segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FAB escolta avião da TAM por falta de comunicação

 
Um Airbus A320 da TAM teve que ser escoltado por um caça da FAB (Força Aérea Brasileira) na última quinta-feira (25) após perder contato com o controle aéreo em grande parte do voo entre Aracaju e São Paulo. 

O voo 3665 decolou da capital sergipana às 13h35 com destino a Guarulhos e ficou sem comunicação por mais de uma hora. De acordo com o plano de voo informado à Aeronáutica, a aeronave deveria sobrevoar por Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Belo Horizonte (MG) e Poços de Caldas (MG). 

Como o plano de voo não foi seguido, a FAB decidiu acionar o Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), que enviou um caça F-5M da base aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, para acompanhar o Airbus A320, que pousou em Guarulhos no horário previsto, às 17h. 

A FAB classificou o caso como "anormal". O procedimento é conhecido como "socorro em voo". Em nota, a TAM confirmou a falta de comunicação e disse que "em nenhum momento houve risco à segurança. A empresa afirmou ainda "que a aeronave esteve todo o tempo identificada nas telas dos radares de vigilância do sistema aéreo, voando em uma rota prevista". 

A TAM não informou quantos passageiros estavam a bordo. Na sexta-feira (26), um voo da TAM, que iria para Londres, teve que retornar para Guarulhos após apresentar problema logo após decolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário