quarta-feira, 20 de julho de 2011

Passageiro - check-in

Na semana passada explicamos como o passageiro pode adquirir sua passagem aérea. Hoje nós vamos entrar no aeroporto e confirmar sua presença no voo. Um dia antes de sua viagem ligue para a companhia aérea escolhida para confirmar seu voo - as vezes o horário do voo muda, ou ainda pode ser cancelado. Entrando em contato você pode evitar de seguir para o aeroporto caso tenha ocorrido alguma dessas situações.

Depois de tudo confirmado, seguimos para o aeroporto; é necessário estar lá no máximo uma hora antes da partida do seu voo. Ao chegar no equipamento, vamos procurar os balcões de check-in da empresa. Dentro do aeroporto sempre podemos encontrar funcionários da INFRAERO ou das empresas com crachás, além das placas lhe direncionando para o lugar certo.

Ao encontrar os balcões de check-in da empresa, entre na fila. Fique sempre atento, muitas vezes os agentes de aeroportos da companhia aérea chamam os passageiros dos voos com partida próxima para agilizar o check-in. Ao chegar no balcão você irá apresentar seu localizador ou e-tchick (opcional) mais um documento original com foto (obrigatório). Além disso sua bagagem será pesada. Cada passageiro tem direito a 23kg para ser despachado, e 5kg para levar dentro do avião; caso esse peso se exceda você terá que pagar por ele, geralmente as empresas cobram R$ 10,00/kg excedido.

Ainda no balcão de check-in o passageiro terá suas malas etiquetadas, e receberá o seu cartão de embarque. Nele você terá dados como: o seu assento durante o voo, o horário de embarque, o portão de embarque etc; tudo bem detalhado. Se você for fazer conexão (mudança de aeronave antes de seu destino final) também já receberá o cartão de embarque no próximo aeoporto. Após sair do check-in dirija-se ao portão de embarque; dependedo do intervalo de tempo entre seu check-in e a partida do voo, você ainda pode fazer um lache, tomar um café, ler um bom livro etc.

Na proxíma semana você irá descobrir tudo que tem que fazer após passar do portão de embarque nacional até sua entrada na aeronave que vai seguir viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário