A TAM/Pantanal anunciou que seus últimos 3 aviões que faziam rotas regionais não irão mais operar. Ou seja, a Pantanal voa a partir de hoje nos mesmo trechos, aeronaves e logomarca da TAM.
A TAM comprou a Pantanal apenas para ficar com seus slots (direitos de voos) em Congonhas e concentrar ainda mais os voos no aeroporto paulistano. O governo certamente sabia disso, mas não protestou. Congonhas segue dominado por TAM e GOL e com alguns voos da Avianca. Depois você se pergunta porque voar para Congonhas é caro. Azul, Webjet, Passaredo e Trip não podem operar no aeroporto paulista.
Com a notícia, as cidades de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Juiz de Fora e Uberaba, em Minas Gerais vão ficar sem as linhas da Pantanal. Assim como Marília, onde a Pantanal deixou de operar há algumas semanas e onde nasceu a TAM (era Táxi Aéreo Marília). Somente Bauru continuará com sua rota, operada com Airbus A319.
A Pantanal foi fundada em 1993 no Mato Grosso do Sul, para atender especialmente a região Centro-Oeste, que é muito extensa e onde a população sofre muito com a falta de opções aéreas. A poucas promoções para capitais como Cuiabá, Campo Grande e Goiânia ou mesmo voos para importantes cidades do interior.
Agora, a TAM está prestes a adquirir parte da TRIP, a principal companhia regional do Brasil. Caso isso ocorra o duopólio TAM/GOL vai ficar ainda mais visível, sufocando empresas menores. Essas por sua vez não conseguiram enfrentar a concorrencia. Temos que mudar isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário