Dos 13 aeroportos que atenderão as cidades-sede da Copa do Mundo de futebol em 2014, Viracopos, em Campinas (SP), e Galeão (RJ) são os dois únicos que estão em dia com o cronograma. Os demais — Confins, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Guarulhos, Natal, Recife e Salvador — estão com obras atrasasadas.
No Aeroporto de Viracopos, a licença ambiental foi liberada no fim de janeiro e Infraero abriu a licitação para a elaboração dos projetos. Será uma concorrência internacional, e envolve o projeto do novo terminal de passageiros, garagem, sistema viário de acessos, pátio de estacionamento de aeronaves e hotel com centro de convenções. A abertura das propostas será no dia 15 de março, e os investimentos somam R$ 44,6 milhões.
A licitação para as obras só deve ser feita em 2013, mesmo ano para o qual a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) projeta a conclusão da primeira etapa de ampliação do aeroporto. A construção do terminal será feita em duas fases. A estimativa de custo para a primeira etapa é de R$ 823 milhões e permitirá que o aeroporto receba nove milhões de passageiros por ano. Essa fase deve ser finalizada em novembro de 2013.
Quanto aos outros aeroportos, a Infraero busca alternativas para remediar o tempo perdido. A estatal já investiu em parceria com os Estados e estuda a possibilidade de concessão de alguns aeroportos ao setor privado. O órgão mantém os prazos de entrega das obras e afirma que ainda é possível ter todos os aeroportos prontos até 2013, apesar dos atrasos em relação ao prazo planejado anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário