quinta-feira, 28 de julho de 2011

Viagem - Londrina

Originalmente colonizada por ingleses, Londrina acabou fazendo justiça ao nome que lhe foi dado. A Londrina de hoje tem ares de metrópole: é a segunda maior economia do Paraná e uma das cidades mais importantes da região Sul do país. Mas a vida urbana não é pulsante apenas por causa da economia forte ou do tamanho da cidade: Londrina tem nada menos do que dez universidades, que atraem jovens estudantes do Paraná e estados vizinhos.

A terra fértil e as plantações de café trouxeram a prosperidade que fez Londrina crescer e ter pinta e porte de capital. A cidade conta com uma caprichada estrutura de serviços; aqui fica um dos maiores shoppings do Brasil, o Catuaí, com 135 mil m² construídos. O trânsito ordenado e as áreas verdes espalhadas por todo o território também são de dar inveja.

O que fazer?



Ciclovia, pista de cooper, anfiteatro e jardins projetados por Burle Marx: eis os segredos do lago Igapó. A represa é a principal área de lazer e verdadeiro cartão-postal da cidade, junto com a Mata dos Godoy, parque estadual com trilhas por áreas de floresta subtropical.

Na região central, quem dita o ritmo são os universitários, que lotam os bares, casas noturnas e restaurantes. Por falar neles, casas como a Strassberg, no distrito de Warta, são especializadas na saborosa carne de marreco, legado dos imigrantes alemães. O café, que depois de uma forte geada na década de 70 perdeu importância, ainda pode ser lembrado em passeios de agências que promovem a rota do café, em fazendas e fábricas de Londrina e cidades vizinhas.

Quando ir?

 A temperatura é amena a maior parte do ano, e um friozinho só aparece mesmo nas noites de inverno. Esta estação é justamente a mais seca – os períodos de chuva são mais frequentes no verão.

Quem quer agito deve visitar a cidade em junho, quando acontece o Festival Internacional de Londrina, um dos principais eventos de dramaturgia do país – que surgiu como um pequeno festival universitário. O autódromo internacional também atrai turistas nas etapas dos campeonatos de Stock Car e Fórmula Truck. Na chegada da primavera, os imigrantes japoneses celebram a estação das flores com o Festival Matsuri.

 
Como chegar?

As principais companhias aéreas do Brasil possuem voos para Londrina, são inúmeros destinos atendidos por elas e rápidas conexões para os demais destinos das empresas.


                       Ricardo Freire                                                           W.S.F
                          Autoria                                                  Presidente Aeroportos Brasil

2 comentários:

  1. Eu conheço pouco quase nada do Brasil mas eu se tiver um dia dinheiro já sei para onde vou viver...Londrina...adorei aquilo que vi...

    ResponderExcluir
  2. Excelente chamada!
    Apenas uma única correção, muito importante: Londrina não foi "colonizada" por ingleses, mas sim por brasileiros e outras etnias, à partir de 1929.
    Como "londrina" é um gentílico ( significa "a que é filha de Londres" ), isto causa muita confusão de suas origens.
    Os ingleses ( e escoceses ), foram os responsáveis pelo loteamento inicial da gleba florestal mas, vendidos os últimos lotes em poucos anos, voltaram para a Grã-Bretanha, ficando apenas 3 "Súditos da Coroa" na cidade, tornando-se brasileiros.

    ResponderExcluir