quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aeroportos Brasil - Aeroporto Internacional de Cumbica

Com 2011 chegando o aeroportosbrasil está dando início a sua principal sessão - Aeroportos Brasil. A nova categoria será exibida toda quarta-feira. A postagem será referente a aeroportos brasileiros, e faz referencia a URL do blog. A primeira postagem traz tudo sobre o principal aeroporto do país: Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro.Confira:


Em 20/01/2010, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos comemorou 25 anos de operações. Ao longo desse período, os números consolidaram a importância deste complexo aeroportuário: 285,6 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram pelos terminais de passageiros, através de 3,6 milhões de operações de pousos e decolagens que transportaram cerca de 8,2 milhões de toneladas de cargas. Para atender essa demanda de passageiros e de cargas, a Infraero, empresa que administra o aeroporto desde sua inauguração, em 20/01/1985, planeja todos os processos de modernização e ampliação da sua infra-estrutura.

Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos opera com dois terminais. São 46 empresas aéreas nacionais e internacionais, regulares, cargueiras e charters que utilizam 286 balcões de check-in.
O sistema de pistas é formado por duas pistas : uma com 3.700 metros e outra de 3 mil metros de extensão que recebem, em média diária, 650 operações de pousos e decolagens de aeronaves .
De Guarulhos partem e chegam vôos procedentes e com destinos a 27 países e 153 cidades nacionais e estrangeiras. Para atender os usuários do aeroporto, a rede comercial dos terminais de passageiros é formada por cerca de 198 pontos comerciais.

No setor de logística de carga aérea , a Infraero dispõe do maior terminal de logística da América do Sul com área de 97,8 mil metros quadrados, onde estão disponibilizados serviços de recepção, despaletização, unitização, movimentação e armazenagem de mercadorias oriundas dos setores de importação e exportação. No ambiente de carga estão disponibilizadas dezesseis câmaras frigoríficas com capacidade de armazenagem de 7,6 mil metros cúbicos; sistema de armazenagem automatizada realizada por transelevadores com 17,3 mil posições; envelopadoras, instrumentos leitores óticos de código de barras, transferidores auto-propelidos, scanners, entre outros equipamentos. 

O mercado de trabalho da comunidade aeroportuária de Guarulhos é formado por, aproximadamente, 1.700 empresas prestadoras de serviços que empregam um total de 28,2 mil profissionais que trabalham em escala de revezamento durante as 24 horas de funcionamento do aeroporto. Para o Município de Guarulhos, o aeroporto representa um indutor de desenvolvimento gerador de novos negócios e oportunidades, além de ser um dos mais importantes centros de ofertas de empregos. Cerca de 50% dos postos de trabalho do aeroporto são de profissionais que residem na cidade.

 A Infraero desenvolve , também, projeto social para proporcionar melhor qualidade de vida à população de baixa renda residente do entorno do Aeroporto de Guarulhos. "Afinando o futuro com arte" é o programa que oferece capacitação profissional , reforço escolar, atividades culturais para crianças e jovens , com o propósito de proporciona oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Os jovens aprendem, também, música e participam de uma orquestra formada por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário