A terceira maior companhia aérea do país quer aeronaves maiores para complementar sua atual frota de jatos regionais Embraer e turboélices ATR. Assim como têm acontecido no mundo inteiro, a Azul está a procura de aeronaves mais econômicas e eficientes. Em recente entrevista publicada pela revista Exame, David Neeleman afirmou que têm preferência pela Embraer, no entanto, a construtora teria que desenvolver uma aeronave com tamanho semelhante ao do CSeries da canadense Bombardier. A Embraer por sua vez, aguarda uma decisão da Boeing se esta vai remotorizar o atual 737, ou se vai desenvolver uma aeronave totalmente nova, para decidir qual estratégia adotará.
O presidente do conselho da Azul afirmou que o custo por viagem do Embraer 195 é inferior ao do atual Airbus A320, esta diferença no entanto é bem menor se comparado ao A320neo, que promete uma redução de custo da ordem de 15% quando comparado com seu antecessor. "E o neo têm bem mais assentos", ressalta Neeleman. O executivo disse que os Embraer 195 e os turboélices ATR são os melhores aviões para a sua empresa hoje em dia. "Mas, daqui a cinco anos, podemos precisar de um (avião) maior", refletiu Neelman.
Questionado sobre qual aeronave veria como a solução para sua empresa, David Neeleman foi claro, têm preferência por um jato da Embraer. Mas a construtora brasileira precisa definir uma estratégia logo pois a empresa está atrasada com relação à concorrência. "A Airbus está na frente com o neo, pois a Boeing não decidiu ainda", disse Neeleman. "Precisamos estudar o CSeries, mas a Airbus está na frente", concluiu o executivo da Azul.
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