segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Trade paraibano quer novo aeroporto e terminal rodoviário

A posse do governador Ricardo Coutinho (PSB) cria uma nova expectativa de melhoria da economia paraibana. Empresários do turismo jogam fichas no sucesso da administração que está sendo iniciada, mas com algumas ressalvas. O setors de Turismo discutiiu com o então candidato ao Governo durante o processo eleitoral e fecharam alguns pontos estratégicos que foram transformados em documento entregue ao secretário da Casa Civil, e ex-coordenador de transição, Walter Aguiar.

Os representantes de associações do trade turístico, como Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e Convention Bureau de João Pessoa, pretendiam indicar um dos nomes que vão compor a Pasta do Turismo (Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômica, Secretaria Executiva de Turismo e PBTUR - Empresa Paraibana de Turismo). “Seria uma oportunidade de termos um representante nas decisões administrativas”, apontou o empresário Beto Brunett, presidente da Abav-PB. O trade apostava na criação de uma Secretaria de Turismo independente de outras áreas da atual estrutura.

Apesar de não ter obtido sucesso na participação de empresários na administração pública, o trade turístico pretende ter uma presença mais efetiva na definição de novas políticas e estratégias, visando a implantação de equipamentos especiais ao longo das BRs 230 e 101. Os empresários indicam como fundamental para o desenvolvimento do turismo paraibano a concretização de fato do Polo Turístico do Cabo Branco e funcionamento do Centro de Convenções.

Entre as propostas do trade turístico estão a construção de um novo aeroporto e rodoviária e a implantação de um mega terminal turístico onde atualmente está instalado o Aeroclube da Paraíba, no Bessa, em João Pessoa. “Aquele espaço tem que ter uma utilidade pública”, afirmou o ex-presidente do Fórum Turístico do Litoral Paraibano, Lula Lucena. A ideia seria transferir o Aeroclube para o Aeroporto Castro Pinto, revelou o empresário.

O trade espera discutir essas propostas com o governador ainda em janeiro, para tentar fechar algumas parcerias. A escolha pelo nome da jornalista Ruth Avelino para presidir a PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo) foi positiva, segundo o trade. "Ruth é uma pessoa que tem experiência nas atividades turísticas e, por isso, conhece as dificuldades e, principalmente, as nossas necessidades", afirmou Elízia Lopes, presidente do Convention Bureau de João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário