quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gol e Tam devem reajustar preços de passagens

 O preço das passagens aéreas deve aumentar se os custos para as companhias continuarem altos, disse, nesta terça-feira (21), o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna. O executivo não falou em prazos para esse eventual aumento dos preços, mas disse que dificilmente cairão os custos que pesam sobre as companhias aéreas no momento, com a alta do combustível e do dólar. Mais cedo, o presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, afirmou que o aumento de tarifas é uma questão de tempo.

Bologna disse que o setor sofreu um “choque de custos relevante” que inclui a valorização do dólar, que impacta os custos das empresas na moeda estrangeira, o aumento do preço do querosene de aviação e ainda a elevação das tarifas aeroportuárias e de navegabilidade.

A Gol passa por uma grande reestruturação, após reportar seguidos prejuízos. No segundo trimestre, as perdas chegaram a R$ 715 milhões. Além da diminuição no número de voos, a Gol também está reduzindo o número de funcionários: até o final do ano, cerca de 2.500 vagas devem ser fechadas. “O setor não pode absorver, por longos períodos, um cenário como esse. É uma questão de tempo para se ver na posição inevitável de aumentar as tarifas”, ressaltou . Apesar da pressão sobre os custos, o presidente da Gol disse que não há nenhuma decisão tomada sobre o assunto.

Durante o Aviation Day, evento que reúne executivos e autoridades da aviação civil, em Brasília, Kakinoff reafirmou, que a companhia aérea espera um resultado financeiro “melhor no segundo semestre do que no primeiro”, mas continuou descartando o retorno ao azul até o fim de 2012. “Não podemos falar ainda em retorno à lucratividade”, disse. O presidente da Gol prevê, na segunda metade do ano, um desempenho “entre prejuízo e equilíbrio”, variando de mês a mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário