quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dilma reestabelecerá subsídios para a aviação regional

A presidente Dilma Rousseff defendeu a adoção de subsídios para a aviação regional. Segundo ela, o governo deverá ter uma proposta de desenvolvimento do setor até o fim do ano. Dilma fez as declarações durante visita ao município de Francisco Beltrão (PR), onde lançou o plano da safra 2011/2012 da agricultura familiar."Sem sombra de dúvida, vai ser necessário o subsídio. Não há como sustentar a aviação regional sem subsídio", afirmou a presidente.

Segundo Dilma, pelo fato de o Brasil ser um país continental, é preciso implementar uma "política agressiva de aeroportos regionais" e uma política de tarifação diferente dos aeroportos dos grandes centros urbanos. "Um aeroporto não tem usuários necessários se não tiver uma forma de atrair as empresas prestadoras de serviços, as empresas de aviação, para fornecer um trecho regular aqui", referindo-se à cidade de Francisco Beltrão.

O plano do governo é defendido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, desde meados de 2007. Esse projeto começou a ser delineado pela pasta de Jobim, mas foi transferido para a SAC (Secretaria de Aviação Civil), após a criação da pasta, em março. Quando estava na Defesa, o projeto previa várias alternativas para o estímulo a rotas regionais estratégicas, como a redução de cobrança de ICMS sobre o querosene de aviação, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário