segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aeroportos Brasil - Aeroporto Teresina


O Aeroporto de  Teresina - Senador Petrônio Portella está situado ao norte da cidade de Teresina.  Possui um terminal de passageiro com dois pavimentos, aproximadamente 3.200 m2 , totalmente climatizado, pátio de aeronaves com 18.000 m2 e uma pista de pouso com 2.200 X 45 metro. Sua posição geográfica, tem grande importância estratégica, pois torna-se um aeroporto de ligação das capitais nordestinas com o norte do país.  Dispõe na sua fachada lateral direita de um painel construído em mosaico cerâmico de autoria do artista Genes  e, do lado esquerdo,  uma herma do Senador Petrônio Portella.

Localizado na região meio-norte, a cerca de 350 km da costa é o único aeroporto das capitais nordestinas situado fora da área litorânea. Sua localização, entretanto, do ponto de vista operacional, tem grande importância estratégica: é um aeroporto de ligação das capitais do nordeste  com o norte do país. Distante apenas três quilômetros e meio do centro da cidade, sua altitude é 67 metros acima do nível do mar, e a temperatura média no entorno aeroportuário é de 30,9°C.

Embora grande parte da população local o chame de Aeroporto Santos Dumont, sua denominação oficial era Aeroporto de Teresina, alterada em 2000 para Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella, de acordo com a lei nº 9.942, de 22 de dezembro de 1999. O nome é uma homenagem ao político piauiense Petrônio Portella Nunes, que foi Prefeito de Teresina, deputado estadual, governador, senador, Presidente do Congresso Nacional e Ministro da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário