sábado, 8 de janeiro de 2011

Embarque: GOL Linhas Aéreas

A categoria "Embarque" Gol/Varig prossegue agora com uma das maiores novidades da companhia: o novo padrão de serviço de bordo onde os passageiros podem adquirir lanches e snacks. Chamado internamente de "BOB" - sigla do inglês Buy On Board - ou compra de alimentos a bordo. A novidade está disponível em alguns voos que atendem as cidades de São Paulo, João Pessoa, Aracaju, Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Natal, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Curitiba, Maceió, Recife, Campo Grande, Belém, Fortaleza e Salvador. Pela amostra, o serviço deverá ser logo ampliado. 
Fiz meu check-in em Guarulhos em uma das inúmeras posições da Gol, desertas àquela hora - 06h30 da manhã de um domingo frio e escuro. Rumei para o portão 19 onde me aguardava o PR-GTC, terceiro 737-8EH SFP recebido pela Gol. O embarque deu-se por volta das 07h30 e, já na passarela telescópica, uma funcionária da Gol distribuía volantes informando que "Viajar agora tem sabor especial," promovendo o padrão "Buy On Board".  Tão logo decolamos e estabilizamos com Belo Horizonte na proa, o serviço foi iniciado. Primeiramente, as quatro simpaticíssimas e eficientes comissárias trabalhando naquele dia passaram distribuindo um simpático cardápio, onde se podia escolher entre 4 sanduíches, 4 bebidas quentes, 8 tipos de bebidas frias (sendo 2 alcoólicas - cerveja e vinho tinto importado) e três tipos de acompanhamentos. Havia ainda dois "Combos" por R$ 15 e R$ 12,00, que permitem combinar uma bebida não alcoólica, um sanduíche e um acompanhamento por este preço. Achei tudo muito razoável. 

Finalmente, os carrinhos entraram no corredor, sendo um pela parte dianteira e o outro pela galley traseira. Estava próximo desta, na antepenúltima fileira da cabine, e fui rapidamente atendido. Optei pelo Combo 1 com sanduíche "Caprese": pão trançado e uma interpretação da salada caprese com mussarela fresca, tomate, manjericão e azeite de oliva. Para beber, um capuccino instantâneo da Café Pelé (bastante bom) e um "clássico" chocolate Diamante Negro. Pedi ainda um suco de laranja (gratuíto, complementar) e me dei por servido como se estivesse fazendo um verdadeiro café da manhã. Ao final, senti que havia me alimentado bem - até demais.

O pagamento é feito no ato, no momento em que o passageiro é servido. O vil metal é recebido pela comissária que vai atrás, empurrando o carrinho. A que vai na frente apenas serve os passageiros. Pode ser feito por cartões de crédito ou em dinheiro vivo. E para aqueles que solicitarem, a Gol ainda entrega um comprovante de despesa, na forma de uma nota fiscal. Eu pedi e a comissária Francis Paiva ainda perguntou se eu queria o CPF na nota. Vejam só! 

 Para aqueles passageiros que optam por não se servirem das opções do cardápio pago, o serviço é o mesmo de sempre. Neste voo, foi oferecido um saquinho de amendoim e bebidas não alcoólicas. Pelo que pude observar, a vasta maioria dos passageiros que estavam acordados pediu ítens do "Menú Gol". Mas deixemos a culinária e voltemos a falar de aeronáutica! 


 Lá fora, o sol brilhava e belas formações de nuvens deixavam a paisagem ainda mais bonita. O elegante winglet na ponta da asa do PR-GTC contrastava com o profundo azul do céu a 39 mil pés. O urso aqui, de pança cheia, nem viu o voo 1982 passar: pouco depois das 10h00, abandonamos a altitude de cruzeiro e iniciamos a descida para São Salvador, que nos esperava ensolarada, temperatura 27ºC, que é como nós paulistas sonhamos sempre encontrar a Boa Terra. E reencontramos as 10h39, cruzando a cabeceira com uma V-Ref de 128 nós e segundos depois, com um pouso suave, depois de percorrer as 899 milhas da etapa em exatamente 01h54 de voo. O Boeing queimou 5.550 kg de combustível neste trecho. Paramos no portão 3 e, em minutos, os passageiros da Gol desembarcavam na Bahia. 


Avaliação: notas vão de zero a dez.

1-Reserva: Sem nota.
Feiota pela própria empresa.
2-Check-In: Nota 5.
No primeiro voo, perfeito: rápido e atencioso. No segundo, faltou simpatia: o atendente mal olhou na minha cara.
3-Embarque: Nota 8.
Organizado e relativamente ágil.
4-Assento: Nota 6.
Na Comfort Class, tudo bem. O assento do meio fica travaldo e isso é muito bom. Já na econômica, nos voos comuns da companhia, o problema é o pitch (espaço entre fileiras) nos 737-800.
5-Entretenimento: Nota 6.
Na Comfort Class, revistas nacionais e estrangeiras e jornais foram oferecidos. Na Gol, apenas a revista de bordo.
6-Serviço dos comissários: Nota 10.
Muito atenciosos, simpáticos, prestativos, em ambos os voos. Gostei muito, mesmo. 7-Refeições: Nota 8.
Na Comfort, achei bastante correto o padrão. Mas gostei mesmo do "Buy On Board", a grande novidade no serviço de bordo da empresa desde que foi criada.
8-Bebidas: Nota 7.
Igualmente.
9-Desembarque: Nota 7.
Muito demorado em Buenos Aires. Em Salvador e Guarulhos foi normal.
10-Pontualidade: Nota 10.
Partidas no horário e chegadas super pontuais.

Um comentário: