segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aeroportos Brasil - Aeroporto de Rio Branco


O novo complexo aeroportuário de Rio Branco, foi construído para atender a demanda de fluxo de passageiros e cargas até 2010. Inaugurado em 22 de novembro de 1999, distante 18 km do centro da cidade, é uma das maiores obras do Estado do Acre. Conforto e segurança estão espalhados em 4.292,60m² de área construída, piso em granito, com dois pavimentos, ligados por elevador, estrutura metálica, cobertura de telha metálica, forros e tetos metálicos e gesso.

A obra é o marco para o desenvolvimento acreano. O custo do novo complexo aeroportuário é resultado do investimento de US$ 70 milhões, incluindo algumas obras realizadas pelo Governo do Estado, entre elas a duplicação da BR-364, onde está localizado o Aeroporto, e implantação da rede de energia elétrica.

O novo Aeroporto atenderá com eficiência e qualidade o fluxo de passageiros e cargas até 2010, quando poderá sofrer ampliações. Seu terminal de passageiros tem área construída de 4.292,60 m², que abriga nove empresas, duas regulares nacionais, GOL S/A, TAM S/A e TRIP LINHAS AÉREAS S/A. e sete táxi aéreos, uma sala de embarque (203m²) e uma de desembarque (352m², espaço cultural, sala vip (80m²), áreas destinadas ao PFAC, ao DPV, nove lojas comerciais (banca de jornais e revistas, sorveteria, tabacaria, produtos regionais: doces, artesanatos, estamparias), órgãos públicos, como Polícia Federal, Receita Federal, Serviço de Vigilância Sanitária e Receita Estadual.

No pavimento superior,que mede 1.100 m², estão localizados o restaurante e terraço panorâmico climatizado, onde podem ser visualizadas pousos e decolagens; comissaria e lanchonete. O complexo aeroportuário tem estacionamento com capacidade para 138 vagas.

O Aeroporto é dotado de sistema de segurança e tecnologia com circuito fechado de televisão, balanças eletrônicas, check-in informatizado, sistema informativo de vôos, detectores de metais,esteira automática de bagagens e atendimento bancário através de caixas eletrônicos (Banco do Brasil, Banco Bradesco S/A e Caixa Econômica), serviços especializado contra incêndio e remoção de emergência. O Aeroporto ganhou uma subestação de 900 KVA, dois grupos geradores de 450 KVA e reservatório de água com capacidade para 800 mil litros.

Essas dimensões permitem que o novo complexo Aeroportuário de Rio Branco possa receber até 270.000 passageiros por ano. O pátio de aeronaves possui 38.400m², comportando quinze posições de aviões de pequeno porte, cinco de médio porte e seis de grande porte, sendo a maior aeronave que opera o A-320. A pista de pouso mede 2.158m de comprimento x 45 m de largura. O novo complexo aeroportuário tem seu funcionamento H-24, 2ª categoria para efeito de cobrança de tarifas aeronáutica e comercial; e, está inserido na Classe B, para efeito de auxílio à navegação. Pertence ao Centro de Negócios Aeroportuários do Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário