quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mau tempo prejudica voos no Aeroporto de João Pessoa

Assim como ocorre em dias de chuva forte, voos que têm João Pessoa como destino são obrigados a serem desviados para os aeroportos de Natal (RN) ou Recife (PE). Na madrugada desta quinta-feira (28), um voo de TAM Linhas Aéreas, que partiu de Brasília com destino a capital paraibana, teve que ser desviado para Natal por conta da chuva que caía no horário do pouso.

No voo, segundo informações, estavam o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra - que havia recebido um prêmio -; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln; e o deputado federal Manoel Júnior. O susto teria sido muito grande, por conta de duas tentativas de pouso frustradas, por um período de quase uma hora onde o piloto ficou sobrevoando a cidade, até a decisão de seguir para Natal.

O avião, segundo informações, estava com 140 passageiros e saiu do aeroporto JK às 22h30 de quarta-feira (27), com chegada no Aeroporto Presidente Castro Pinto, em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, prevista para 1h05.

De acordo com regulamentação das companhias aéreas, o piloto tem por procedimento pousar nos aeroportos se tiver 100% de garantia de segurança, caso contrário, ele comunica os controladores dos aeroportos mais próximos para informar sobre a mudança de rota. No caso de dificuldade de pousar no Castro Pinto, os pilotos têm as opções de Natal - que vem sendo mais utilizado - ou Recife.

De acordo com o site da Infraero, ainda foram desviados para aeroportos vizinhos os voos 3392 TAM oriundo do Rio de Janeiro; o voo 1852 vindo de Guarulhos via Brasília da Gol; o voo 1080 da Gol chegando do Rio de Janeiro; e voo TAM 3158 finalizou em Recife e realizou o retorno pela manhã. Os voos do período da tarde estão sendo operados sem grandes problemas.

Quando isso ocorre, a companhia aérea passa a se responsabilizar pelas despesas dos passageiros, como refeições, hospedagens e até transporte em caso de deslocamento via terrestre, de acordo com o período de demora para a tomada de providências de um novo embarque. No caso deste voo, o piloto reembarcou os passageiros e pouso em João Pessoa já no início da manhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário