terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Histórico: GOL Linhas Aéreas

A GOL chegou ao país com uma grande novidade: trouxe ao transporte aéreo no Brasil o conceito de empresa low-cost/low-fare.

A empresa faz parte do Grupo Áurea, um conglomerado de empresas de transporte urbano e rodoviário, sob o comando do empresário "Nenê" Constantino. Por volta de 1998 surgiu a idéia de atuar também no segmento aeronáutico, inspirando-se na easyJet inglesa e na Southwest norte-americana, reconhecidamente empresas vencedoras no segmento.

Em agosto de 2000 o DAC emitiu a autorização para que a empresa fosse efetivamente formada. Em janeiro de 2001, foram iniciados vôos regulares partindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e utilizando-se inicialmente de quatro Boeing 737-700.
Em 2003, vendeu 20% das ações para o Grupo AIG. Capitalizada com esse dinheiro e mais uma bem-sucedida entrada na Bolsa de New York, a empresa anunciou em meados de 2004 a maior compra já feita por uma empresa brasileira junto à Boeing: nada menos que 43 jatos 737-800, depois aumentada para 101 aeronaves.

Em 22 de dezembro de 2004, a empresa operou seu primeiro destino internacional, Buenos Aires, com dois vôos diretos e diários desde Guarulhos. Depois veio rápida expansão internacional: ainda em 2005, Santa Cruz de La Sierra e Asunción; em 2006, Córdoba, Rosário e Montevideo. 
Em 28/03/2007, foi anunciada a compra da Varig, em uma transação avalidada em aproximadamente 400 milhões de dólares. Nos meses seguintes, a aquisição provou-se mais difícil do que o esperado. Uma frota de jatso 767-300ER foi incorporada para voos intercontinentais, mas as duas operações não mostraram grande sinnerga. Após vultosos investimentos, milhares de contratações e uma rápida expansão internacional, a companhia voltou atrás. Devolveu os 767, cancelou todos os serviços intercontinentais e demitiu centenas de colaboradores. Fontes dão conta de uma perda global superior a 1 bilhão de reais, resultante desta aquisição.
Observando perdas cada vez mais significativas, a Gol trabalhou com firmeza e decidiu incorporar a Varig completamente. Desta maneira, a empresa Pioneira de nossa aviação desapareceu como companhia ao final de outubro de 2008, sendo oficialmente fundida à empresa compradora. Na prática, a Varig hoje é apenas uma marca que a Gol emprega em voos internacionais para Bogotá, Caracas e Santiago. A marca da Estrela Brasileira deve desaparecer completamente a médio prazo. Depois deste pesado (e frustrante) investimento, a Gol pode dizer que o grande benefício foi a aquisção dos preciosos slots da Pioneira em aeroportos centrais, adquiridos juntamente com a Varig, bem como as instalações da antiga Varig em Congonhas, hoje transformadas em sede oficial da Gol.
 Em 15/01/09, a companhia completou seu oitavo aniversário, tendo transportado mais de 100 milhões de passageiros. Neste período, a companhia conquistou mais de 40% de participação de mercado, servindo 59 destinos com 104 aviões, possui cerca de 16 mil profissionais e cinco marcas - GOL, VARIG, SMILES, Voe Fácil e Gollog.

Em 2008, a Companhia concluiu o processo de incorporação da VARIG. Adicionalmente, a Companhia também concluiu o processo de unificação de seus sistemas neste último dia 13 de janeiro com a atualização do New Skies.

Ao longo dos oito anos foram qualificados cerca de 1,6 mil comandantes e co-pilotos, contabilizando 37,5 mil horas em simuladores de voo e cerca de 240 mil horas de treinamento em rota. Além disso, foram mais de 20 mil horas de aulas ministradas para 22,5 mil profissionais de manutenção. 

O uso da alta tecnologia tem marcado a história da GOL até aqui. Entre as principais conquistas, a Companhia revolucionou o transporte aéreo brasileiro ao concentrar suas vendas na internet, eliminando a emissão do tradicional bilhete. A GOL também introduziu o conceito de check-in inteligente pela internet, com a impressão do cartão de embarque pelo cliente. No ano passado, a GOL tornou-se a primeira empresa brasileira a viabilizar o processo de check-in inteiramente pelo celular.  

Em 2008, o SMILES foi estendido aos clientes da GOL, que agora podem acumular milhas na compra de passagens e na contratação de serviços e aquisição de produtos de cerca de 115 empresas parceiras no Brasil e no exterior.

Todas essas novidades somadas à já consolidada unidade de negócio de transportes de cargas da Companhia, a Gollog, e as já conhecidas facilidades como o programa Voe Fácil, que permite o parcelamento de passagens em até 36 vezes, colocam a GOL entre as empresas mais admiradas e respeitadas do país.
 

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