segunda-feira, 4 de junho de 2012

Companhias aéreas passam a divulgar percentual de atrasos

A partir de hoje, todas as companhias aéreas terão de informar aos consumidores os percentuais de atrasos e cancelamentos de voos domésticos e internacionais no momento da compra da passagem.

A nova regra faz parte da Resolução 218/2012 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e prevê que as companhias aéreas são responsáveis pela informação acerca do voo mesmo quando forem ofertados por parceiros comerciais, por exemplo, agências de viagens.


De acordo com a Agência, o objetivo da resolução é aumentar a transparência na relação de consumo entre empresa e passageiro, que passará a ter mais informações sobre as características do serviço ofertado e poderá analisar o histórico dos percentuais de atrasos e cancelamentos do voo antes de concluir a compra do bilhete.
A divulgação dos percentuais ficará disponível ao consumidor na fase inicial do processo de compra, ou seja, após seleção do itinerário e da data do voo, e antes da conclusão da compra.

Segundo a Anac, cabe às empresas apresentar esses percentuais, ainda na oferta do serviço, em todos os canais de comercialização utilizados (internet, guichês de atendimento, telefone, agentes de viagens e outros). No caso de oferta presencial ou por telefone, as informações deverão ser disponibilizadas mediante solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário