quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viagem - Brasília

Cinquenta anos depois de inaugurada, Brasília conserva a essência do projeto de Lúcio Costa. Mesmo com dez vezes mais habitantes do que o planejado, vingou como uma metrópole arejada, verde e florida – e onde o céu é parte integrante da paisagem. 

Os políticos debandam para seus estados na sexta-feira, mas os brasilienses sabem curtir a sua cidade os sete dias da semana. Grandes nomes da cultura pop nacional saíram da sua noite. O Lago Paranoá, construído para tornar o ar da região menos seco, tornou-se um importante centro de esportes náuticos, a vela e motor. 

Para quem fica mais tempo, os arredores trazem surpresas agradáveis. O urbanismo e a arquitetura modernistas do Plano Piloto encontram complemento ideal no casario colonial de Pirenópolis e na natureza intocada da Chapada dos Veadeiros. 

O que fazer?

Brasília é um dos melhores lugares do mundo para fazer arquiteturismo – o turismo de marcos arquitetônicos. Um ônibus de dois andares sai da Torre de TV e dá um role pela cidade. Da vasta obra de Oscar Niemeyer, podem ser visitados por dentro o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Itamaraty (agende a visita), o Palácio da Alvorada (quartas das 15h às 17h), o Memorial JK e, claro, a Catedral. 

Vá também ao Catetinho, o “palácio” de madeira onde Juscelino Kubitschek despachava. No Lago, não perca a ponte JK e os bares e restaurantes do Pontão. A cidade colonial de Pirenópolis está a 180 km na direção leste; São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, 230 km ao norte. 

Quando ir? 

O Planalto Central tem duas estações bem definidas: a seca, entre maio e setembro, e a chuvosa, entre outubro e abril. 

Brasília está mais bonita e florida em maio, no início da estação seca. No ápice da estiagem – entre julho e setembro – o ar fica bastante seco e os gramados, queimados. Em contrapartida, o meio do ano traz garantia de tempo firme para esticadas à Chapada dos Veadeiros. 

Em novembro realiza-se o tradicional Festival de Cinema de Brasília. E para ver Pirenópolis no seu auge, programe-se para viajar durante as Cavalhadas do Divino, que acontecem 50 dias depois da Páscoa. 

Onde ficar?

Lúcio Costa designou um setor para abrigar todos os hotéis da cidade – o Setor Hoteleiro, que fica bem no eixo central do Plano Piloto. Com o crescimento da cidade, porém, começaram a aparecer hotéis próximos ao Lago. 

No fim de semana as tarifas caem ainda mais do que em outras capitais, devido ao êxodo dos políticos para seus estados. É uma boa oportunidade para usar milhas e visitar Brasília gastando muito pouco. 

Para passar o fim de semana em Pirenópolis ou na Chapada dos Veadeiros, reserve com antecedência. Ou, melhor ainda, vá no contrafluxo: passe a semana fora da cidade e mude-se na sexta para Brasília. 

Como chegar?

A principal porta de entrada á cidade é o Aeroporto Internacional de Brasília. Recebe e distribui mais de 400 voos por dia, movimentando mais de 14 milhões de passageiros por ano para 44 destinos em todas as regiões do país. Opera atualmente seis voos internacionais diretos: um para a Europa (Lisboa), três para os Estados Unidos (um para Atlanta e dois para Miami) e dois para a América Latina (para Lima - Peru).  Além desses, um para Argentina (Rosário), com escala. As companhias TAM/Pantanal, GOL/VRG, AZUL, Webjet, AVIANCA, TRIP, Passaredo entre outras.


                Ricardo Freire                                                                            W.S.F
                   Autoria                                                                   Presidente Aeroportos Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário