quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Greve afeta principal terminal de cargas do país

A greve de 48 horas dos funcionários da INFRAERO m três aeroportos do país contra os planos do governo federal de privatizar os terminais afeta na manhã desta quinta-feira (20) o transporte de cargas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Hoje, há apenas sete funcionários trabalhando no terminal de cargas de Viracopos que, normalmente, conta com 85 trabalhadores por turno, de acordo com o sindicato. A movimentação neste terminal é de 800 toneladas por dia, segundo a Infraero. Conforme infiormações do sindicato dos trabalhadores, o transporte de 690 toneladas deverá ficar paralisado. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, 23 aeronaves estavam paradas em Viracopos por volta das 7h sem ter carga embarcada ou retirada.

Enquanto a situação era complicada no terminal de cargas, para os passageiros não havia reflexos. Tanto o embarque quanto o desembarque ocorriam sem problemas. Os voos partiam dentro dos horários previstos, com atrasos e cancelamentos dentro do previsto.

A paralisação começou à 0h desta quinta-feira (20) nos aerportos de Guarulhos, de Campinas e de Brasília.
Nas primeiras horas desta manhã, os passageiros embarcavam sem problemas em Guarulhos, Campinas e Brasília.  A Infraero confirmou que o plano de contingência consegue, no começo da operação, evitar transtornos para passageiros. Em Guarulhos, das 45 partidas previstas da 0h até 7h, foram registrados dois atrasos e quatro cancelamentos. Também na capital federal e em Campinas, os primeiros voos cumpriram o horário previsto.

O diretor de administração da Infraero, José Eirado, disse, na quarta-feira (20), que a greve dos funcionários da estatal não deveria comprometer a operação dos três aeroportos.

A Infraero tem 2.781 funcionários nos três aeroportos, que realizam tarefas como posicionamento de finger (estrutura que liga o terminal de passageiros aos aviões e é usado para embarque e desembarque), auxílio no posicionamento das aeronaves nos pátios e operação dos sistemas de informação aos passageiros (painéis e sistema de som). A previsão, segundo Eirado, é que 20% deles participem da greve.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário