segunda-feira, 28 de março de 2011

Aeroportos Brasil: Aeroporto Internacional de Belém


Desde 2001, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro se transformou em um exemplo do padrão que a Infraero implementa em seus aeroportos. Imponente em meio à vastidão da Amazônia, o desenho do edifício utiliza planos curvos na cobertura para permitir que a luz percorra toda a extensão do grande salão do terminal. O arquiteto Sérgio Parada, responsável pelo projeto, abusou da criatividade e adotou totens de múltiplo uso com projetores de luz, sistema de som, ar-condicionado e telefones públicos.

O terminal de passageiros é totalmente climatizado e conta com uma arquitetura futurista. Os portadores de necessidades especiais têm atendimento individualizado com equipamentos próprios. Seu interior é ornamentado com plantas da região amazônica que se encontram cercadas por uma fonte capaz de imitar o barulho das chuvas que caem todos os dias na região.

Tradicionalmente denominado de Aeroporto de Val-de-Cans, é responsável pelo incremento do turismo na região, escoamento da produção e captação de novos investimentos. Toda sua estrutura física contribui para isso: projetado para aproveitar a iluminação natural da calorosa cidade de Belém do Pará, possui um espelho d´água dentro do Terminal de Passageiros, e é ornamentado com plantas típicas da região amazônica.

Cumpre importante papel na integração nacional, aproximando pessoas em lugares onde outro tipo de transporte não alcança, bem no interior do estado. Além disso, contribui para a divulgação da cultura local, disponibilizando um espaço gratuito para artistas regionais apresentarem seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário