sexta-feira, 8 de julho de 2011

GOL Linhas aéreas compra a Webjet


A Gol comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral "que está em tratativas com a Webjet Linhas Aéreas S.A e que, havendo qualquer Fato Relevante necessário, este será anunciado ao mercado". Os acionistas das duas companhias estariam reunidos neste momento, acertando a compra da Webjet pela Gol. A Webjet pertence ao empresário Guilherme Paulus, um dos donos da CVC e proprietário da GJP Participações, que também tem uma rede hoteleira.

Atualmente, a Gol é a segunda maior companhia aérea em participação no mercado doméstico e a aquisição da Webjet seria uma estratégia para chegar à liderança no ranking. A Gol já adquiriu, em 2007, a parte saudável da Varig e no ano passado também adquiriu participacao marjoritaria na Global Táxi Aéreo, empresa de fretamento de aeronaves consecutivas. Já a Tam comprou a Pantanal e finaliza aquisição de 30% da Trip.

A Webjet não confirma a informação, mas há rumores fortes dentro da companhia de que o anúncio virá. O mercado esperava que viesse investimentos de fora e não do próprio País. Hoje a empresa pertence a Guilherme Paulus, também um dos donos da CVC.

A "verdinha " é a quarta maior companhia aérea do país, com 5,16% do fluxo de passageiros em voos domésticos em maio, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. A Gol, a segunda maior empresa brasileira, teve 35,39% da demanda doméstica em maio. Juntas, as duas empresas responderam por 40,55% do mercado brasileiro.

Mesmo com a união das duas companhias, a empresa resultante não ultrapassaria a Tam, que ficou com 44,43% do mercado nacional em maio. A Webjet interessaria à Gol, entre outros motivos, por causa dos horários de pouso e decolagem (slots, no jargão do setor) em aeroportos que já estão com sua capacidade no limite, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) e Santos Dumont, no Rio.

Segundo o site G1, a negociação da Gol com a Webjet ocorre depois que a TAM, líder no mercado brasileiro e que está em vias de se fundir com a chilena LAN, anunciou em março a compra de 31% da Trip, sexta maior empresa do setor no país, reforçando sua atuação em mercados de média densidade de passageiros.

O valor do negócio é de cerca de R$ 311 milhões, dos quais cerca de R$ 96 milhões serão pagos aos atuais sócios. De acordo com a empresa, a aquisição está sujeita, entre outras condições, à realização de auditoria nas atividades e ativos da Webjet, e às aprovações das autoridades governamentais pertinentes. A Gol afirmou que, até a conclusão da aquisição, as operações das duas empresas seguirão de forma independente, sem previsão de mudanças estruturais ou de gestão.

Agora com a GOL e Webjet juntas e TAM sugando a Pantanal, o dúopolio das gigantes  TAM/GOL passam a dominar 85% do mercado, ficando para a AZUL apenas 8% do mercado. A segunda maior empresa do país passa a contar com 139 aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário