quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aeroporto Internacional de João Pessoa é o sexto mais movimentado do nordeste

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto - João Pessoa ocupa no mês de janeiro a sexta posição entre os aeroportos das capitais nordestinas. Na frente apenas dos aeroportos de Aracajú (99.297 passageiros) e Teresina (95.597 passageiros). 

Com um movimento de 111.661 passageiros, o aeroporto paraibano passa por uma nova fase em sua história. Desde 2009 o aparelho vem aumentando essa movimentação e ganhando novos voos. A companhia aérea que mais adicionou voos e destinos ao aeroporto nesse período de dois anos foi a GOL Linhas Aéreas, que hoje transporta passageiros diretamente à Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de rápidas conexões para todos seus outros destinos.

Atualmente além da GOL, as companhias aéreas AZUL, NOAR, PANTANAL e TAM também operam voos no Aeroporto Internacional de João Pessoa. A AZUL linhas aéreas possui um voo diário, oriundo de Campinas; a TAM possui cinco voos diários na capital paraibana, dois vindos de São Paulo, dois vindo de Brasília e Recife e um oriundo do Rio de Janeiro; a PANTANAL possui um voo diário vindo de São Paulo e Brasília e a NOAR, única companhia aérea regional operante na Paraíba possui quatro voos diários, sendo duas chegadas de Recife e duas de Natal. Essa última pretende expandir seus voos, e transformar o aeroporto em sua segunda base na distribuição de seus voos.

Com um movimento anual quase superior a um milhão de passageiros, o aparelho já supera sua capacidade de 860 mil passageiros/ano. O Aeroporto Internacional é totalmente climatizado, e tem o pátio dividido, sendo três posições de aeronaves em cada lado - totalizando seis posições. O principal problema encontrado no aeroporto é a falta de pontes de embarque (fingers), o que causa grande desconforto aos passageiros na hora do embarque/desembarque, além das péssimas condições de trabalho na torre de controle do aeroporto e as poucas esteiras no desembarque.
Já o maior problema encontrado na malha aérea de João Pessoa, é a ausência de voos para a região norte e sul do país (Belém, Curitiba, Manaus e Porto Alegre) e para outras capitais nordestinas (Fortaleza, São Luís), além dos péssimos horários da maioria dos pousos e decolagens - madrugada. O governo da Paraíba luta na busca de melhorar essas condições, e adquirir novos voos para João Pessoa, como o provável voo internacional oriundo de Amsterdã, que será operado semanalmente pela Arkefly linhas aéreas. Hoje o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto recebe nove voos durante a madrugada (principais voos), seis voos durante o dia, e dois voos noturnos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário