Massagistas à bordo? Bares, sofás e mesas de xadrez nas aeronaves? Não, não se trata de desvarios de um diretor de marketing assanhado. Trata-se da mais inovadora empresa aérea do mundo, a britânica Virgin Atlantic Airways.
Fruto da genialidade de seu fundador, Sir Richard Branson, a Virgin é um tremendo sucesso. Seus 747 e A340 ligam Londres à vários destinos importantes do mundo, como New York, Los Angeles, Tokyo, Hong Kong, Johannesburg, New Delhi, Miami, Toronto.
Enfrentar e muitas vezes vencer a dura competição (nem sempre leal) da excelente British Airways é tarefa para poucos. Mas Branson é mesmo um homem incomum. Fundou seu império vendendo discos por correspondência. Gago e tímido, foi mal aluno, o que levou seu pai a vaticinar que "Richard não seria grande coisa na vida".
Pois sim. Sua empreitada virou a gravadora Virgin Records, vendida por uma fábula à Thorn/EMI. Com esse dinheiro, pode investir num veterano 747 usado, ex-Aerolineas Argentinas. Teve a idéia de lançar uma empresa aérea meses antes, ao ficar dias esperando pela confirmação de um lugar nos vôos transatlânticos da People Express, uma das pioneiras no mercado Low-Fare. Branson pensou: deve ser um bom negócio. Abriu a Virgin Atlantic Airways em 1984.
A People quebrou, a Virgin floresceu. Com seu apurado faro de marketing, fez a empresa crescer até se tornar a líder que é hoje. Finalmente vendeu 49% das ações para a Singapore Airlines, no less. Companhias aéreas florescem ou morrem dependendo da qualidade de seu marketing. Branson é um guru: com seu charme, tornou-se amigo pessoal de Lady Di, e conseguiu dela a proeza de fazê-la batizar seu primeiro A340-300 de "Lady In Red", numa homenagem à própria futura rainha.
Upper Class (sua classe executiva) ao aeroporto. As salas VIP em Londres tem saunas, duchas, lareiras e bibliotecas e mesas de pinball. Dentro dos aviões, bares, lojas, manicures e massagistas (menos nos vôos para o Japão, onde os passageiros, depois de alguns saquês a mais, andaram confundindo as coisas).
Branson, dono de uma gravadora, fez do entretenimento de bordo da Virgin o melhor e mais variado do mundo. A empresa tem encomendas de 5 A380-800 e 6 A340-600, seus novos trunfos na luta eterna contra a BA. Espera-se um show de inovações nas novas aeronaves, com camas de casal na Upper Class e sabe-se lá o quê mais.
A Virgin Atlantic é sinônimo de inovação e qualidade em aviação, espelho de seu fundador e até hoje principal garoto propaganda, Sir Richard Branson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário