A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi fundada por David Neeleman, capitaneando um grupo de investidores norte-americanos e brasileiros. A proposta da nova companhia é oferecer um serviço diferenciado ligando cidades não unidas pelas atuais linhas aéreas.
Em 27 de março de 2008, David Neeleman anunciou que o Brasil ganharia uma nova empresa aérea. Nessa ocasião, o empresário apresentou em São Paulo os planos para constituir não apenas uma empresa nova, como uma nova empresa. Nova na maneira de encarar o transporte aéreo. Nova ao encomendar aeronaves mais confortáveis, avançadas, desenhadas e fabricadas - com muito orgulho - no Brasil: os moderníssimos E-Jets da Embraer. E a novidade chegou logo neste primeiro momento ao convidar o brasileiro a participar da escolha do nome da companhia.
Em 28 de maio de 2008, já com nome Azul Linhas Aéreas Brasileiras definido, foi apresentada sua identidade corporativa. O mapa do Brasil, estampado na cauda das aeronaves, simboliza o desejo de servir, de aproximar e apresentar aos brasileiros, sem escalas, uma nova fase na história do transporte aéreo do país.
Em 17 de setembro de 2008, data do batismo da primeira aeronave da empresa - o Embraer 190, chamado "O Rio de Janeiro continua azul" - David Neeleman anunciou que, com o início das operações antecipado para dezembro de 2008, ganhou ainda mais apoio dos investidores. Agora, a Azul tem 200 milhões de dólares para começar a operar no Brasil. Desta forma tornou-se a companhia mais capitalizada (em sua fundação) da história da aviação mundial. Foram encomendadas 40 aeronaves e outras 36 em opção de compra, todas da Embraer. O valor total do negócio pode chegar a US$ 3 bilhões, caso todas as opções se confirmem.
Em 27 de março de 2008, David Neeleman anunciou que o Brasil ganharia uma nova empresa aérea. Nessa ocasião, o empresário apresentou em São Paulo os planos para constituir não apenas uma empresa nova, como uma nova empresa. Nova na maneira de encarar o transporte aéreo. Nova ao encomendar aeronaves mais confortáveis, avançadas, desenhadas e fabricadas - com muito orgulho - no Brasil: os moderníssimos E-Jets da Embraer. E a novidade chegou logo neste primeiro momento ao convidar o brasileiro a participar da escolha do nome da companhia.
Em 28 de maio de 2008, já com nome Azul Linhas Aéreas Brasileiras definido, foi apresentada sua identidade corporativa. O mapa do Brasil, estampado na cauda das aeronaves, simboliza o desejo de servir, de aproximar e apresentar aos brasileiros, sem escalas, uma nova fase na história do transporte aéreo do país.
Em 17 de setembro de 2008, data do batismo da primeira aeronave da empresa - o Embraer 190, chamado "O Rio de Janeiro continua azul" - David Neeleman anunciou que, com o início das operações antecipado para dezembro de 2008, ganhou ainda mais apoio dos investidores. Agora, a Azul tem 200 milhões de dólares para começar a operar no Brasil. Desta forma tornou-se a companhia mais capitalizada (em sua fundação) da história da aviação mundial. Foram encomendadas 40 aeronaves e outras 36 em opção de compra, todas da Embraer. O valor total do negócio pode chegar a US$ 3 bilhões, caso todas as opções se confirmem.
Os vôos inaugurais ocorreram em 15/12/2008 ligando Campinas a Salvador e Campinas a Porto Alegre. Em 14 de janeiro de 2009, entraram na malha as cidades de Vitória (ES) e Curitiba.
A companhia encomendou 40 aeronaves Embraer 195 e 190 e fez opção de compras para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190. A expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.
A companhia transportou seu milionésimo passageiro em 13/08/2009, batendo um recorde: a que mais rapidamente transportou 1 milhão de passageiros desde o primeiro voo. O feito foi obtido menos de 8 meses depois do serviço inaugural. O mesmo aconteceu com o pax nº 2 milhões (dez/09) e 3 milhões (março 2010), seguido depois pelo passageiro 4 milhões, apenas quatro meses depois, em julho de 2010.
Em janeiro de 2009, a companhia lançou o Tudo Azul, seu Programa de Vantagens. Em julho de 2010 a empresa lançou o Azul Crédito, para o pagamento de passagens através de parcelamento no cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta corrente e cheque; No dia 26/08/2009, lançou a Azul Cargo, inicialmente com rotas para o nordeste.
As aeronaves Embraer 190/195 da Azul são equipadas com bancos de couro ecológico em fileiras com 4 assentos, dispostos dois a dos, sem as incômodas poltronas do meio. Contarão com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD - Head Up Display - que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, permitindo que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.
A companhia transportou seu milionésimo passageiro em 13/08/2009, batendo um recorde: a que mais rapidamente transportou 1 milhão de passageiros desde o primeiro voo. O feito foi obtido menos de 8 meses depois do serviço inaugural. O mesmo aconteceu com o pax nº 2 milhões (dez/09) e 3 milhões (março 2010), seguido depois pelo passageiro 4 milhões, apenas quatro meses depois, em julho de 2010.
Em janeiro de 2009, a companhia lançou o Tudo Azul, seu Programa de Vantagens. Em julho de 2010 a empresa lançou o Azul Crédito, para o pagamento de passagens através de parcelamento no cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta corrente e cheque; No dia 26/08/2009, lançou a Azul Cargo, inicialmente com rotas para o nordeste.
As aeronaves Embraer 190/195 da Azul são equipadas com bancos de couro ecológico em fileiras com 4 assentos, dispostos dois a dos, sem as incômodas poltronas do meio. Contarão com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD - Head Up Display - que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, permitindo que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.
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