sábado, 26 de março de 2011

INFRAERO interdita terminal Aeroporto São Luís

A desativação do Aeroporto Internacional de São Luís atinge mais de 20 comércios –  e isso se deve a problemas estruturais no teto do saguão, agravados nas últimas duas semanas por causa da água acumulada deixada no teto pelas chuvas intensas na capital maranhense. Os problemas estruturais trazem sérios riscos para os usuários do aeroporto.

Há exatamente uma semana, parte do acesso principal à área de embarque já havia sido interditada e serviços de emergência começaram a ser realizados por homens do Batalhão de Engenharia do Exército. A determinação para interditar totalmente a área de embarque e desembarque do aeroporto partiu diretamente da direção da Infraero em Brasília.

Os passageiros continuarão usando a entrada do antigo terminal de passageiros, ao lado do atual. Uma das sugestões da Infraero na reunião de ontem foi instalar comerciantes e lojistas sob tendas climatizadas, em local seguro do aeroporto, ainda a ser definido. No início da noite de ontem (24), a Infraero emitiu a seguinte nota:

“A Infraero interdita a partir das 20h desta quinta-feira (24/3) o atual Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA). Embarques e desembarques serão realizados em caráter temporário pelo antigo Terminal (atual sede da Administração do aeroporto).

A medida visa a troca da cobertura do Terminal tendo em vista a alteração na estrutura detectada por consultores contratados pela Infraero. Os trabalhos terão início com a retirada das telhas e a previsão de conclusão é de 150 dias. Terminal Antigo – Algumas ações já estão sendo tomadas pela Infraero para minimizar os impactos para os passageiros e usuários:

Começam a circular nesta noite mais três ônibus para fazer o transporte de passageiros entre o Terminal antigo e as aeronaves; as doze posições de check in foram transferidas para o antigo Terminal bem como os pórticos de raio-X.

Além disso a Infraero já contratou empresa para montagem de um sistema estruturado – como os utilizados em eventos como exposições etc - com climatização, assentos, sanitários e esteiras de restituição de bagagem para embarque e desembarque, com prazo de conclusão em até dez dias. Este módulo de 900 m² - maior que a atual sala de desembarque, de 600 m², irá proporcionar a operação de embarque e desembarque até a conclusão das obras da cobertura.

Até a instalação destes módulos estruturados, tendas já estão sendo instaladas na área externa do Terminal antigo; a fim de permitir a melhoria do fluxo de veículos, a Infraero decidiu liberar o acesso ao estacionamento, sem custo para o passageiro

Vale destacar que, neste primeiro momento, não haverá cancelamento de voos em decorrência da interdição. A Infraero decidiu pela troca imediata da cobertura a fim de garantir a segurança de passageiros e usuários, além de aproveitar a época de baixa temporada para a realização da obra. A empresa lamenta o inconveniente, espera minimizar os impactos desta ação o mais rápido possível e pede a compreensão de todos a fim de manter a operação do aeroporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário