domingo, 2 de janeiro de 2011

Sala de embarque de Congonhas ganha novo portão de acesso

A Infraero instalou uma nova porta de acesso à sala de embarque do Aeroporto de Congonhas. Agora, o Terminal conta com quatro acessos no primeiro piso do saguão central.
 
A mudança amplia a capacidade de acesso à área de embarque e aumenta o conforto para os viajantes. “A nova entrada auxilia na distribuição desse volume de passageiros que se dirige aos aparelhos de raio-x", afirmou o gerente de Manutenção da Infraero, Antônio Couceiro.

Além dessa melhoria, a Infraero planeja a abertura de outras portas de acesso à sala de embarque remoto, aquele realizado por meio dos ônibus. “A proposta é otimizar o espaço físico da sala e incluir mais quatro canais de inspeção, o que aumentará o conforto oferecido aos passageiros”, avalia a superintendente do Aeroporto de Congonhas, Eliana Akemi.

Fonte: Infraero

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Embarque: Avianca Linhas Aéreas (GRU/BOG)

Bem-vindo a bordo do A330-200 da Avianca Colombia, o novo orgulho da frota de uma das mais antigas empresas aéreas da América Latina. No ano seguinte em que a companhia colombiana completou nove décadas de existência, experimentamos a Classe Executiva em uma viagem de ida e volta, sem escalas entre o Brasil e o hub principal da companhia, no aeroporto El Dorado em Bogotá. Nesta primeira parte, faremos a etapa entre Guarulhos e Bogotá, o voo diário AV86.

Com o tráfego leve ajudando, apresentei-me exatamente duas horas antes da partida do voo AV86 rumo a Bogotá, programada para as 08h35. O check-in foi muito rápido e cortês, com notável simpatia por parte do atendente, sobretudo para aquele horário. Não havia fila no raio-x e tampouco na imigração, de modo que em pouco tempo, dirigi-me a sala VIP da Delta Air Lines, parceira da Avianca neste serviço. Tive tempo de saborear sanduíches frios, salada de frutas, suco natural e café, pois não havia feito meu desjejum. 

Pouco tempo depois, os passageiros da classe executiva foram convidados ao embarque no A330-200 estacionado no portão 13 do Terminal 1. Fui um dos primeiros a entrar na aeronave, matrícula N969AV, que simplesmente estalava de nova, pois fora recebida pela empresa colombiana em 29 de maio de 2009. O N969AV faz parte de uma frota de reluzentes A330-200 que estão substituindo gradativamente os Boeing 767-200ER, 767-300ER e 757-200 nas rotas de longo curso da companhia.

Recebido com simpatia, fui levado ao meu assento, 1A, primeira fileira no lado esquerdo. As três profissionais trabalhando na cabine dianteiras acomodaram de forma muito amável os 17 passageiros que ocuparam os 18 assentos disponíveis na primeira cabine do avião. Há na verdade duas cabines de classe executiva: a principal, com três fileiras de seis assentos em cada; a segunda, atrás das portas P2, oferece mais 12 assentos dispostos em duas fileiras. Logo as comissárias passaram oferecendo drinks de boas vindas, cardápios, necessaires e formulários de imigração para todos os passageiros. No total, 148 passageiros a bordo, mais 11 tripulantes, sendo três técnicos. 

Executamos a subida por instrumentos Congonhas Uno, com transição Sorocaba. Após a partida, uma larga curva ascendente a direita nos colocou sobre o centro aquela hora praticamente deserto de São Paulo. Lá fora, alguma neblina e nuvens baixas emolduravam os motores à medida que a altitude e a velocidade de cruzeiro iam sendo conquistadas. Com pouco mais de 25 minutos, estabilizamos a 40 mil pés e a uma velocidade de Mach 0.81, considerada econômica para esta etapa de 4.326 km. Nossa velocidade em relação ao solo, já considerando o efeito relativo do vento à aeronave, era de 440 nós.


A simpática tripulação da Avianca Colombia não perdeu tempo e iniciou o serviço de café da manhã. Em minutos uma bandeja foi colocada à minha frente. Uma salada de frutas frescas, três tipos de pães, bebidas quentes e frias a escolher e duas opções de pratos quentes: omelete com linguiça ou quiche de queijo com peito de frango marinado. Boa apresentação e muito saborosa de forma geral. Durante toda a refeição, as profissionais da Avianca passaram várias vezes certificando-se de que tudo ia bem. Muito bom.

Retiradas as bandejas, era hora de examinar o sistema de entretenimento de bordo. A tela individual de 10 polegadas é excelente. O sistema de programação "On Demand" surpreendeu positivamente. Intuitivo, cheio de opções de jogos, videos de curta e longa metragem agradaram bastante. A seleção de longas em especial: Uma delas, batizada de "Oscar 2009" apresentava os principais filmes laureados na famosa premiação. Assisti "Bastardos Inglórios" de Quentin Tarantino, tirando parte do meu atraso em relação às últimas produções cinematográficas. Também aproveitei para examinar a "Avianca En Revista", a publicação de bordo da empresa, que me pareceu apenas correta no tocante à produção, impressão e linha editorial.

Pouco depois, as comissárias passaram oferecendo artigos do Duty-Free e, a seguir, cuidaram de fechar as cortinas das janelas e verificar se mais alguém teria alguma necessidade especial. Apesar de adorar o filme, o escurinho da cabine e as três horas de sono da noite anterior cobraram seu preço. Momento perfeito para testar a poltrona-leito da classe executiva. Ao toque de um botão, elas se convertem em pequenos leitos. São mesmo muito confortáveis, embora não reclinem 180º como em algumas das novas classes executivas. Ainda assim, em comparação com o antigo padrão dos 767 e 757, a novidade é muito bem-vinda. Não apenas são bastante confortáveis como garantem boa privacidade. E o que mais me agradou: todas têm painéis de pontos de força que permitem conectar qualquer gadget eletrônico ou laptop com diferentes soquetes.


Dei um pulo no banheiro e me surpreendi com tantas flores naturais (presentes também nas bandejas de refeições), um ds principais produtos de exportação e motivo de justificado orgulho para a Colômbia. Lá fora, um teimoso manto de nuvens obscurecia a visão do solo. Então, antes da chegada, um saboroso sanduíche quente de peito de perú foi oferecido acompanhado com bebidas a escolher, além de um singelo - mas muito simpático - bombom Sonho de Valsa.  

Iniciamos a descida com pouco mais de cinco horas de voo. Manobramos seguindo a chegada por instrumentos Soacha Uno e cruzamos a cabeceira com uma V-Ref de 127 nós. Segundos depois, um flare suave, e cravado as 12h00, hora local, ou 14h00, hora de Brasília, o comandante colocou as rodas principais do A330 de forma realmente imperceptível em contato com a pista 13R, um pouso tecnicamente perfeito. Terminamos a parte aérea do Avianca 86 completando o trajeto em 05h23. As malas não demoraram a sair e pouco depois ganhava a calçada em frente ao terminal.





Avaliação: notas vão de zero a dez.

1-Reserva: Nota 10
Sem dificuldades e com o e-tkt, tudo ficou rápido e fácil.
2-Check-In: Nota 10
Sem fila e com tratamento muito simpático.
3-Embarque: Nota 7
Eficiente e sem problemas no Brasil, mas desorganizado em Bogotá.
4-Assento: Nota 8
Pitch ótimo e conforto muito bons. Excelente painel eletrônico garantindo total conectividade.
5-Entretenimento: Nota 9
Sistema moderno com ampla oferta de seleção musical, games e videos. Fone de ouvido muito bom.
6-Serviço dos comissários: Nota 10
Perfeitos, impecáveis, como há muito não via. Jorge Otalora, o Purser no voo de volta, merece um destaque por sua atitude, uma mescla perfeita de simpatia e profissionalismo.
7-Refeições: Nota 6
Padrão correto nos dois voos, mas sem nenhum destaque, sendo melhor o originário em GRU.
8-Bebidas: Nota 5
Corretas, ok, mas sem muito brilho, sobretudo na seleção de vinhos.
9-Necessaire: Nota 6
Bem básica. Mas melhor do que nada!
10-Desembarque: Nota 10
Ágil, descomplicado, malas entregues rapidamente.
11-Pontualidade: Nota 10
Saída e chegada no horário na ida, apesar do atraso na partida da viagem de volta. 


  

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Webjet voltará a oferecer voos para Maceió


A partir de março de 2011 a Webjet faz uma mudança na sua malha aérea e volta a operar em Maceió, destino que desde 2009 não recebia voos da empresa, além de incluir operação em Goiânia, São José dos Campos e Uberlândia. A frequencia de Maceió terá como destino direto Brasília e Belo Horizonte.

As passagens só serão vendidas depois da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, que deve sair no final de janeiro de 2011.

Outros voos - Goiânia terá frequencias diretas para o Rio de Janeiro e Porto Alegre; Uberlândia terá voos diretos para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte; E São José dos Campos terá opções diretas para a capital fluminense e Brasília.

Aeroportos Brasil de cara nova

 Após alcançar 15.000 visualizações, o blog Aeroportos Brasil está inovando. A partir de hoje o blog fará postagens não só da aviação paraibana, mas também da aviação civil brasileira. Apesar das mudanças irei manter a essência da página - dando prioridade ao espaço aéreo paraibano.
"Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender. "

Santos Dumont
  

Aeroviários descartam greve no Ano Novo

A paralisação dos trabalhadores do setor aéreo durante o período do Ano-Novo está descartada. A decisão foi tomada na tarde de ontem, após reunião entre Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, no Rio de Janeiro.

O secretário-geral do SNA, Marcelo Schmidt, afirmou que houve avanços nas propostas discutidas, permitindo uma aproximação entre os percentuais reivindicados pelos trabalhadores e o índice de reajuste oferecido pelas empresas.

“Foram retomadas as negociações com as empresas. Isso afasta o risco de uma paralisação [no Ano-Novo]. O sindicato patronal cedeu de uma parte e nós cedemos de outra. Vamos avaliar as propostas e buscar um meio termo”, afirmou Schmidt.

Segundo ele, se houver problemas nos aeroportos durante o feriado do Ano-Novo será por questões ligadas ao excesso de carga horária das tripulações, que são obrigadas por lei a não ultrapassar o limite, ou por eventual desorganização do sistema.

“Os problemas estruturais da aviação continuam. A sujeira não pode ser varrida para baixo do tapete. Não existe política de aviação no Brasil e as empresas aéreas continuam sem contratar funcionários.”

A próxima rodada de negociações deverá ocorrer até o dia 12 de janeiro.


Tap chega aos nove milhões de passageiros em 2010

 A Tap atingiu ontem os nove milhões de passageiros transportados em 2010 e bateu, além da meta para este ano, um recorde na história da companhia. O cliente número nove milhões embarcou no voo TP-3627, que partiu de Lisboa às 14h15 com destino a Funchal.

No dia 25 de dezembro, a TAP já tinha transportado 8.935.048 passageiros, um aumento de 7.7% em relação ao ano passado. O recorde anterior da companhia aérea tinha sido estabelecido em 2008, com 8.740.000 de passageiros.

O load factor acumulado em 2010 está nos 74,5%, que representa uma aumento de 6,1% comparado a 2009. A produtividade, medida pelo PKU (Passageiro/KM), subiu 13,6%, enquanto a oferta teve um crescimento de 3,4%. Quanto à carga, o acréscimo acumulado registrado em 2010 é de 15,3%.

O novo recorde da Tap foi alcançado no mesmo dia em que o aeroporto de Lisboa atingiu um total de 14 milhões de passageiros movimentados em 2010. O número 14 milhões refere-se a uma cliente da Tap que embarcou ontem, dia 28 de dezembro, no voo TP-4199 com destino a Campinas, no Estado de São Paulo. A Tap é responsável por 55,7% do total de passageiros movimentados no aeroporto de Lisboa.

Já nas linhas entre o Brasil e a Europa, a Tap já ultrapassou em novembro o recorde histórico de 2008, alcançando 1,226 milhão passageiros, e até o final do ano estima atingir 1,5 milhão.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aeroportos Brasil - Aeroporto Internacional de Cumbica

Com 2011 chegando o aeroportosbrasil está dando início a sua principal sessão - Aeroportos Brasil. A nova categoria será exibida toda quarta-feira. A postagem será referente a aeroportos brasileiros, e faz referencia a URL do blog. A primeira postagem traz tudo sobre o principal aeroporto do país: Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro.Confira:


Em 20/01/2010, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos comemorou 25 anos de operações. Ao longo desse período, os números consolidaram a importância deste complexo aeroportuário: 285,6 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram pelos terminais de passageiros, através de 3,6 milhões de operações de pousos e decolagens que transportaram cerca de 8,2 milhões de toneladas de cargas. Para atender essa demanda de passageiros e de cargas, a Infraero, empresa que administra o aeroporto desde sua inauguração, em 20/01/1985, planeja todos os processos de modernização e ampliação da sua infra-estrutura.

Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos opera com dois terminais. São 46 empresas aéreas nacionais e internacionais, regulares, cargueiras e charters que utilizam 286 balcões de check-in.
O sistema de pistas é formado por duas pistas : uma com 3.700 metros e outra de 3 mil metros de extensão que recebem, em média diária, 650 operações de pousos e decolagens de aeronaves .
De Guarulhos partem e chegam vôos procedentes e com destinos a 27 países e 153 cidades nacionais e estrangeiras. Para atender os usuários do aeroporto, a rede comercial dos terminais de passageiros é formada por cerca de 198 pontos comerciais.

No setor de logística de carga aérea , a Infraero dispõe do maior terminal de logística da América do Sul com área de 97,8 mil metros quadrados, onde estão disponibilizados serviços de recepção, despaletização, unitização, movimentação e armazenagem de mercadorias oriundas dos setores de importação e exportação. No ambiente de carga estão disponibilizadas dezesseis câmaras frigoríficas com capacidade de armazenagem de 7,6 mil metros cúbicos; sistema de armazenagem automatizada realizada por transelevadores com 17,3 mil posições; envelopadoras, instrumentos leitores óticos de código de barras, transferidores auto-propelidos, scanners, entre outros equipamentos. 

O mercado de trabalho da comunidade aeroportuária de Guarulhos é formado por, aproximadamente, 1.700 empresas prestadoras de serviços que empregam um total de 28,2 mil profissionais que trabalham em escala de revezamento durante as 24 horas de funcionamento do aeroporto. Para o Município de Guarulhos, o aeroporto representa um indutor de desenvolvimento gerador de novos negócios e oportunidades, além de ser um dos mais importantes centros de ofertas de empregos. Cerca de 50% dos postos de trabalho do aeroporto são de profissionais que residem na cidade.

 A Infraero desenvolve , também, projeto social para proporcionar melhor qualidade de vida à população de baixa renda residente do entorno do Aeroporto de Guarulhos. "Afinando o futuro com arte" é o programa que oferece capacitação profissional , reforço escolar, atividades culturais para crianças e jovens , com o propósito de proporciona oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Os jovens aprendem, também, música e participam de uma orquestra formada por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo.