A aviação regional tem sido discutida por muitos políticos, mas o apoio as
companhias aéreas menores, ou as principais companhias aéreas que incentivarem
a ligação aérea regional não saem do papel. A região nordeste é uma das regiões
que mais sofrem com essa questão, uma vez as principais companhias aéreas só se
interessam em ligações a grandes centros (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília
etc).
Atualmente essa questão tem foi um pouco amenizada na região, com o grande
aumento de voos da maior companhia aérea regional do país - Trip Linhas Aéreas,
e que de certa forma influenciou as companhias aéreas maiores (TAM, Gol e
Azul). Mesmo assim ainda há um enorme espaço de horários e destinos não
atendidos.
Entre as capitais nordestinas, a que possui menor quantidade de voos para
outras capitais da região é João Pessoa (PB). Hoje a cidade possui apenas um
voo diário para Recife (TAM Linhas Aéreas), e outro para Salvador (Gol Linhas
Aéreas). A companhia aérea regional TRIP ainda não opera na capital paraibana,
e as que operam possuem longas conexões para ligar cidades tão próximas.
As únicas capitais que possui ligação aérea para todas as outras capitais na
região são Recife e Salvador. A capital do Ceará - Fortaleza, só não entra nessa
lista porque não possui voo sem conexão para João Pessoa; e Aracaju por não
possui voo para João Pessoa e Teresina. A ligação aérea entre o Ceará e a
capital paraibana ja foi pedida as companhias aéreas, uma vez que há demanda
entre as cidades, e que essa ligação facilitaria conexões dos passageiros para
a região norte.
Embarcando de João Pessoa para Aracaju, por exemplo, o voo mais rápido tem
duração de oito horas (com conexão em Brasília), o que poderia ser realizado em
pouco mais de uma hora em voo direto. Agora embarcando do aeroporto paraibano,
para Teresina, por exemplo, o passageiro pode levar mais de 15 horas para
chegar até o Piauí. O pior exemplo está no trecho João Pessoa à Natal (capital
vizinha), um voo que teria duração de aproximadamente 40 minutos, tem duração
de mais de 7 horas se o passageiro optar pela TAM, e mais de 9 horas se optar
em voar pela Gol; as companhias aéreas Avianca, e Azul não disponibilizam esse
trecho.
Com esses exemplos já podemos observar porque o movimento de passageiros no
Aeroporto Internacional de João Pessoa não é ainda maior, uma vez que os
passageiros que precisam se deslocar da Paraíba a outros estados da região
preferem efetuar a viagem de ônibus, ou embarcar de avião via Recife. O descaso
das companhias aéreas com os paraibanos vem de longa data. Os passageiros se
sentem frustrados só em pensar que um voo de no máximo 40 minutos, se
transforma em uma guerra de conexões em aeroportos do sudeste e Brasília.
"Quero mesmo saber até quando essas companhias aéreas vão deixar de
ligar João Pessoa a outras capitais do nordeste, isso é um abuso, estou indignada!
Sai de São Luís ontem a tarde, olha a hora que estou chegando aqui? Tudo bem
que eu sabia, quando comprei a passagem, mas só topei por falta de opção"
Afirma uma passageira revoltada ao desembarcar no Aeroporto de João Pessoa.
Além da necessidade de voos para outras capitais, à Paraíba pede as
companhias aéreas que dupliquem a ligação com Recife e Salvador, melhorem os
horários de chegadas e partidas, e inclusão uma ligação sem conexões para a
região sul. A melhor forma de integrar João Pessoa as outras capitais do
nordeste seria um voo com muitas escalas, como por exemplo, o voo da TAM no
trecho Manaus/Aracaju, com escalas em Santarém, Belém, São Luis, Fortaleza e
Recife. Vamos continuar a luta, para que as companhias aéreas melhorem suas
ligações dentro do nordeste, principalmente com a que mais sofre - João Pessoa.
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