A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou as estatísticas do tráfego aéreo das companhias aéreas brasileiras referentes ao mês de setembro de 2011. No setor doméstico, a demanda mostrou crescimento inferior ao do aumento da oferta de assentos no mercado com 9,1% contra 15,0%.
No acumulado do ano no entanto, a procura por voos domésticos ainda é superior ao incremento da oferta com 18,5% contra 13,8%. Já no segmento internacional, o aumento da demanda por voos foi superior ao aumento da capacidade uma vez que a procura por voos aumentou 6,6% ao passo que as companhias aéreas aumentaram sua oferta em apenas pouco mais de 4,3%. Desde janeiro, a demanda por voos internacionais nas empresas aéreas brasileiras aumentou em 13,8%.
No mercado doméstico, a GOL/Varig manteve a liderança em setembro com uma participação de 38,9%, seguida de perto pelo Grupo TAM, com 38,2%. As demais empresas responderam por 22,9% do mercado contra 18,3% no mesmo período do ano anterior. Tal crescimento representa um respeitável incremento da ordem de 25%.
No mercado doméstico, a GOL/Varig manteve a liderança em setembro com uma participação de 38,9%, seguida de perto pelo Grupo TAM, com 38,2%. As demais empresas responderam por 22,9% do mercado contra 18,3% no mesmo período do ano anterior. Tal crescimento representa um respeitável incremento da ordem de 25%.
O mês de setembro mostrou um desenvolvimento aquém do esperado. O índice de aproveitamento da indústria apresentou queda de 3,8 pontos percentuais quando comparado à setembro de 2010. A TAM, segunda maior companhia aérea do país em número de passageiros transportados no mercado doméstico, mostrou inclusive uma ligeira queda no número absoluto de passageiros transportados. Depois das duas líderes, GOL e TAM, vêm Azul, Webjet, Avianca e TRIP, com um market share de 9,1%, 5,6%, 3,8% e 3,6%, respectivamente.
No mercado de vôos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM responde por 88,6% do mercado, contra 10% da GOL/Varig e 1,5% da Avianca.
No mercado de vôos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM responde por 88,6% do mercado, contra 10% da GOL/Varig e 1,5% da Avianca.
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