sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Embarque: a nova categoria do blog


Com o fim da sessão: Voo semanal, o blog aeroportosbrasil decolou com o Memorial (conta a história das companhias aéreas falidas) que é exibido toda quinta-feira.
A parir de hoje, em todas as sextas-feiras, será exibido na categoria "Embarque", toda a tragétoria de um voo em diferentes companhias aéreas, em trechos diferentes, mas com único objetivo: mostrar a você as qualidades e defeitos oferecidos pelas empresas, ajudando-lhe a escolher a melhor para sua viagem.
É muito difícil fazer essas matérias, já que temos de viajar, escolher a companhia áerea, o trecho a ser gravado, além das despesas. O esforço está sendo grande, mas estamos conseguindo cumprir nosso objetivo, e já temos embarques confirmados para as próximas dez sextas-feiras. Embarquem conosco!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Azul Linhas Aéreas completa dois anos

A Azul comemora dois anos de operações regulares no mercado de voos domésticos brasileiro com 7,27% de participação, consolidando-se como a terceira maior companhia aérea do País em fluxo de passageiros. Em apenas dois anos, a Azul atingiu recordes mundiais e conquistou alguns dos melhores índices do setor de aviação brasileira, firmando-se como a mais bem-sucedida empresa aérea surgida no Brasil nas últimas décadas.

Desde sua criação, a companhia transportou mais de 6 milhões de passageiros – marca nunca antes atingida tão rapidamente por outra companhia em todo o mundo. Atualmente, a Azul opera uma frota de 26 aeronaves Embraer, que realiza cerca de 200 voos diários para 28 destinos. A companhia é bicampeã de pontualidade no Brasil nos anos de 2009 e 2010, com uma taxa média de 93% dos voos partindo no horário previsto, segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A Azul também é líder em regularidade de voos com a menor média de cancelamento de voos no setor - 0,5% frente a 5% -, e possui a maior taxa média de ocupação do mercado: cerca de 82%.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Memorial: Fly Linhas Aéreas


 Em 25 de agosto de 1995 a Fly Linhas Aéreas começou a voar no segmento charter. A primeira aeronave, o PP-LBF, um 727-200 arrendado (ex-Royal Air Maroc) fez seu primeiro vôo entre Guarulhos, Natal e Fortaleza.

Em 1996 chegaram o segundo e o terceiro 727-200 e começaram os vôos para Recife. Logo a FLY voava 3 vezes pos semana na rota GRU-GIG-FOR-NAT-GIG-GRU, além de vôos charter ao exterior, todos os domingos entre Guarulhos, Manaus, St. Maarten e Isla Margarita.

  Com uma frota de quatro Boeings 727-200, voando diariamente entre São Paulo, Rio, Natal, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo. E três vezes por semana entre São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e João Pessoa. Havia planos de começar a voar para o sul do Brasil.

Os aviões da Fly são próprios e foram comprados do antigo operador, a Continental Airlines. Eles estão configurados para 163 assentos, sendo que 10 deles são da Fly Class. Esta classe equivale a uma executiva e tem por diferenciais maior espaço nas poltronas, serviço com opções de pratos quentes servidos em louça, open-bar com vinhos e whiskies, a preços menores que uma tarifa "full-fare" nas concorrentes.

A Fly desejava ser reconhecida pela qualidade de seus serviços e não por apresentar tarifas baratas, diferenciando-se das Low-cost / Low-fare. A base de tripulações e engenharia de manutenção, com 45 engenheiros e mecânicos, é em Guarulhos. A administração fica no Rio de Janeiro. Line-maintenance é feita na empresa e os checks maiores são contratados externamente, normalmente feitos pela Varig ou pela Digex. Os motores são inspecionados e revisados pela CELMA. 

Desde junho de 2003, seu último 727-200 em condição de vôo está parado. Embora segundo seus donos "oficialmente a FLY não esteja fechada" os salários não são pagos desde julho e todos os seus antigos colaboradores já deixaram a empresa.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Greve de aeroviários pode ocorrer antes do natal

 Fracassou a reunião nesta quarta-feira entre aeroviários, aeronautas e empresas aéreas. Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, não houve qualquer avanço na proposta patronal, frente aos pedidos dos trabalhadores, o que aponta para uma greve nacional marcada para o próximo dia 23, antevéspera do Natal.

“As empresas estão jogando no confronto. É preciso deixar claro que os trabalhadores vão para a greve dia 23 não por vontade de parar, mas por causa do radicalismo na mesa por parte da bancada patronal”, afirmou Selma.

A sindicalista ressaltou que as empresas aéreas estão passando por um ótimo momento financeiro, impulsionado pelo grande número de passageiros. “Estão vivendo um céu de brigadeiro e não querem dividir nada de ganho real com os trabalhadores. Que fique claro: eles estão nos empurrando para a greve”.

Na reunião, os aeroviários – funcionários que trabalham em terra – chegaram a reduzir a reivindicação de aumento salarial de 15% para 13%, mas as empresas mantiveram apenas a oferta de repor a inflação do período pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculada em 6,08%.

Segundo a assessoria do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), o índice inclusive já está sendo incorporado nos salários de dezembro e também no décimo terceiro salário. O Snea argumenta que as empresas estão sem capacidade de oferecer melhor proposta pois obtiveram apenas lucro operacional este ano.

A assessoria das empresas disse que não está trabalhando com a hipótese de greve, mas que se isso ocorrer os maiores prejudicados serão os passageiros.

Primeiro ATR da Azul chega ao Brasil amanhã

Em julho, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, havia anunciado a aquisição de 20 aeronaves ATR 72-600, mais opção para outras 20, ao custo de US$ 850 milhões. A previsão de chegada dos equipamentos, à época, era dezembro. Promessa cumprida.

Amanhã pela manhã chega ao País o primeiro dos turbo-hélices da companhia. Ele saiu às 9h das Ilhas Canárias (Espanha), faz uma parada na Ilha do Sal (Cabo Verde) e chega primeiro em Recife. À noite, o equipamento já estará em Viracopos, Campinas (SP).

A Azul informou que ainda não está definida a rota em que a aeronave irá operar. Em um primeiro momento a ideia é ligar Viracopos (SP) a cidades do interior paulista. Isso porque os ATR são ideais para operação em pistas curtas.

À ocasião, a companhia informou não ter “abandonado” os equipamentos Embraer ao fazer as opções pelo ATR. Isso porque a empresa brasileira, que fabrica os equipamentos utilizados pela Azul desde o início, os EMB, não produz turbo-hélices. 

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Azul terá banho de boas-vindas em João Pessoa


 A superintendência da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, começou a negociar com executivos da Azul Linhas Aéreas a ocupação de espaços comerciais da nova companhia aérea, que iniciará voos a partir de 17 de janeiro de 2011. Na segunda-feira (13), o superintendente Alexandre Oliveira informou que a Infraero pretende promover o tradicional banho da aeronave da Azul, mesmo com o horário de 1h, previsto para a chegada do primeiro voo vindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O Corpo de Bombeiros será acionado para essa representativa solenidade de boas-vindas.

Fonte: Turismo em Foco

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Noar Linhas Aéreas comemora seis meses de operação

A Noar Linhas Aéreas comemora nesta terça-feira (14) seis meses de atuação. Encurtando distâncias, promovendo a facilidade do transporte aéreo entre cidades com fortes laços históricos, econômicos e sociais, a companhia representa um importante investimento no setor de aviação no Nordeste do Brasil, capaz de promover o desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.

“Conseguimos cumprir tudo o que estava no nosso plano de negócios e estamos crescendo gradativamente. Nossa próxima meta é consolidar a Noar no mercado, através da contratação de novos funcionários e aquisição de novas aeronaves”, afirma Marjony Camelo, diretor executivo da empresa.

Para marcar o começo das operações, a empresa promoveu voo panorâmico pelo Recife, em junho. Na ocasião, a Noar oferecia quatro voos diários, de segunda a sexta, para Caruaru, no agreste de Pernambuco, Maceió (AL) e Aracaju (SE). As passagens custam a partir de R$ 67,90 para Caruaru, de R$ 99,90 para Maceió e de R$ 219,90 para Aracaju. No dia 21 de julho, a companhia acrescentou voos aos sábados e domingos, para as capitais sergipana e alagoana. Hoje, a companhia atua com 176 voos semanais, (segunda a domingo) com uma média de ocupação de 60%. A cidade de Maceió (AL) é a mais procurada, com voos sempre lotados.

Em agosto, com apenas dois meses de atuação, a Noar convocou autoridades locais e todo o trade turístico da região Nordeste para anunciar dois novos destinos: as cidades de João Pessoa (PB) e Natal (RN). No último dia 27 de setembro, a empresa fechou parceria com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina. Pelo acordo, que entrou em vigor no dia 30 de setembro, a GOL passa a oferecer novos voos diretos para os destinos onde a Noar opera. Assim, os passageiros podem comprar no site da Gol uma passagem para Rio de Janeiro-Caruaru, por exemplo, e voar nos aviões da própria Gol e da Noar. “O acordo firmado reforça nosso projeto em atender à demanda aérea regional, oferecendo variedade de destinos e frequências, a preços acessíveis”, declarou o presidente da Noar, Vicente Jorge Espíndola. Os clientes provenientes de voos operados pela GOL em conexão para os voos da Noar, poderão realizar somente um check-in e despachar sua bagagem até o destino final.

Visando sempre interligar as capitais do Nordeste com as grandes cidades do interior da região, no dia 1° de outubro, a Noar Linhas Aéreas ampliou ainda mais sua malha, incluindo a cidade de Mossoró, importante centro urbano do Rio Grande do Norte, a 285 km da capital Natal. Atualmente, é oferecido um voo diário (segunda a sexta), com escala nas cidades de João Pessoa (PB) e Natal (RN). Os passageiros partem do Recife às 15h36, com chegada prevista em João Pessoa às 15h57 e em Natal às 16h47. Em seguida, o avião sai da capital potiguar às 17h10 e chega a Mossoró às 18h03. As passagens custam a partir de R$ 279,90, partindo do Recife.

Além de Mossoró (RN), a Noar iniciou, no dia 29 de novembro, suas operações em Paulo Afonso, a 434 km de Salvador (BA) e famosa por suas cachoeiras e reservas ambientais. O voo para Paulo Afonso sai às 9h da capital pernambucana, faz escala em Maceió (AL) às 9h50 e chega às 11h20 (horário de Recife) na cidade baiana.
Fonte: Feedback Comunicação