O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e o governador do Estado do Acre, Tião Viana, assinaram nesta terça-feira (2/8) um Termo de Convênio para elaboração dos projetos de engenharia para a construção da segunda pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Rio Branco/Plácido de Castro (AC). A nova pista tem extensão projetada de 2,5 mil metros – a atual possui 2,3 mil metros. No total, o Convênio prevê o investimento de R$ 5,52 milhões, sendo 90% dos recursos da Infraero e 10% do Governo do Acre.
O Convênio também contempla as ações ambientais pertinentes – como supressão da vegetação existente – e ações preliminares patrimoniais para que a União incorpore 667,5 mil m² da área que será destinada à construção da segunda pista, além das avaliações dos imóveis a serem desapropriados e o início dos processos judiciais de conciliação. A licitação dos projetos de engenharia será conduzida pelo Estado, cabendo à Infraero a fiscalização dos serviços.
“Com essa segunda pista, vamos oferecer um aeroporto mais eficiente para o Estado do Acre e, dessa forma, incentivar ainda mais o desenvolvimento da região”, disse Gustavo do Vale.
O governador do Acre, Tião Viana, agradeceu o empenho da Infraero na ampliação do Aeroporto de Rio Branco. “Toda a população do Acre está agradecida. É um dia para entrar para a história”, enfatizou. A assinatura do Termo também foi acompanhada pelo diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e pelo senador Anibal Diniz (PT-AC), que destacou: “Todos os assuntos pertinentes ao Aeroporto Plácido de Castro foram conduzidos pela Infraero com o máximo de seriedade. A empresa é um bom exemplo de ação do Governo Federal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário