A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros cresceu 5,7% em
maio deste ano sobre o mesmo mês de 2011. A demanda acumulada nos cinco
primeiros meses de 2012 apresentou crescimento de 6,5%. Avianca e Trip
mantiveram as maiores taxas de crescimento da demanda, da ordem de 83% e
66%, respectivamente, enquanto a Tam caiu 7,9% e a Gol cresceu apenas
0,8%.
Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em maio, com 38,7% e 33,8% de share de mercado, respectivamente. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2012, a participação das duas empresas alcançou 39,4% e 34,3%, respectivamente. A soma do market-share das líderes em maio de 2012 (72,5%) registrou queda de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2011, quando essas empresas juntas somavam 79,9% de participação, sinal de que as pequenas estão conquistando mercado.
A participação das demais empresas apresentou crescimento de 36,7% no período, passando de 20,1% em maio de 2011 para 27,5% em maio de 2012. Nos primeiros cinco meses de 2012, o market-share das demais empresas acumulou alta de 34,8%. A Avianca passou de 2,95% para 5,1% (crescimento de 73,2%) e a Trip, agora pertencente à Azul, de 3% para 4,7% (expansão de 57%), respectivamente. Nos primeiros cinco meses de 2012, Tam e Gol acumularam perda de participação de mercado de 8,2% e de 8,7%, respectivamente, quando comparada ao mesmo período de 2011.
A oferta no mercado doméstico apresentou crescimento de 5% em maio passado. Nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento foi de 9,3% também na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado de maio de 2012 representou o maior nível de oferta e de demanda do transporte aéreo doméstico para o mês de maio desde o início da série, em 2000.
Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em maio, com 38,7% e 33,8% de share de mercado, respectivamente. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2012, a participação das duas empresas alcançou 39,4% e 34,3%, respectivamente. A soma do market-share das líderes em maio de 2012 (72,5%) registrou queda de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2011, quando essas empresas juntas somavam 79,9% de participação, sinal de que as pequenas estão conquistando mercado.
A participação das demais empresas apresentou crescimento de 36,7% no período, passando de 20,1% em maio de 2011 para 27,5% em maio de 2012. Nos primeiros cinco meses de 2012, o market-share das demais empresas acumulou alta de 34,8%. A Avianca passou de 2,95% para 5,1% (crescimento de 73,2%) e a Trip, agora pertencente à Azul, de 3% para 4,7% (expansão de 57%), respectivamente. Nos primeiros cinco meses de 2012, Tam e Gol acumularam perda de participação de mercado de 8,2% e de 8,7%, respectivamente, quando comparada ao mesmo período de 2011.
A oferta no mercado doméstico apresentou crescimento de 5% em maio passado. Nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento foi de 9,3% também na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado de maio de 2012 representou o maior nível de oferta e de demanda do transporte aéreo doméstico para o mês de maio desde o início da série, em 2000.
A
taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros foi de 67,6% em
maio, contra 67,1% em maio de 2011, o que representou uma recuperação de
0,7%. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2012, houve uma redução
de 2,5% quando comparada ao mesmo período de 2011. As maiores taxas de
ocupação em maio de 2012 foram alcançadas por Azul e Avianca, com 78% e
75,9%, respectivamente.
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros caiu 2,7% em maio de 2012 em relação a maio de 2011. A oferta registrou redução de 3,4% no mesmo período. De janeiro a maio de 2012, a demanda registrou crescimento de 0,8% e a oferta caiu 2,4% quando comparadas com o mesmo período de 2011. A Gol apresentou redução de 12% na demanda de maio, enquanto a Tam registrou queda de 0,31% no mesmo período.
Tam com 91,7% e Gol com 8,3% representaram a totalidade da participação das empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em maio de 2012. A taxa de ocupação dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 79,8% em maio, contra 79,2% do mesmo mês de 2011, representando uma variação positiva de 0,7%. O resultado é o melhor aproveitamento para o mês de maio desde o início da série, em 2000. O aproveitamento da Tam em maio foi de 82,9%, enquanto o da Gol ficou em 56,3%.
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros caiu 2,7% em maio de 2012 em relação a maio de 2011. A oferta registrou redução de 3,4% no mesmo período. De janeiro a maio de 2012, a demanda registrou crescimento de 0,8% e a oferta caiu 2,4% quando comparadas com o mesmo período de 2011. A Gol apresentou redução de 12% na demanda de maio, enquanto a Tam registrou queda de 0,31% no mesmo período.
Tam com 91,7% e Gol com 8,3% representaram a totalidade da participação das empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em maio de 2012. A taxa de ocupação dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 79,8% em maio, contra 79,2% do mesmo mês de 2011, representando uma variação positiva de 0,7%. O resultado é o melhor aproveitamento para o mês de maio desde o início da série, em 2000. O aproveitamento da Tam em maio foi de 82,9%, enquanto o da Gol ficou em 56,3%.
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