O Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre, foi projetado pelo arquiteto Michereff. O aeroporto está construído em uma área patrimonial de 12.838.316 m2 . A edificação do terminal de passageiros possui dois pavimentos, do tipo linear e com uma área construída de 2.913,73 m2. No pavimento térreo estão localizadas as seguintes áreas: pré-embarque (check-in), embarque doméstico e internacional, desembarque doméstico e internacional, lanchonetes, órgãos públicos e empresas aéreas. No pavimento superior, está localizado o bloco administrativo da INFRAERO, sala da receita federal e terraço.
A pista de pouso e decolagem mede 2.100m de comprimento e 45m de largura, e duas cabeceiras 08 e 26. A natureza do piso é Asfáltico sendo o seu PCN 48/F/C/X/T. O pátio principal de estacionamento de aeronaves possui uma área de 11.000m2, com pavimentação asfáltica e ilhas de concreto, com 04 posições de estacionamento, onde a maior aeronave que opera é o boing 737-800, podendo operar até aeronaves AIRBUS (A320) . A área para a aviação geral abrange 10.900 m2, com capacidade para 12 aeronaves. Podendo operar até aeronaves tipo EMBRAER (E-110).
A pista de pouso e decolagem mede 2.100m de comprimento e 45m de largura, e duas cabeceiras 08 e 26. A natureza do piso é Asfáltico sendo o seu PCN 48/F/C/X/T. O pátio principal de estacionamento de aeronaves possui uma área de 11.000m2, com pavimentação asfáltica e ilhas de concreto, com 04 posições de estacionamento, onde a maior aeronave que opera é o boing 737-800, podendo operar até aeronaves AIRBUS (A320) . A área para a aviação geral abrange 10.900 m2, com capacidade para 12 aeronaves. Podendo operar até aeronaves tipo EMBRAER (E-110).
Sua importância no contexto local está relacionada à criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, regulamentada pela Lei Federal nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991 e do Decreto Nº. 517, de 8 de maio de 1992, possibilitando oportunidades de negócios para a economia do Amapá, principalmente na indústria, comércio e turismo, focada nas relações com a América Central, América do Norte e a Europa, viabilizadas pelas vias de acesso: aéreo e fluvial (rios Amazonas, Oiapoque, Jari, Araguari e Maracá).
O Aeroporto de Macapá está integrado ao desenvolvimento da comunidade marcada pela sua localização á 3 Km do centro da cidade, nesta geografia são inseridos os projetos sociais que compreendem a importância de ações responsáveis. Suas obras de artes com exposição permanente consistem com um busto em bronze de Coaracy Monteiro Nunes, primeiro deputado federal pelo Amapá, e irmão de Janary Gentil Nunes, primeiro governador do Amapá. Em 21 de janeiro de 1958 morreu em um acidente aéreo, nas matas do Macacoari, juntamente com o promotor Hildemar Pimentel Maia e o piloto Hamilton Silva.
Em 21 de janeiro de 1959 várias homenagens foram prestadas ao Dr. Coaracy Nunes, dentre elas um busto foi inaugurado em frente ao abrigo de passageiros no Aeroporto Internacional de Macapá. Quem chega a Macapá por avião logo ver um imponente painel no aeroporto retratando a cidade, vista sob o ângulo principal do forte, como um convite para conhecer o belo monumento militar construído pelos portugueses no século XVIII, pintada por Raimundo Braga de Almeida, nas décadas de 60, 70 e 80, o R. Peixe foi o mais popular e eclético artista plástico do Amapá que se tem notícia.
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