segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aeroportos Brasil - Aeroporto Internacional de Maceió


O Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares oferece conforto e beleza aos usuários, sendo o quarto maior do Nordeste, com um terminal de passageiros de 22 mil m², contando com 24 balcões de check-in, sete escadas rolantes, seis elevadores, cerca de 600 vagas de estacionamento e quatro pontes de embarque — equipamentos que permitem mais conforto aos passageiros, já que o acesso às aeronaves não é realizado pela pista. 

Do mirante panorâmico se tem uma visão privilegiada das pistas de pouso e decolagem. O pátio principal possui 11 posições para alocação de aeronaves, sendo 04 destas providas de pontes de embarque e o pátio secundário (aviação geral) ainda conta com mais oito posições remotas. Atualmente o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares opera 25 voos diários. Sendo sete voos da TAM, sete da Gol, sete da Noar, dois voos da Azul e dois da Trip linhas aéreas.

Além disso, sua arquitetura apresenta linguagem contemporânea e acentuada plasticidade, com sua estrutura mista moldada em concreto e aço. A cobertura do terminal de passageiros possui abertura zenital e telhas em tom de verde procurando reproduzir a cor singular do mar de Maceió, capital de Alagoas. O idealizador do projeto e sua equipe, o arquiteto Mário Aloísio Melo, pensaram nas velas das jangadas desse mesmo mar quando escolheram o formato das torres de iluminação da pista de pouso e decolagem.

O tom de modernidade não fica apenas na beleza de suas linhas. O novo terminal de passageiros foi construído com a mais moderna tecnologia. É totalmente climatizado, com sistema informatizado que regula desde a intensidade da iluminação e do ar refrigerado, até a velocidade das escadas rolantes. Sendo o primeiro aeroporto do Brasil a contar com a tecnologia de eficiência energética de Cogeração de energia, uma parceria da Infraero com a Petrobrás, que permite uma forma de energia ambientalmente limpa, com a utilização de gás natural.

O Aeroporto de Maceió conta com o Aeroshopping — espaço para 67 estabelecimentos comerciais de compras, lazer e arte, dos quais 37 estão em atividade – e um importante acervo artístico em exposição permanente, com obras de arte contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário