaleza – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Fortaleza – Brasília R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Salvador R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Manaus R$310 (ida+volta)
Fortaleza – São Luis R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Natal R$150 (ida+volta)

Salvador – São Luis R$430 (ida+volta)
Salvador – Natal R$150 (ida+volta)
Salvador – Maceió R$150 (ida+volta)
Salvador – Campo Grande R$430 (ida+volta)
Salvador – Cuiabá R$430 (ida+volta)
Salvador – Belém R$430 (ida+volta)
Salvador – Porto Alegre R$430 (ida+volta)
Salvador – Curitiba R$310 (ida+volta)

João Pessoa – São Paulo R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Brasília R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Salvador R$150 (ida+volta)
João Pessoa – Campo Grande R$430 (ida+volta)
João Pessoa – Belém R$430 (ida+volta)

Maceió – São Paulo R$310 (ida+volta)
Maceió – Rio de Janeiro
R$310 (ida+volta)
Maceió – Belo Horizonte
R$310 (ida+volta)
Maceió – Brasília
R$150 (ida+volta)
Maceió – Salvador
R$150 (ida+volta)

São Luis – São Paulo R$310 (ida+volta)
São Luis – Rio de Janeiro
R$430 (ida+volta)
São Luis – Belo Horizonte
R$310 (ida+volta)
São Luis – Brasília
R$310 (ida+volta)
São Luis – Manaus
R$430 (ida+volta)
São Luis – Fortaleza
R$150 (ida+volta)
São Luis – Teresina
R$157 (ida+volta)
São Luis – Belém
R$430 (ida+volta)

São Paulo – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
São Paulo – Belo Horizonte R$130 (ida+volta)
São Paulo – Brasília R$150 (ida+volta)
São Paulo – Vitória R$150 (ida+volta)
São Paulo – Salvador R$150 (ida+volta)
São Paulo – Recife R$310 (ida+volta)
São Paulo – Fortaleza R$310 (ida+volta)
São Paulo – Teresina R$310 (ida+volta)
São Paulo – São Luis R$310 (ida+volta)
São Paulo – Aracaju R$310 (ida+volta)
São Paulo – Maceió R$310 (ida+volta)
São Paulo – Campo Grande R$150 (ida+volta)
São Paulo – Cuiabá R$210 (ida+volta)
São Paulo – Belém R$430 (ida+volta)
São Paulo – Porto Velho R$430 (ida+volta)
São Paulo – Boa Vista R$430 (ida+volta)
São Paulo – Macapá R$430 (ida+volta)
São Paulo – Porto Alegre R$150 (ida+volta)
São Paulo – Curitiba R$109 (ida+volta)
São Paulo – Florianópolis R$150 (ida+volta)
São Paulo – Joinville R$109 (ida+volta)
São Paulo – Londrina R$82 (ida+volta)
São Paulo – Maringá R$150 (ida+volta)
São Paulo – Uberlândia R$150 (ida+volta)
São Paulo – Foz do Iguaçu R$150 (ida+volta)

Rio de Janeiro – São Paulo R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Belo Horizonte
R$105 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Brasília
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Salvador
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Recife
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Fortaleza
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Teresina
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – São Luis
R$430 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Aracaju
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Maceió
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Campo Grande
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Cuiabá
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Belém
R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Manaus
R$430 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Macapá
R$430 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Porto Alegre
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Curitiba
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Florianópolis
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Joinville
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Londrina
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Maringá
R$210 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Uberlândia
R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Foz do Iguaçu
R$210 (ida+volta)

Brasília – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Brasília – Belo Horizonte
R$150 (ida+volta)
Brasília – São Paulo
R$150 (ida+volta)
Brasília – Vitória
R$150 (ida+volta)
Brasília – Salvador
R$210 (ida+volta)
Brasília – Recife
R$310 (ida+volta)
Brasília – Fortaleza
R$150 (ida+volta)
Brasília – Teresina
R$310 (ida+volta)
Brasília – São Luis
R$310 (ida+volta)
Brasília – Aracaju
R$310 (ida+volta)
Brasília – Maceió
R$150 (ida+volta)
Brasília – Campo Grande
R$210 (ida+volta)
Brasília – Cuiabá
R$150 (ida+volta)
Brasília – Belém
R$310 (ida+volta)
Brasília – Porto Velho
R$310 (ida+volta)
Brasília – Boa Vista
R$430 (ida+volta)
Brasília – Macapá
R$430 (ida+volta)
Brasília – Porto Alegre
R$247 (ida+volta)
Brasília – Curitiba
R$210 (ida+volta)
Brasília – Florianópolis
R$310 (ida+volta)
Brasília – Joinville
R$310 (ida+volta)
Brasília – Londrina
R$150 (ida+volta)
Brasília – Uberlândia
R$210 (ida+volta)
Brasília – Foz do Iguaçu
R$310 (ida+volta)

Belo Horizonte – Rio de Janeiro R$105 (ida+volta)
Belo Horizonte – São Paulo
R$151 (ida+volta)
Belo Horizonte – Vitória
R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Brasília
R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Salvador
R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Recife
R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Fortaleza
R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Teresina
R$430 (ida+volta)
Belo Horizonte – São Luis
R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Campo Grande
R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Cuiabá
R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Belém
R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Manaus
R$430 (ida+volta)
Belo Horizonte – Porto Alegre
R$220 (ida+volta)
Belo Horizonte – Curitiba
R$140 (ida+volta)
Belo Horizonte – Florianópolis
R$210 (ida+volta)
Belo Horizonte – Joinville
R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Londrina
R$210 (ida+volta)
Belo Horizonte – Maringá
R$210 (ida+volta)
Belo Horizonte – Uberlândia
R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Foz do Iguaçu
R$310 (ida+volta)

Porto Alegre – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Porto Alegre – Belo Horizonte
R$220 (ida+volta)
Porto Alegre – Brasília
R$247 (ida+volta)
Porto Alegre – Vitória
R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Salvador
R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Recife
R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Fortaleza
R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Teresina
R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Aracaju
R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Campo Grande
R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Cuiabá
R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Belém
R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – São Paulo
R$150 (ida+volta)
Porto Alegre – Curitiba
R$150 (ida+volta)
Porto Alegre – Londrina
R$210 (ida+volta)

Curitiba – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Curitiba – Belo Horizonte
R$140 (ida+volta)
Curitiba – Brasília
R$210 (ida+volta)
Curitiba – Vitória
R$210 (ida+volta)
Curitiba – Salvador
R$310 (ida+volta)
Curitiba – Recife
R$430 (ida+volta)
Curitiba – Campo Grande
R$150 (ida+volta)
Curitiba – Porto Alegre
R$150 (ida+volta)
Curitiba – São Paulo
R$109 (ida+volta)
Curitiba – Florianópolis
R$171 (ida+volta)
Curitiba – Londrina
R$150 (ida+volta)
Curitiba – Maringá
R$150 (ida+volta)

Porto Velho – Manaus R$150 (ida+volta)
Porto Velho – São Paulo
R$430 (ida+volta)
Porto Velho – Brasília
R$310 (ida+volta)

Rio Branco – Manaus R$210 (ida+volta)
Rio Branco – São Paulo
R$430 (ida+volta)
Rio Branco – Rio de Janeiro
R$430 (ida+volta)
Rio Branco – Belo Horizonte
R$430 (ida+volta)
Rio Branco – Brasília
R$430 (ida+volta)

Boa Vista – Manaus R$150 (ida+volta)
Boa Vista – São Paulo
R$430 (ida+volta)
Boa Vista – Brasília
R$398 (ida+volta)

Macapá – belém R$150 (ida+volta)
Macapá – Manaus R$310 (ida+volta)
Macapá – Fortaleza R$310 (ida+volta)
Macapá – Rio de Janeiro R$430 (ida+volta)

TAM e JetBlue fecham acordo



A brasileira Tam e americana Jet Blue, baseada em Nova York e criada por David Neeleman, hoje na Azul, são as mais novas parceiras do mercado. As duas companhias fecharam uma parceria interline para oferecer novas opções de conexão aos passageiros que vão do Brasil para cidades norte-americanas por meio do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e do Aeroporto Internacional de Orlando. A Tam tem voos diretos do Brasil para ambos aeroportos.

Com este novo acordo já em vigor, os clientes podem incluir em um mesmo e-ticket todo o trecho da viagem, combinando voos nas duas malhas aéreas. Isso facilita não só a compra de bilhetes, mas também o check-in e o despacho da bagagem até o destino final.

A Jet Blue tem 150 saídas diárias do JFK para dezenas de grandes cidades, a partir do novo Terminal 5. No Aeroporto Internacional de Orlando – para onde a Tam recentemente duplicou seus voos a partir de São Paulo –, a companhia aérea norte-americana oferece serviços para mais de 20 destinos em todos os Estados Unidos, Caribe e América Latina.

“Os brasileiros estão viajando com maior frequência para outros países, e essa parceria é importante para aumentar nosso alcance nos Estados Unidos, um dos destinos preferidos de nossos clientes”, diz Nelson Shinzato, vice-presidente de Planejamento e Alianças da Tam Linhas Aéreas.

“Estamos felizes pela parceria com a Tam, que nos permite oferecer mais destinos aos nossos clientes,” declarou Scott Resnick, diretor de Parcerias da JetBlue. “Estamos ansiosos por receber os clientes Tam para que possam conhecer a experiência de voar na JetBlue e por apresentar a mais americanos a emoção e a beleza do Brasil e demais destinos da Tam em toda a América do Sul.” 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cias não poderão cobrar mais que 10% de taxa para cancelamento

A Justiça Federal determinou que as empresas aéreas não poderão cobrar mais que 10% do valor dos passagens aéreas de taxa de cancelamento. A decisão é referente às empresas Tam, Gol, Cruiser, TAF e Total. Pelo visto esse processo é bem antigo, já que a TAF nem existe mais e a Total não vende mais passagens aéreas.


A sentença foi dada pelo o juiz da 10ª Vara Federal de Goiás, Daniel Guerra Alves, que atuava que atuava em mutirão na Justiça do Pará, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) local e vale para o País inteiro. As empresas serão notificadas e deverão recorrer, ou seja, uma decisão final sobre o assunto ainda deve demorar bastante.


Atualmente não é raro a taxa de cancelamento ser maior que o valor da passagem, o que na prática significa perder a passagem em caso de cancelamento. Com a sentença as empresas poderão cobrar até 5% do valor da passagem se for cancelada com até 15 dias de antecedência. Se o cancelamento for entre 15 dias e a data da viagem as empresas poderão cobrar no máximo 10% do valor da passagem.


A decisão entra em vigor a partir do momento da publicação no Diário Oficial. Isso deve acontecer no decorrer dessa semana. Agora o que surpreende mesmo nessa decisão é que ela é retroativa a 2002! Isso mesmo, as empresa terão que devolver toda a cobrança feita além desses limites, desde 5 de setembro de 2002. A confusão está armada.

Fonte: Estadão 

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante privatizado


O Consórcio Inframerica, composto pelas empresas Infravix (Engevix) e Corporacion América (empresa argentina), acaba de vencer o leilão de construção e operação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, que pretende ser o maior hub de cargas do Brasil.

A obra, porém, só deverá estar concluída após à Copa do Mundo de 2014, fato que tem gerado muita polêmica, pois o Aeroporto Augusto Severo, que serve à capital potiguar, não reúne condições para atender a um evento de grande porte.

A empresa que construirá o novo aeroporto do Rio Grande do Norte já havia apresentado a melhor proposta (R$ 132,5 milhoes), mas a disputa foi para o leilão viva voz. O vencedor disputou minuto a minuto com o Consórcio Aeroportos Brasil, composto pelas empresas MPE e Instituto de Transportes Aéreos do Brasil. O Consórcio Inframerica venceu o leilão com um lance de R$ 170 milhões.

O ministro chefe de Aviação Civil, Wagner Bittencourtt, dará coletiva à imprensa em instantes para repercutir o resultado do leilão. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TAM lidera reunião de grupo estratégico da Star Alliance


A TAM Linhas Aéreas lidera a reunião que acontece nesta quinta-feira (18), em São Paulo, com o grupo estratégico Country Steering Council da Star Alliance no Brasil. Durante esse encontro, o terceiro a ser realizado neste ano, são discutidas maneiras de promover, de forma mais eficaz, os benefícios oferecidos pela Star Alliance, por meio dos seus produtos e suas soluções empresariais. O objetivo é simplificar e tornar mais ágil o trabalho dos agentes de viagem, clientes corporativos, organizadores de eventos e empresas de incentivo.

No primeiro semestre, já foram realizados 22 workshops para divulgar as soluções empresariais Corporate Plus (para corporações que custeiam as viagens de seus funcionários a serviço), Meetings Plus (para empresas que realizam reuniões com participantes de diversas localidades) e Conventions Plus (para participantes de congressos e eventos). Além disso, também foi divulgada a Tarifa Volta ao Mundo (opção especial da Star Alliance aplicada para os passageiros que desejam dar a volta ao mundo, utilizando-se sempre de voos das companhias participantes da aliança).
 

Promoções: GOL com preços baixo voando em janeiro

Os preços da GOL estão muito baixos para janeiro, não deixe de aproveitar. No ano passado além de não tem promoções desse tipo para janeiro, as passagens estavam custando em média cinco vezes mais que os valores dessa promoção.

Seguem abaixo vários trechos em promoção disponibilizado pelo Melhores Destinos para viajar em janeiro. É impossível mapearmos todos os voos da GOL. Portanto, se o destino que você deseja não estiver listado, não deixe de fazer sua pesquisa, poisele pode também estar com bons preços. Além disso, as passagens listadas são exemplos. Confira:

São Paulo – Manaus R$310 (ida+volta)
São Paulo – Rio de Janeiro R$185 (ida+volta)
São Paulo – Belo Horizonte R$142 (ida+volta)
São Paulo – Brasília R$150 (ida+volta)
São Paulo – Vitória R$150 (ida+volta)
São Paulo – Salvador R$150 (ida+volta)
São Paulo – Recife R$310 (ida+volta)
São Paulo – Fortaleza R$310 (ida+volta)
São Paulo – Teresina R$310 (ida+volta)
São Paulo – São Luis R$310 (ida+volta)
São Paulo – Aracaju R$310 (ida+volta)
São Paulo – Maceió R$310 (ida+volta)
São Paulo – Campo Grande R$150 (ida+volta)
São Paulo – Cuiabá R$210 (ida+volta)
São Paulo – Belém R$430 (ida+volta)
São Paulo – Porto Velho R$430 (ida+volta)
São Paulo – Boa Vista R$430 (ida+volta)
São Paulo – Macapá R$430 (ida+volta)
São Paulo – Porto Alegre R$150 (ida+volta)
São Paulo – Curitiba R$109 (ida+volta)
São Paulo – Florianópolis R$150 (ida+volta)
São Paulo – Joinville R$109 (ida+volta)
São Paulo – Londrina R$82 (ida+volta)
São Paulo – Maringá R$150 (ida+volta)
São Paulo – Uberlândia R$150 (ida+volta)
São Paulo – Foz do Iguaçu R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – São Paulo R$185 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Belo Horizonte R$115 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Brasília R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Salvador R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Recife R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Fortaleza R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Teresina R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – São Luis R$430 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Aracaju R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Maceió R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Campo Grande R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Cuiabá R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Belém R$310 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Manaus R$430 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Macapá R$430 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Porto Alegre R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Curitiba R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Florianópolis R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Joinville R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Londrina R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Maringá R$210 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Uberlândia R$150 (ida+volta)
Rio de Janeiro – Foz do Iguaçu R$210 (ida+volta)
Brasília – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Brasília – Belo Horizonte R$150 (ida+volta)
Brasília – São Paulo R$150 (ida+volta)
Brasília – Vitória R$150 (ida+volta)
Brasília – Salvador R$210 (ida+volta)
Brasília – Recife R$310 (ida+volta)
Brasília – Fortaleza R$150 (ida+volta)
Brasília – Teresina R$310 (ida+volta)
Brasília – São Luis R$310 (ida+volta)
Brasília – Aracaju R$310 (ida+volta)
Brasília – Maceió R$150 (ida+volta)
Brasília – Campo Grande R$210 (ida+volta)
Brasília – Cuiabá R$150 (ida+volta)
Brasília – Belém R$310 (ida+volta)
Brasília – Porto Velho R$310 (ida+volta)
Brasília – Boa Vista R$430 (ida+volta)
Brasília – Macapá R$430 (ida+volta)
Brasília – Porto Alegre R$247 (ida+volta)
Brasília – Curitiba R$210 (ida+volta)
Brasília – Florianópolis R$310 (ida+volta)
Brasília – Joinville R$310 (ida+volta)
Brasília – Londrina R$150 (ida+volta)
Brasília – Uberlândia R$210 (ida+volta)
Brasília – Foz do Iguaçu R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Rio de Janeiro R$115 (ida+volta)
Belo Horizonte – São Paulo R$151 (ida+volta)
Belo Horizonte – Vitória R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Brasília R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Salvador R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Recife R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Fortaleza R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Teresina R$430 (ida+volta)
Belo Horizonte – São Luis R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Campo Grande R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Cuiabá R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Belém R$310 (ida+volta)
Belo Horizonte – Manaus R$430 (ida+volta)
Belo Horizonte – Porto Alegre R$220 (ida+volta)
Belo Horizonte – Curitiba R$140 (ida+volta)
Belo Horizonte – Florianópolis R$210 (ida+volta)
Belo Horizonte – Joinville R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Londrina R$210 (ida+volta)
Belo Horizonte – Maringá R$210 (ida+volta)
Belo Horizonte – Uberlândia R$150 (ida+volta)
Belo Horizonte – Foz do Iguaçu R$310 (ida+volta)
Recife – São Paulo R$310 (ida+volta)
Recife – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
Recife – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Recife – Brasília R$310 (ida+volta)
Recife – Salvador R$150 (ida+volta)
Recife – Manaus R$430 (ida+volta)
Recife – Aracaju R$210 (ida+volta)
Recife – Maceió R$310 (ida+volta)
Recife – Campo Grande R$430 (ida+volta)
Recife – Cuiabá R$430 (ida+volta)
Recife – Porto Alegre R$430 (ida+volta)
Recife – Curitiba R$430 (ida+volta)
Recife – Florianópolis R$430 (ida+volta)
Fortaleza – São Paulo R$310 (ida+volta)
Fortaleza – Rio de Janeiro R$430 (ida+volta)
Fortaleza – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Fortaleza – Brasília R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Salvador R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Manaus R$310 (ida+volta)
Fortaleza – São Luis R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Natal R$150 (ida+volta)
Fortaleza – Aracaju R$310 (ida+volta)
Fortaleza – Belém R$210 (ida+volta)
Fortaleza – Porto Alegre R$430 (ida+volta)
Salvador – São Paulo R$150 (ida+volta)
Salvador – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Salvador – Belo Horizonte R$150 (ida+volta)
Salvador – Vitória R$150 (ida+volta)
Salvador – Brasília R$210 (ida+volta)
Salvador – Fortaleza R$150 (ida+volta)
Salvador – Recife R$150 (ida+volta)
Salvador – Manaus R$430 (ida+volta)
Salvador – Teresina R$310 (ida+volta)
Salvador – São Luis R$430 (ida+volta)
Salvador – Natal R$150 (ida+volta)
Salvador – Maceió R$150 (ida+volta)
Salvador – Campo Grande R$430 (ida+volta)
Salvador – Cuiabá R$430 (ida+volta)
Salvador – Belém R$430 (ida+volta)
Salvador – Porto Alegre R$430 (ida+volta)
Salvador – Curitiba R$310 (ida+volta)

Natal – São Paulo R$310 (ida+volta)
Natal – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
Natal – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Natal – Brasília R$430 (ida+volta)
Natal – Salvador R$150 (ida+volta)
Natal – Teresina R$150 (ida+volta)
Natal – Fortaleza R$150 (ida+volta)
Natal – Aracaju R$310 (ida+volta)
Natal – Campo Grande R$430 (ida+volta)
Natal – Belém R$310 (ida+volta)
Natal – Porto Alegre R$430 (ida+volta)

João Pessoa – São Paulo R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Brasília R$310 (ida+volta)
João Pessoa – Salvador R$150 (ida+volta)
João Pessoa – Campo Grande R$430 (ida+volta)
João Pessoa – Belém R$430 (ida+volta)

Maceió – São Paulo R$310 (ida+volta)
Maceió – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
Maceió – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Maceió – Brasília R$150 (ida+volta)
Maceió – Salvador R$150 (ida+volta)
São Luis – São Paulo R$310 (ida+volta)
São Luis – Rio de Janeiro R$430 (ida+volta)
São Luis – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
São Luis – Brasília R$310 (ida+volta)
São Luis – Manaus R$430 (ida+volta)
São Luis – Fortaleza R$150 (ida+volta)
São Luis – Teresina R$157 (ida+volta)
São Luis – Belém R$430 (ida+volta)
Campo Grande – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
Campo Grande – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Campo Grande – São Paulo R$150 (ida+volta)
Campo Grande – Brasília R$210 (ida+volta)
Campo Grande – Cuiabá R$150 (ida+volta)
Campo Grande – Belém R$430 (ida+volta)
Campo Grande – Porto Velho R$310 (ida+volta)
Campo Grande – Porto Alegre R$310 (ida+volta)
Campo Grande – Curitiba R$150 (ida+volta)
Campo Grande – Florianópolis R$310 (ida+volta)

Cuiabá – Manaus R$310 (ida+volta)
Cuiabá – Rio de Janeiro R$310 (ida+volta)
Cuiabá – Belo Horizonte R$310 (ida+volta)
Cuiabá – São Paulo R$210 (ida+volta)
Cuiabá – Brasília R$150 (ida+volta)
Cuiabá – Campo Grande R$150 (ida+volta)
Cuiabá – Belém R$430 (ida+volta)
Cuiabá – Porto Velho R$150 (ida+volta)
Cuiabá – Porto Alegre R$310 (ida+volta)
Cuiabá – Curitiba R$310 (ida+volta)
Cuiabá – Florianópolis R$310 (ida+volta)
Cuiabá – Joinville R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Porto Alegre – Belo Horizonte R$220 (ida+volta)
Porto Alegre – Brasília R$247 (ida+volta)
Porto Alegre – Vitória R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Salvador R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Recife R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Fortaleza R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Teresina R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Aracaju R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – Campo Grande R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Cuiabá R$310 (ida+volta)
Porto Alegre – Belém R$430 (ida+volta)
Porto Alegre – São Paulo R$150 (ida+volta)
Porto Alegre – Curitiba R$150 (ida+volta)
Porto Alegre – Londrina R$210 (ida+volta)

Curitiba – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Curitiba – Belo Horizonte R$140 (ida+volta)
Curitiba – Brasília R$210 (ida+volta)
Curitiba – Vitória R$210 (ida+volta)
Curitiba – Salvador R$310 (ida+volta)
Curitiba – Recife R$430 (ida+volta)
Curitiba – Campo Grande R$150 (ida+volta)
Curitiba – Porto Alegre R$150 (ida+volta)
Curitiba – São Paulo R$109 (ida+volta)
Curitiba – Florianópolis R$171 (ida+volta)
Curitiba – Londrina R$150 (ida+volta)
Florianópolis – Rio de Janeiro R$150 (ida+volta)
Florianópolis – Curitiba R$171 (ida+volta)
Florianópolis – São Paulo R$150 (ida+volta)
Florianópolis – Maringá R$210 (ida+volta)
Florianópolis – Foz do Iguaçu R$210 (ida+volta)

Passaredo iniciará operações no Ceará

A partir do dia 22 de setembro, a Passaredo passa a operar em mais duas cidades nordestinas: Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza. Os voos saem de Juzeiro com destino a Salvador, Vitória da Conquista (BA), São Paulo, Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), sempre com escala na capital cearense. As operações serão feitas por jatos Embraer ERJ 145 com capacidade para 50 passageiros.

“Durante o extenso estudo que sempre fazemos em diversas cidades, percebemos que Fortaleza e Juazeiro do Norte são dois municípios que têm uma forte demanda. Por isso, acreditamos que as novas operações serão um sucesso”, afirma o diretor de Planejamento da empresa aérea, Ricardo Merenda.

“Além disso, devido ao acordo comercial com a Gol, esse novo voo dará a oportunidade para os passageiros das cidades cearenses de voarem para diversas localidades do País, fazendo conexões com a Gol através da cidade de Salvador”, conclui o diretor. As passagens já estão a venda pelo site da Passaredo ou com os agentes de viagens.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Viagem - Fortaleza

O verão chega mais cedo a Fortaleza. O sol começa a brilhar em julho, e só é amortizado por outra força da natureza: o vento. Juntas, as energia solar e eólica parecem impulsionar o crescimento da mais jovem metrópole nordestina. 

É fácil entender a cidade. Fortaleza se espalha do oeste – onde está o Centro antigo – para o leste. As praias centrais são lindas, mas são só para enfeite: quem quiser entrar no mar deve ir à Praia do Futuro, a 10 minutos de carro da avenida Beira-Mar. O novo polo empresarial da cidade fica ainda mais adiante, depois do shopping Iguatemi. 

Há tanta coisa para ver nos arredores, que muitos visitantes acabam não aproveitando a cidade como poderiam. Antes de comprometer a sua agenda de turista com um passeio por dia, certifique-se de curtir tudo o que Fortaleza tem a oferecer. 

O que fazer?
No centro, visite o Theatro José de Alencar e confira o artesanato do Centro do Turismo. Para peças únicas, porém, vá à Ceart, na av. Santos Dumont, 1589. Quando for ao Beach Park, não deixe de passar na volta no Ponto das Tapioqueiras, para experimentar a tapioca cearense, grossa e úmida, acompanhada por café recém-passado.

O Centro Cultural Dragão do Mar – “Dragão” para os íntimos – tem cinemas de arte, museu, planetário e, à noite, barzinhos movimentados. A zona hoteleira da Beira-Mar também é autossuficiente no quesito noite – mas o maior polo gastronômico da cidade está no bairro da Varjota. 



Quando ir?

 O verão vai de julho a dezembro. Nos meses “bró” (setembro a dezembro), é raríssimo chover ou mesmo nublar por muitas horas seguidas. Pode invernar a qualquer momento a partir de janeiro, mas o grosso das chuvas costuma cair entre março e maio. Mas nada é garantido: a temporada de chuva pode vir cedo e acabar logo, como também pode nem acontecer. 

Se estiver na cidade numa quinta-feira, não deixe de ir à noite à Praia do Futuro: meia Fortaleza lota as megabarracas para martelar caranguejos e tomar cerveja. Em julho, acontece o Fortal, a maior micareta do país. 

Onde ficar?

Fortaleza tem a melhor rede hoteleira entre as grandes capitais do Nordeste: a concorrência é grande e o nível de conforto e manutenção está acima da média em todas as faixas de preço. 

Iracema tem hotéis mais voltados para o viajante a trabalho, com boa relação custo x benefício. Já a zona hoteleira da Beira-Mar (praias de Meireles e Mucuripe) oferece como atrativo extra os bares da orla e a feirinha de artesanato de todas as noites. 

Quem se hospeda na Praia do Futuro vai querer vir à noite para a cidade. Note que, ao optar por um resort em Porto das Dunas (30 km a leste) ou na Praia do Cumbuco (30 km a oeste), você vai curtir a capital de maneira apenas homeopática.

Como chegar?
 
A principal porta de entrada a Fortaleza é o Aeroporto Pinto Martins. A maioria das companhias aéreas brasileiras (TAM,GOL,AZUL,Webjet etc) possuem voos da cidade para outras capitais nordestinas, para várias cidades brasileiras além dos voos internacionais para cidades como Lisboa e Cabo verde. A capital do Ceará também conta com voos sazonais para outros paises.

                                                                                                                           Ricardo Freire
                                                                                                                                 Autoria

Aeroporto do Galeão com mais equipamentos de segurança

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ) acaba de receber dez novos scanners de raios-x. As máquinas fazem parte dos dispositivos a serem instalados até 2016 como parte da preparação do Galeão para os grandes eventos esportivos a serem sediados no Brasil. A previsão é que, até 2016, 34 scanners sejam adquiridos, em um investimento de R$ 8,4 milhões.

Os novos equipamentos de raios-x já estão em funcionamento na área de triagem de bagagem dos Terminais de Passageiros 1 e 2 para inspecionar as bagagens de porão de voos internacionais e domésticos. As máquinas, mais modernas, trarão mais eficiência ao trabalho de inspeção, proporcionando ainda mais segurança aos passageiros.

A Infraero está investindo também na aquisição de 15 novos pórticos detectores de metais, orçados em R$ 391,5 mil, para substituir os equipamentos atuais nos canais de inspeção de segurança do Galeão. Outros 122 dispositivos serão distribuídos para 22 aeroportos da Rede Infraero, com destaque para os aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) - que terá 21 novos pórticos, Brasília (DF), com 16, Manaus (AM) com 13, e Porto Alegre (RS), que receberá 12 equipamentos. A mudança modernizará e agilizará o serviço de inspeção.

O superintendente do Galeão, Abibe Ferreira Júnior, explicou que os investimentos previstos contemplam ainda a aquisição de novos equipamentos para inspeção de bagagens de mão e despachadas. “Um dos objetivos da Infraero é disponibilizar às companhias áreas equipamentos suficientes para que 100% das bagagens de porão processadas pelo Galeão sejam inspecionadas”, afirmou.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nova tabela de voos no Aeroporto de João Pessoa


Nos próximos dias o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto - João Pessoa passará por mudanças nos horários de voos e destinos. A principal mudança ocorrerá nos voos da TAM, que deixará gradativamente de ligar a capital paraibana à capital pernambucana.

O aparelho está passando por uma ótima fase, batendo recordes na movimentação de passageiros. O aeroporto paraibano tem apresentado um dos maiores índices percentuais de crescimento desta movimentação no Brasil.

A malha aérea de João Pessoa ainda deve aumentar até o final do ano. A previsão para retomada de voos entre a capital paraibana e Salvador pela TAM; novos da GOL e duplicação dos voos da AZUL. Confira a nova tabela de horários no Aeroporto Castro Pinto:

- Chegadas

AZUL 4244 | Campinas > 01h02minh
GOL 1160 | Guarulhos > 01h10minh
TAM 3782 | Brasília > 01h42minh
TAM 3392 | Rio de Janeiro > 02h10minh
GOL 1896 | Campinas, Belo Horizonte, Salvador > 02h15minh
GOL 1852 | Guarulhos, Brasília > 02h30minh
GOL 1080 | Rio de Janeiro > 02h40minh
TAM 3358 | Guarulhos > 03h00minh
TAM 3482 | Brasília > 14h05minh
TAM 3484 | Rio de Janeiro > 14h35minh
AVIANCA 6344 | Brasília > 14h45minh
TAM 3356 | Guarulhos 15h00minh
GOL 1792 | Guarulhos, Rio de Janeiro > 15h25minh
GOL 1870 | Brasília > 18h30minh
TAM 3688 | Guarulhos > 21h50minh

- Partidas

TAM 3689 | Guarulhos > 00h35minh
AZUL 4245 | Campinas > 01h35minh
TAM 3393 | Rio de Janeiro > 02h15minh
GOL 1161 | Guarulhos > 02h20minh
TAM 3359 | Guarulhos > 03h15minh
GOL 1081 | Rio de Janeiro > 03h35minh
GOL 1897 | Salvador, Belo Horizonte, Campinas > 04h40minh
GOL 1677 | Brasília, Guarulhos > 05h20minh
TAM 3783 | Brasília > 07h45minh
AVIANCA 6345 | Brasília > 15h15minh
TAM 3485 | Rio de Janeiro > 15h18minh
TAM 3357 | Guarulhos > 15h37minh
GOL 1793 | Rio de Janeiro, Guarulhos > 15h55minh
TAM 3483 | Brasília > 16h40minh
GOL 1871 | Brasília > 19h00minh

Agora nenhuma empresa ligará João Pessoa a Recife, o que dificultará os passageiros que desejam utilizar o avião para locomoção dentro do nordeste.  A única opção de conexão na região será Salvador, para ir a cidades como Fortaleza, Recife e São Luís. Esperamos que alguma empresa passe a ligar a capital paraibana a outras capitais nordestinas.