terça-feira, 12 de junho de 2012

TAP comemora um ano de voos em Porto Alegre

A ligação direta de Porto Alegre a Lisboa, em Portugal, completa um ano nesta terça-feira, 12. O prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, e o secretário municipal do Turismo, Raul Mendes da Rocha, participaram da comemoração, que foi realizada no Plaza São Rafael, com a presença do diretor da Tap no Brasil e América do Sul, Mário Carvalho.

Carvalho apresentou os resultados desde o primeiro voo da capital gaúcha até Lisboa. Segundo ele, cerca de 83 mil passageiros fizeram a rota POA-Lisboa-POA, dos quais cerca de 65 mil viajaram de Porto Alegre a Lisboa. Além disso, Carvalho destacou que neste um ano a rota transportou 950 toneladas de cargas de importação e 300 de exportação.

Inicialmente a linha Porto Alegre-Lisboa operava com três voos semanais. Hoje são quatro voos por semana. O diretor salientou que o objetivo maior da empresa é realizar voos diários à Europa. Além disso, informou que a companhia já iniciou a rota Porto Alegre–Lisboa–Berlim.

Fortunati falou da importância do voo, "que colocou Porto Alegre no cenário mundial". Lembrou que até 2010 o turismo gaúcho foi "esquecido pelo governo federal". “Não fazíamos parte dos materiais da Embratur e do Ministério do Turismo no Exterior, a publicidade ia até Foz do Iguaçu”, lamentou.

“O volume de passageiros no primeiro ano ultrapassou todas as expectativas, com grande fluxo de pessoas e cargas. Isso faz com que nossa relação com a Europa se dinamize, oportuniza novos negócios, e é muito bom para a nossa economia”, afirmou o prefeito, enfatizando o interesse da gestão em fomentar e impulsionar a vinda do turistas europeus a Porto Alegre.

Segundo a Infraero houve um crescimento de 73% no fluxo de passageiros internacionais no Aeroporto Salgado Filho nos primeiros quatro meses de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011. O crescimento foi influenciado pelas novas rotas internacionais para a capital oferecidas pela Tap, Taca (Lima) e Copa Airlines (Cidade do Panamá).

A Tap hoje tem dez voos entre o Brasil e a Europa, partindo de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. São mais de 70 frequências semanais entre o Brasil, Europa e África. A malha da companhia compreende em 50 destinos em toda a Europa e 14 na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário