domingo, 20 de fevereiro de 2011

Viagem: Fernando de Noronha - O Paraíso Tropical

Pode acreditar em tudo o que você ouviu e viu sobre as belezas de Fernando de Noronha. Seus amigos não exageraram nas descrições, e as fotos que saem publicadas nas revistas não são produto de uma escolha meticulosa de ângulos favoráveis. De frente para o mar, todos os ângulos de Noronha são favoráveis. 

Águas cristalinas, recortes sensuais, pedras, morros, mata – os ingredientes são todos da melhor qualidade, e foram misturados por Alguém que claramente entende desse negócio de fazer praia bonita. Embaixo d'água, você cruza com uma fauna marinha difícil de encontrar tão perto de terra firme. Apenas 700 forasteiros são permitidos na ilha a cada noite. Quando você for, aproveite o privilégio pelo máximo de noites que puder. 

Quando ir? 

De agosto a fevereiro chove muito pouco. Vindo na estação chuvosa (março a julho), programe uma estada mais longa, e você pegará dias de sol suficientes. 

Mais do que o clima, o que influi mais numa visita à ilha são as condições do mar. Entre abril e meados de outubro o Mar de Dentro (voltado para o continente) torna-se uma piscina; é quando o Sancho ainda mais bonito e o mergulho é nota mil. A melhor combinação de sol e condições do mar se dá em agosto e setembro. 

De outubro a março entra o swell – as ondulações que tornam a Cacimba do Padre uma meca para surfistas. O verão também é a temporada de cruzeiros; algumas (raras) vezes os navios não conseguem aportar por causa das condições do mar.

Um paraíso tropical como o arquipélogo de Fernando de Noronha, deveria ser visitado por cada pessoa pelo menos uma vez na vida. Aqui você pode estar em total contado com a natureza. Observar o mar, as plantas, os animais e tudo que há de mais belo no mundo é um detalhe, na ilha nordestina.

O que fazer?

Procure passar seu primeiro dia perfeito de sol na Praia do Sancho, que é unanimemente considerada a mais bonita do Brasil. Antes de descer pela escadinha que atravessa a pedra, caminhe até o mirante da Baía dos Porcos. 

A ilha é o paraíso para o mergulho com cilindro – mas mesmo com snorkel você aproveita bastante. O aquário natural da Praia do Atalaia é aberto a visitas na maré baixa – e para quem chega a pé, com guia. É possível também mergulhar com tartarugas na Praia do Sueste (procure o guia credenciado).  O melhor fim de tarde é na Praia da Conceição. À noite, depois da palestra na sede Projeto Tamar, a noite continua no centrinho da Vila dos Remédios. 

Onde Ficar?

Até os anos 80 Fernando de Noronha era uma base militar. A maioria das pousadas domiciliares funciona em casas de madeira de antigas vilas militares. 

Há três núcleos principais. A Vila dos Remédios é o centro histórico da ilha e se estende até o mar. Além de concentrar a vida noturna, tem uma praia, a do Cachorro, e está a dez minutos de caminhada da Conceição. A Vila Floresta Nova fica à altura da Vila dos Remédios, mas do outro lado da estrada. A Vila do Trinta se situa mais adiante, na direção do porto, e é menos conveniente para curtir a noite no centrinho. 

Há quase uma dezena de pousadas de luxo espalhadas pela ilha – das cercanias da Vila dos Remédios até a ponta do Sueste. 

Como chegar? 

A GOL e TAM Linhas Aéreas voa diariamente a Fernando de Noronha, via Recife, com conexões convenientes para todas as cidades atendidas, mas a principal companhia aérea da ilha é a TRIP Linhas Aéreas que atualmente possui voos diários para Fernando de Noronha sem conexões de Aracajú, Belo Horizonte, Maceió, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Em voos da TAM/TRIP ainda  é possível fazer rápidas conexões com saídas de Brasília, Fortaleza, João Pessoa e São Paulo.


                            Ricardo Freire                                                      W.S.F
                             Colaborador                                       Presidente Aeroportos Brasil 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário