segunda-feira, 21 de março de 2011

Aeroporto Pequim é o segundo mais movimentado no mundo

O aeroporto internacional de Pequim, na China, ultrapassou o aeroporto de Heathrow, em Londres e o de Chicago, nos EUA e passa a ser o 2º em movimento de passageiros (internacionais e domésticos) em 2010, com 73 milhões e embarques e desembarques. Atlanta, nos Estados Unidos, lidera com 89 milhões de passageiros, segundo o relatório preliminar de balanço anual divulgado pela Airports Council International.

No TOP 15 de tráfego de passageiros (internacionais e domésticos), os EUA dominam com seis aeroportos (Atlanta, Chicago, Los Angeles, Dallas, Denver e JFK de Nova Iorque). A Europa conta com Heathrow (Londres), em 4º lugar, Charles-de-Gaulle (em Paris) em 7º, Frankfurt em 9º, Madrid em 12º e Amesterdã em 15º. A Ásia conta com três aeroportos (Pequim, Tóquio e Hong Kong) e o Oriente Médio com o aeroporto do Dubai.

Os cinco aeroportos que mais apresentaram crescimento de seu tráfego no ano passado estão localizados na Ásia e  no Oriente Médio: Xangai liderou, com um crescimento de 27%, seguido de Jacarta, a capital da  Indonésia, com um aumento de 18%,, além de Dubai, Beijing e Singapura. O número de passageiros - em voos domésticos e internacionais - atingiu, no ano passado, 4,6 bilhões, ou seja o equivalente a 67% da população mundial, o que significa um aumento de 6,3% em relação ao ano de 2009.

Quanto ao movimento em voos internacionais, este relatório preliminar, baseado em 906 aeroportos, revelou um crescimento de 7,5% no tráfego de passageiros internacionais e de 20,5% na carga internacional em 2010. O número de passageiros internacionais atingiu, no ano passado, cerca de 2 bilhões, ou seja o equivalente a 29% da população mundial. Mais de metade destes passageiros internacionais passam por aeroportos europeus. O relatório definitivo será publicado em julho, com base nos movimentos de 1300 aeroportos em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário