segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aeroportos Brasil: Aeroporto Internacional de Porto Alegre

Com 37,6 mil metros quadrados de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Porto Alegre pode receber até 28 aeronaves de grande porte, simultaneamente. O terminal tem 32 balcões de check-in, dez pontes de embarque e desembarque de passageiros, nove elevadores e dez escadas rolantes. Possui centro de controle de movimentação de aeronaves totalmente automatizado, informatizado e com climatização nos principais ambientes.

O pátio de aeronaves, em concreto protendido, pode atender aeronaves do tipo Boeing 747-400. O edifício-garagem, com oito pavimentos, possui área de 44 mil metros quadrados e capacidade para 1.440 vagas. Um outro terminal, de 15 mil metros quadrados, atende à aviação geral, executiva e comercial de terceiro nível (aeronaves convencionais e turbo hélice).

O Aeroporto de Porto Alegre foi o primeiro administrado pela Infraero a ter check-in integrado. O serviço proporciona flexibilidade no uso das facilidades e instalações do terminal, permitindo que as empresas aéreas acessem seus centros de processamento de dados em computadores de uso compartilhado, de qualquer posição de check-in nos balcões. É possível disponibilizar guichês de atendimento, conforme a demanda de cada empresa aérea.

O Aeroshopping, um centro de comércio e lazer, funciona 24 horas, com lojas, serviços e praça de alimentação. Aeroporto Internacional Salgado Filho possui terminal de carga aérea, construído em 1974, com 9,5 mil metros quadrados de área e capacidade de 1.500 toneladas de carga exportada e 900 toneladas de carga importada mensalmente.

O movimento médio diário (chegadas e partidas) do Aeroporto Internacional Salgado Filho é de 174 aeronaves de voos regulares, ligando Porto Alegre direta ou indiretamente a todas as capitais do País, às cidades do interior dos estados do Sul e São Paulo, além de linhas internacionais com vôos diretos aos países do Cone Sul.

Para ampliar sua capacidade de atendimento, no dia 1º de dezembro de 2010 a Infraero reativou o terminal 2 de passageiros. O terminal opera com capacidade para comportar 3 mil passageiros/dia, processando cerca de 30 embarques e desembarques, totalizando um fluxo anual de 1,5 milhões de passageiros. Com isso, o Aeroporto aumentará dos atuais 5 milhões/pax para 6,5 milhões/pax sua capacidade de atendimento. Atualmente além de atender à aviação geral, executiva e comercial de terceiro nível (aeronaves convencionais e turbo hélice), no terminal também atuam as empresas Azul e Webjet.

A área conta com 22 posições de check-in, quatro portas de embarque e novos processadores de raio-x. O estacionamento comporta 420 vagas. Além disso, conta com um mix comercial, com lojas, farmácias, livrarias e café. Para o deslocamento, é usado o sistema de ônibus circular entre os dois terminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário