Há 34 anos sobre administração da Infraero, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto - João Pessoa passa a enfretar saturação em seu aparelho. Recebendo promessas do Governo Federal, Governo Estadual, Infraero e politicos paraibanos, o aeroporto que é a principal porta de entrada de passageiros nacionais e internacionais não chega a concretizar essas promessas.
Em 2007 a reforma quase "faraonica" foi concluida sobe muitas criticas, uma vez que, a reforma levou anos, e ao fim não apresentou todas as reformas do projeto inicial. Esta reforma incluiu o reforço da pista
principal, pista de taxiamento e pátio de estacionamento de aeronaves. Capaz de atender (2,3milhão passageiro/ano) ao crescimento da demanda oferecendo conforto
e segurança aos passageiros. Foi também construído um novo prédio, onde
está instalada a administração; duas salas de embarque e duas salas de desembarque; dois elevadores e mais estabelecimentos comerciais, dentro
do novo conceito de varejo aeroportuário, Aeroshopping; estacionamento
para 260 veículos, praça de alimentação e ambiente completamente
climatizado.
A reforma que ainda incluia a ampliação da pista não foi concretizada. Em 2008, o Presidente da Infraero (na epoca) ainda havia anunciado a implantação de pontes de embarque no aeroporto, o que não ocorreu em virtude da movimentação de passageiros do referente ano ter fechado em queda, em relação ao ano anterior.
Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil, o governo está estudando a construção de novos aeroportos em algumas capitais do nordeste. Os mais cotados para ganhar novos terminais devem ser os aeroportos de Aracaju, João Pessoa e Teresina - os primeiros a precisar desta mudança. Mas os estudos apontam essas necessidades para daqui a dez, quinze anos ainda, e levando em consideracao questoes como demanda, potencial turistico, melhoria em infraestrutura além de outros aspectos, como simplismente modernidade.
O Aeroporto de João Pessoa possui uma malha aérea relativamente pequeno, mas a maioria de seus voos pousam e decolam com a capacidade da aeronave quase completa, diferente de voos como em Recife. O aeroporto paraibano ganhou investimentos como ampliação de check-in e estacionamento, construção de nova torre de controle, aumento do patio de aeronaves até 2014, uma taxiway e um novo terminal de cargas. Sendo que de todos estes apenas a ampliação de check-in e estacionamento sairam do papel, uma vergonha para o Estado da Paraíba, que estão deixando de investir em quem investe no estado - turistas.
É pessoal, João Pessoa e a Paraíba estão deixando de crescer e modernizar-se por falta de politicas que precionem e cobrem do governo e das entidades afins estas mudanças. Muda Paraíba!
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