O Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz realizou o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A atividade tem como objetivo avaliar a prontidão dos profissionais envolvidos nos procedimentos de socorro e testar todos os recursos disponibilizados para situações de acidente aéreo.
O Exeac simulou um acidente com uma aeronave com 20 passageiros e tripulantes a bordo que, ao aproximar do aeroporto, colidiu com uma ave, forçando o comandante a fazer um pouso de emergência. Após o pouso, a atividade colocou à prova os 90 alunos que participaram do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). O treinamento durou uma semana e capacitou esses participantes para atuar no combate a incêndios e auxiliar na prestação de primeiros socorros.
"O exercício cumpriu plenamente o propósito a que se destina, que é avaliar a eficácia do Plano de Emergência do aeroporto", disse o superintendente do Aeroporto de Florianópolis, Antônio Filipe Barcellos.
Além de capacitar esses integrantes da comunidade aeroportuária, o Exeac coloca em prática e avalia as ações de segurança planejadas para o caso de uma emergência real, cumprindo assim as normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero.
O exercício deste ano contou com a participação de dois helicópteros de salvamento, um da Polícia Militar e outro dos Bombeiros, ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Polícia Rodoviária Federal. A ação chamou ainda a atenção de oficiais da Escola Aprendizes Marinheiro, da Capitania dos Portos e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que prestigiaram o evento na capital catarinense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário