quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TAM solicita dois novos voos em João Pessoa

A TAM Linhas Aéreas pediu a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) autorização para iniciar operações de dois novos voos no Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB). A novidade é que a empresa passará a operar em um horário bastante ocioso, isto é, no periodo da manha e no periodo da noite.

Com esses dois novos voos a TAM continua a liderar o numero de voos e passageiros no aeroporto paraibano. Com essas frequencias a empresa passará a operar nove voos diários, e terá sozinha mais numero de voos que as demais companhias operantes no aeroporto juntas (Avianca, Azul e Gol). 

Os voos interligaram a cidade de Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa e Recife. A TAM escolheu aeronaves A320, e os voos tem previsão para inicar em 23 de fevereiro. Como a data ainda está um pouco distante acreditamos que esses voos sejam substitutos de futuras exclusões na malha aérea paraibana.

Confira os trechos e horários dos novos voos:

3262 | Brasília 16:20h > 18:50h João Pessoa 19:30h > 20:0h Recife > Belo Horizonte 23:05h
3363 | Belo Horizonte 06:30h > 08:55h Recife 09:30h > João Pessoa 10:45h > Brasília 13:25h

TAM terá voos extras na temporada de fim de ano


A TAM Linhas Aéreas informa que reforçará suas operações para atender o aumento na procura por viagens de avião na temporada de verão, em especial, para o Nordeste. A companhia programou 20 voos extras para o período de 16 de dezembro de 2012 a 18 de fevereiro de 2013. As saídas, partindo de Belo Horizonte/Confins, São Paulo/Congonhas e Porto Alegre têm como destino cidades muito procuradas nesta época do ano, como Fortaleza, Foz do Iguaçu, Maceió, Natal, Porto Seguro e Recife.

A companhia disponibilizou voos extras a partir de São Paulo/Congonhas para Porto Seguro e Foz do Iguaçu. Partindo de Porto Alegre, os reforços são para Maceió e Recife e, com decolagem em Belo Horizonte/Confins, voos para Fortaleza e Natal. O reforço nas operações vale tanto nas freqüências ida quanto nas de volta.

Para melhor programar a viagem e organizar o orçamento, o cliente pode dividir o valor da compra em até 10 vezes sem juros, em qualquer cartão de crédito, ou em até 12 parcelas no cartão TAM Itaucard (com parcela mínima de R$20).

As tarifas, datas e horários de partida dos voos extras já estão disponíveis para consulta e compra em agências de viagem, no site www.tam.com.br, no call center (4002-5700, para as capitais, ou 0800 570 5700, para todo o Brasil) e nas lojas da TAM nos aeroportos.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aeroporto de Cumbica deve ter pousos/decolagens simultaneas


A Aeronáutica prepara a liberação, pela primeira vez, de pousos e decolagens simultâneos em aeroportos com pistas paralelas onde hoje há restrições a esse tipo de operação. É exatamente a situação de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), mais movimentado aeroporto nacional e porta de entrada de estrangeiros no país. 

O objetivo é ampliar o número de voos em Cumbica e em outros aeroportos com as mesmas características até a Copa de 2014. Ronaldo Jenkins, diretor técnico da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), estima que a medida possa elevar o movimento em Cumbica em 30% -dos atuais 45 para 58 pousos e decolagens a cada hora. Oficialmente, a Aeronáutica afirma que tem dado "atenção especial" a essa proposta e que a mantém sob análise. A interlocutores, porém, oficiais têm dito que a nova regra pode sair ainda neste ano.

A implantação levará um ano após a norma entrar em vigor, prazo que a Aeronáutica dará para treinamento de controladores de voo e pilotos. Além disso, as reformas previstas para as pistas em 2013 irão facilitar a mudança. Cumbica não pode hoje ter pousos e decolagens simultâneos porque as duas pistas têm 375 metros de distância entre si -a norma atual exige 760 metros. A proposta é abrir a possibilidade para esse tipo de operação quando houver condição visual (dias e noites de céu claro, em que o piloto tem referência do que está à frente e do que está abaixo). Pilotos e controladores farão o gerenciamento. 

Em 70% do ano, o aeroporto de Cumbica opera em condição visual. Entre os cenários que a alteração permitiria estão: 1) autorizar que um avião decole em uma pista enquanto outro se prepara para aterrissar na outra; hoje, o avião prestes a decolar tem que esperar o que aterrissa tocar na pista para, só então, partir. 2) autorizar que dois aviões se aproximem para pouso ou decolem ao mesmo tempo (não necessariamente em paralelo), cada um em uma pista. 

Dono do maior tráfego aéreo no mundo, os EUA permitem os pousos simultâneos nas mesmas circunstâncias que a Aeronáutica pretende liberar. O parâmetro usado foi o aeroporto de San Francisco, que tem características semelhantes às de Cumbica e adota pousos e decolagens simultâneos desde 2004. Em horários de pico, a capacidade do aeroporto aumenta até 25%. A proposta partiu de um grupo integrado pelo SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo), órgão subordinado à própria Aeronáutica, representantes das empresas aéreas, da Anac e da Infraero (responsável pela torre de controle de Cumbica). A conclusão do grupo, em documento a que a Folha teve acesso, foi que as alterações trarão "benefícios incalculáveis à aviação brasileira", ao permitir "desafogar" o movimento nos aeroportos.

 Fonte: Folha S.Paulo

domingo, 25 de novembro de 2012

Azul cancela voo em João Pessoa


No site da INFRAERO consta que a Azul Linhas Aéreas deixou de operar um voo diário no trecho Campinas/Rio de Janeiro/João Pessoa e vice versa. O voo era operado a tarde, e tinha boa ocupação nas aeronaves. O mesmo voo também não está disponivel no site de vendas da empresa.

Com esse voo, havia três ligações diretas no trecho Rio de Janeiro/João Pessoa quase que simultaneas (destino/horário). Decola do Rio de Janeiro para a capital paraibana um voo da Tam (11:42h), um voo da Azul (11:45h) e outro da Gol (12:25h) com poucos minutos de diferença; o que pode ter ocasionado fluxo de assentos vazios. 

Contudo a Azul solicitou autorização a ANAC para incluir apenas uma frequencia semanal (sabados) no trecho Campinas/João Pessoa, a partir de 22 de dezembro. Confira os da AZUL/TRIP Linhas Aéreas a partir de primeiro de dezembro.

5186* | Campinas 12:45h > João Pessoa 15:58h
5187* | João Pessoa 16:35h > Campinas 19:55h

4244 | Campinas 22:00h > João Pessoa 00:12h
4245 | João Pessoa 00:48h > Campinas 05:06h

5367 | Salvador 10:34h > João Pessoa 12:35h
5364 | João Pessoa 13:55h > Salvador 15:53h

5393 | Salvador 20:45h > João Pessoa 22:45h
5362 | Salvador 04:05h > João Pessoa 06:08h

* Voo semanal - Sábado. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aeronautas programam greve devido as demissões Webjet


Os aeronautas podem entrar em greve em dezembro, informou hoje (23) o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato. Além de ser surpreendido pela extinção da Webjet, anunciada nesta sexta-feira, o sindicato, que representa pilotos e comissário de bordo, reclama que as empresas aéreas não querem conceder reajuste à categoria.

'Vamos vai fazer greve, se for preciso, se a coisa continuar desse jeito', disse Fochesato. Sem reajuste e com demissões em massa, a categoria terá de tomar uma atitude. 'E, se tivermos que fazer [greve], faremos antes do Natal', disse Fochesato, em entrevista coletiva sobre o fim da Webjet, que resultará em 850 demissões.

Apesar da ameaça de paralisação, Fochesato afastou a possibilidade de greve no período das festas de fim de ano. 'O sindicato não vai fazer greve no Natal, nem no Ano Novo. Isso eu garanto à sociedade brasileira. Mas talvez a aviação pare bem antes do Natal', admitiu. 'As empresas aéreas estão sufocando os trabalhadores do setor. Vamos dar um basta nisso.'

Fochesato diz que falta de transparência no processo de fusão entre a Gol e Webjet, autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 10 de outubro. A operação resultou no encerramento das atividades da Webjet. 'Não foi um processo transparente, tranquilo, de negociação. Foi na madrugada que eles fizeram isso', reclamou o sindicalista. Para ele, nunca houve intenção de fazer fusão. 'Simplesmente assumiram os slots [autorizações de horário para pouso e decolagem em determinado aeroporto] da Webjet e demitiram todos os funcionários.'

O sindicalista teme que a diminuição do número de empresas no setor resulte em aumento no preço das passagens. 'Quando ficarem somente duas empresas, elas vão impor o preço que bem entenderem', disse. Para ele, o Cade deveria ter tido uma atuação mais firme no caso. 'O responsável é o Cade, que nunca atuou para evitar esse tipo de coisa.'

De acordo com Fochesato, o SNA está em negociação com o Ministério do Trabalho e espera encontrar uma maneira de rever ter as demissões. Na próxima terça-feira (27), o sindicato participará de audiência no Senado. No site da Webjet, a Gol informa que dará continuidade aos serviços de transporte aéreo e assistência a todos os clientes da empresa extinta. O atendimento aos clientes passará a ser feito nos balcões da Gol.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Voo Air France Rio-Paris faz pouso de emergencia


O voo 445 da Air France, que decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Paris, teve uma avaria no motor e precisou desviar da rota e fazer um pouso emergencial no aeroporto de Casablanca, no Marrocos. De acordo com a companhia aérea, o avião pousou com segurança às 8h51 (horário local) de quinta-feira.
Em nota, a Air France afirma que os 201 passageiros foram atendidos com informações, bebidas e refeições pelas equipes locais da empresa. Eles foram encaminhados hoje para Paris a bordo de outra aeronave, enviada especialmente para Casablanca. Alguns passageiros foram reencaminhados em outros voos Air France, conforme suas solicitações.
De acordo com a nota da companhia, o procedimento foi necessário "por medida de precaução". A Air France informou que cumpriu todos os procedimentos e instruções em casos como esse. "Os procedimentos preveem, antes do voo e durante todo o percurso, pousar no aeroporto mais próximo, sempre numa distância precisa, a fim de garantir a mudança de rota com toda segurança", diz a empresa.
Além dos 201 passageiros, 12 tripulantes estavam a bordo do Airbus 330. A Air France ainda não sabe exatamente qual foi o problema, mas afirma que "o trabalho de investigação técnica permitirá estabelecer as condições exatas do defeito encontrado no motor".
O voo AF 445 foi o que substituiu o AF 447 após o acidente de 2009, quando a aeronave caiu no Oceano Atlântico matando os 228 tripulantes.
Fonte: Terra

Multa em passagens aéreas deve acabar


A cobrança de taxas abusivas pelo cancelamento com reembolso ou remarcação de passagens aéreas pode estar com os dias contados. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta hoje projeto de lei – o PLS 24/2012 – que limita o valor das multas que podem ser cobradas dos passageiros nesses casos a 10% do custo da passagem.

A proposta, que ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados, também altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e determina que o valor de 10% seja cobrado “independentemente do tipo de tarifa” paga pelo passageiro.

Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do projeto, as companhias aéreas abusam na cobrança demultas exorbitantes pela remarcação ou reembolso dentro do prazo de validade da passagem. Ainda segundo Ana Amélia, as taxas para cancelar e remarcar uma passagem aérea comprada em tarifa promocional giram em torno de R$ 100.

Em caso de pedido de reembolso, o passageiro deve ainda pagar uma taxa que varia de 40% a 50% do saldo, já descontado o valor da multa de cancelamento. “É um absurdo, não há nenhum critério para a multa que você paga”, reclamou Ana Amélia.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Geraldo Tardin, é urgente uma legislação que proteja o consumidor na relação com as companhias aéreas. “A Anac é inerte. Tem conhecimento do problema e não faz qualquer intervenção”, criticou.

Tardin ressaltou ainda que a prática de multas abusivas representa uma receita grande para as empresas aéreas. “Se o projeto for aprovado na Câmara, minha preocupação é que isso vá se refletir em aumento das passagens aéreas”, questionou.

Em agosto, a Justiça Federal obrigou as companhias aéreas Tam, Gol, Cruiser, Taf e Total a comprovarem o cumprimento de uma sentença de 2011 que determinava a redução, em todo o País, das taxas cobradas para remarcação ou cancelamento das passagens. Foi estipulada multa de R$ 100 mil para cobrança superior a 10% do valor da passagem em casos de remarcação ou cancelamento.

Fonte: Agencia Brasil