quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Malha aérea no Nordeste deve melhorar


O próximo dia 7 de agosto pode ser histórico para a malha aérea da região Nordeste. Nesse dia, técnicos da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), secretários de Turismo e representantes da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e de bancos públicos, como BNB e BNDES, estarão reunidos com executivos de quatro companhias aéreas para iniciar o processo de negociação da construção de novas rotas entre as capitais nordestinas.

Executivos da Azul/Trip, Passaredo, Avianca e Voa Brasil - consórcio que atua na aviação executiva na região - foram contatados e demonstraram interesse de firmar compromissos para estruturar uma malha aérea que permita a ligação direta entre todas as capitais nordestinas e algumas cidades do interior. Dirigentes da TAM e Gol também poderão participar da reunião, mas, segundo o assessor da Sudene, Adonias Oliveira, o foco da negociação estará centrado nas empresas de menor porte. 

De acordo com Adonias Oliveira, a reunião servirá para que sejam expostos esboços da criação de uma malha aérea regional para atendimento da demanda no Nordeste. O executivo antecipou alguns desses pontos, destacando necessidades como financiamento para a compra de novas aeronaves, pelas empresas aéreas; melhoria da infraestrutura dos acessos e dos aeroportos; cumprimento da Lei do Uso do Solo, protegendo os aeroportos de construção de imóveis próximos aos equipamentos; política de redução de tributos, em especial, do combustível de aviação. 

Nas discussões durante a reunião, que será realizada na sede da Sudene, em Recife, serão determinadas as responsabilidades de cada instituição nesse processo. Na opinião de Adonias Oliveira, o objetivo é fazer com que essa nova malha aérea esteja sendo colocado em prática já na próxima estação de verão, no final deste ano, início de 2013. Um dos principais trunfos que serão expostos para as companhias aéreas será a pujança da economia do Nordeste, a segunda da América Latina e com um imenso potencial de crescimento. 

O secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, afirmou que com o projeto de criação de uma malha aérea do Nordeste, os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande possuirão voos interestaduais e o intercâmbio de turistas vai aumentar. “Queremos simplificar a vinda de turistas de outros estados para a Paraíba. Caso um turista que esteja em Teresina queira vir para João Pessoa, ele terá um voo mais rápido disponível. Com isso, certamente a movimentação turística vai crescer”, exemplificou. 

Fonte: Turismo em Foco/ Spotterjpanoar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário