Começar o dia com bom humor. Esse é o primeiro e mais importante item
do cotidiano de um comissário de voo, profissão almejada por muitos
jovens e que é celebrada no 31 de maio, em referência à criação da IFAA
- Associação Internacional dos Comissários de Voo -, com origem no
Concov - Congresso Internacional dos Comissários de Voo -, realizado no
Rio de Janeiro em 31 de maio de 1973.
A profissão, que nasceu na década de 30, cresceu visivelmente ao
longo dos anos e hoje tem um mercado de trabalho bastante disputado, já
que na grande maioria são pessoas apaixonadas pelo o que fazem.
Segundo Salmeron Cardoso, diretor do CEAB –Centro Educacional de Aviação do Brasil- o trabalho de um comissário de voo vai além do que muitos imaginam. “Esta é uma profissão diferente, que exige todo um preparo por parte dos comissários para encarar situações de perigo e crises, requerendo grande dinamismo e estratégia”, afirma.
Segundo Salmeron Cardoso, diretor do CEAB –Centro Educacional de Aviação do Brasil- o trabalho de um comissário de voo vai além do que muitos imaginam. “Esta é uma profissão diferente, que exige todo um preparo por parte dos comissários para encarar situações de perigo e crises, requerendo grande dinamismo e estratégia”, afirma.
O comissário deve estar sempre
apresentável, ou seja, é preciso cuidar do visual e se sentir bem para
fazer os passageiros se sentirem também à vontade ao serem recebidos,
obtendo, desta forma, a atenção necessária.
Assim que inicia suas atividades, o que nem sempre acontece pela manhã, já que cada profissional possui uma escala específica de trabalho, o comissário participa de um briefing com os outros tripulantes da aeronave com o intuito de comentar sobre situações de emergência, necessidades do voo.
Após a reunião é hora de checar a aeronave, desde os assentos, passando por todas as normas de segurança. Chegou a vez de receber as pessoas. Esse é o momento no qual os comissários de voo podem visualizar o perfil de cada passageiro. “O profissional deve ter o feeling para identificar a necessidade de cada pessoa, já que a permanência delas na aeronave varia de minutos até horas”, lembra Salmeron Cardoso.
Antes da decolagem, é preciso verificar se
cada passageiro está bem adaptado e confortável com o voo, afinal é
possível encontrar vários perfis de clientes, desde os mais receosos até
os estressados. Antes de qualquer função o comissário é um
profissional que cuida da segurança dos passageiros. “O momento do
embarque é muito importante, pois é preciso que tudo esteja em ordem
para que o voo seja tranquilo”, avalia o diretor do CEAB.
Chegado o momento de levantar voo, é hora do famoso speech (discurso) de embarque, que orienta os passageiros sobre os procedimentos de segurança que devem ser feitos em situações de emergência. “O speech deve ser feito no início, durante e no final da viagem, cada um contendo informações específicas de cada momento”, relata Salmeron.
Como não há equipe fixa de comissários, o momento posterior a decolagem serve para reunir os tripulantes na galley, local destinado exclusivamente a eles, onde podem se conhecer. Mais do que servir o lanche, é necessário checar se a viagem está sendo confortável e se os passageiros precisam de algo em especial. “O cliente deve sentir que o comissário está sempre pronto para lhe ajudar, nunca esquecendo da segurança de voo”, afirma Salmeron.
Viagem chegando ao fim é hora de fazer um novo speech, desta vez com os procedimentos para o pouso. “É também é hora de se despedir dos passageiros e, claro, estar pronto para o próximo embarque”, finaliza o diretor do CEAB.
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