Nos ultimos anos a Avianca Brasil Linhas Aéreas começou a investir no mercado nordestino, fortalecendo sua presença nas capitais da região e nas principais cidades do interior nordestino. As cidades de Aracaju, João Pessoa, Maceió e Natal foram as mais beneficiadas já que não possuiam voos da empresa.
Desde que começou a aumentar suas frequencias no Nordeste, a Avianca Brasil priorizou voos diretos e a maioria ligando Brasília (hub de seus voos) a essas cidades, derrubando a concorrencia de grandes empresas como Tam e Gol, que só possuiam voos longos e com escalas nesses trechos.
A partir deste momento, a empresa passou a se fortalecer ampliando seus voos, principalmente nas capitais menores. A cidade de Aracaju passou de um voo para capital carioca, para dois voos ligando a cidade sergipana a Salvador e Brasilia. A capital potiguar - Natal agora está ligada a Recife, Brasília e Guarulhos sem conexões. Maceió foi a mais beneficiada, com três voos diarios deste o inicio de suas operações, com voos para Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. A única capital que não apresentou ampliação de voos foi João Pessoa (PB).
Apesar de ser o segundo novo destino da Avianca Brasil no Nordeste, a capital da Paraíba não recebeu novos voos desde sua chegada a João Pessoa. Se levarmos em consideração os voos da empresa que partem da capital federal as capitais nordestinas, o trecho Brasília/João Pessoa é o que possui a maior taxa de ocupação das aeronaves, com taxa superior a 85%. Contudo a Avianca "vive prometendo" um novo voo que nunca chega. A pouco tempo confirmou que passará a operar com o Airbus A-318 ampliando assim a oferta de assentos, e se for rentavel deverá anunciar nova frequencia.
O maior problema enfrentado é que o unico voo da empresa na Paraíba decola praticamente lotado todos os dias, impossibilitando os passageiros de adquirir passagens em determinadas datas. Por exemplo, o passageiro que quiser comprar uma passagem hoje (16/02) no trecho BSB/JPA não poderá embarcar domingo ou segunda por indisponibilidade de assentos. O que não ocorre em destinos como Aracaju e Natal e até mesmo Recife, que possui maior taxa de disponibilidade de assentos, destinos e horários. O Aeroportos Brasil entrou em contato com a Avianca Brasil que não se pronunciou até o momento desta publicação. Só nos resta aguardar as mudanças da empresa na Paraíba.
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