domingo, 10 de junho de 2012

Venha conhecer o maior São João do mundo - Campina Grande


Desde sexta-feira (8), o trem do forró parte de Campina Grande com destino ao distrito de Galante levando centenas de passageiros diferentes, viajantes forrozeiros. Cerca de 800 passageiros dançaram de Campina Grande(PB) a Galante. O sábado foi o dia com maior nuúmero de forrozeiros nesta edição. Todos os anos o expresso forroviário faz este percurso com vários trios de forró animando os festeiros e a viagem já faz parte da programação da festa de São João de Campina Grande. A reportagem do G1 embarcou na viagem deste sábado (9) e acompanhou como as pessoas dançam forró no balanço do trem.

partida é sempre do Museu do Algodão de Campina Grande, onde a concentração dos passageiros começa logo cedo pela manhã. A viagem começou às 10h e o percurso até o distrito leva quase duas horas seguidas de muito forró. São sete vagões e em todos eles um tradicional trio de forró pé-de-serra se encarrega de não deixar ninguém parado.

Os amigos Hélder de Sousa e Roney Xavier trouxeram de casa instrumentos para ajudar as atrações principais. "Tem que trazer a banda improvisada para dar suporte ao pessoal aí durante este mês de vai e vem de forró", disse Roney. Eles são de Fortaleza, no Ceará, e estão no expresso do forró pelo sétimo ano seguido.

Mas nem precisa de tanta música, porque o próprio balanço sobre os trios faz todos se movimentarem. "Adorei isso daqui. Quando a gente cansa um pouquinho o trem balança e a gente balança junto. E se ficar quieto em um canto, sempre vem alguém chamando para dançar ou mesmo empurrando que não deixa ficar parado. Se o som estiver calminho, é só mudar de vagão que tem música e gente mais animada", disse a cearense Dilvani Carvalho, que veio pela primeira vez. Ela garantiu que virá todos os anos a partir de agora.

Dilvani estava em uma turma de turistas cearenses que ocupou dois vagões da locomotiva. O pessoal veio em massa para não perder nenhum detalhe da festa e a aposentada Ana Lúcia, de 60 anos, sabe bem o motivo. "Aqui é bom demais para namorar. Eu não deixo passar nenhum homem sem me aproveitar um pouquinho", disse a animada Ana Lúcia, que encerrou a entrevista quando o repórter a chamou de senhora.

E teve muita gente que conseguiu mesmo namorar no trem, aliás, teve mulher que chegou solteira e saiu noiva. Nem era dia de Santo Antônio ainda, o santo casamenteiro, mas este casal, que se conheceu no trem, decidiu fazer uma cerimônia de casamento no local mesmo. E a valsa, claro, foi forró. "Aqui não é Las Vegas, mas a gente chega solteira e volta casada", disse Liana Prata, que foi eleita o cupido do trem.

Ao meio-dia todos desembarcaram em Galante e para quem pensou que ia enfim puder descansar se deparou com mais forró em um verdadeiro arraial preparado para os turistas. São quadrilhas juninas, barracas com comidas típicas, bandas regionais em um palco e ilhas de forró no distrito.

O retorno acontece por volta das 15h e para não perder o ritmo tem mais forró na volta para casa. Muitos dos 800 forrozeiros que vão na locomotiva ficam na festa que acontece no distrito e é neste momento, em que o trem fica um pouco mais vago, que a aposentada Argentina Melo, de 76 anos, aproveita para olhar as paisagens. "É o quinto ano que venho de Alagoas e quero continuar vindo enquanto eu puder", disse.

Muita gente da melhor idade viaja no trem, mas também tem espaço para as crianças. A baiana Nívia Mel levou os quatro filhos, inclusive uma bebê de apenas 1 ano e três meses, para o trem e disse não ter se arrependido. Quase sete horas depois de saírem de Campina Grande, os meninos retornaram ainda com muita energia.

E como o trem é um espaço democrático, pois tem idoso, gente jovem e até criança, este ano, a grande novidade é o passeio da diversidade, para o público simpatizante do homossexualismo, que acontece no dia 30 de junho, dia da última viagem. As viagens acontecem também neste domingo (10) e nos dias 16, 17, 22, 23, 24, além do dia 30 deste mês, sempre partindo às 10h de Campina Grande e voltando de Galante às 15h.

A organização da festa informou que são mais de sete mil forrozeiros a cada ano que participam do expresso do forró e cerca de 80 mil pessoas assistem à saída e chegada do trem. Segundo a organização, o sábado (9) foi o dia em que o trem viajou com mais forrozeiros, mas ainda têm muitos dias para os turistas aproveitarem num viagem turística bem diferente.


Fonte: G1
Foto: Rafael Melo/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário