A companhia aérea TAM registrou 18,5% de atrasos em voos domésticos programados até as 16h desta segunda-feira (29). De acordo com o boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 558 voos domésticos previstos, 103 partiram com atraso superior a 30 minutos. Outros 83 foram cancelados, o que representa 14,9% do total.
Entre as operações internacionais, das 26 previstas até as 16h, onze sofreram atrasos (42,3%). Nenhuma foi cancelada. Em todo o país, dos 1.641 voos domésticos programados, 201 atrasaram (12,2%) e 136 foram supensos (8,3%). No mesmo período, dos 110 voos internacionais previstos, 22 atrasaram (20%) e seis foram cancelados (5,5%).
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu nesta segunda-feira (29) a venda de passagens aéreas da TAM Linhas Aéreas para rotas domésticas com decolagem prevista até sexta-feira, 3 de dezembro. O objetivo é evitar mais transtornos aos passageiros da companhia aérea, que desde o fim de semana vem apresentando atrasos nos embarques e cancelamentos de voos programados acima da média do setor.
Segundo a Anac, caso a situação não seja normalizada até quarta-feira, pode haver novas punições. Em nota, a autarquia informa que iniciou uma auditoria na aérea. Até que seja concluída a investigação, que tem prazo estimado de uma semana, também ficam suspensos todos os pedidos de acréscimos de voos na malha da TAM.
A TAM atribuiu os transtornos causados desde sábado ao mau tempo, que levou a empresa a promover um remanejamento da malha aérea. "O motivo foram as fortes chuvas que atingiram a região sudeste entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, interrompendo as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, e Viracopos (Campinas), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro)", justificou a aérea em nota. Apesar de a companhia alegar que a operação de embarques "está voltando ao normal ao longo desta segunda-feira", até as 11 horas, 35 voos domésticos programados haviam sido cancelados e 21% do total de embarques nacionais partiram com atraso superior a meia hora, conforme balanço da Infraero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário