quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brasil tem 60% do tráfego aéreo na América Latina

Cerca de 870 mil toneladas de cargas e 71 milhões de passageiros são transportados anualmente de, para e dentro do Brasil. Esses são alguns dos números reunidos no estudo realizado pela Iata e pela Oxford Economics apresentado nesta manhã, dentro da programação do Aviation Day. Segundo o estudo, mais de 62 mil voos internacionais partem anualmente do Brasil, com destino a 58 países e 35 aeroportos. No mercado doméstico, mais de um milhão de voos anuais conectam 108 aeroportos, de acordo com o estudo.

O diretor executivo da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (Alta), Alex de Gunten, apresentou nesta manhã os números do estudo para a América Latina, destacando que o Brasil representa 36% do tráfego da região. Considerando-se, no entanto, o tráfego doméstico, esse percentual sobe para 60%. De Gunten classificou como “oportunidade” o fato de que 80% dos voos da América Latina para a Europa sejam operados por empresas aéreas europeias. No caso dos Estados Unidos, 77% do tráfego entre a América Latina e o país é realizado por companhias aéreas norte-americanas.

Os números do Brasil mostram ainda que do tráfego anula de 71 milhões de passageiros, 61 milhões são residentes no Brasil. O estudo revela ainda que, em 2010, havia 363 rotas conectando os principais aeroportos brasileiros a aglomerações urbanas internacionais, com média de cinco voos diários entre essas rotas. Noventa e quatro dessas rotas conectavam o Brasil a cidades com mais de dez milhões de habitantes, com média de sete voos diários disponíveis nessas ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário